julho 28, 2010Sem categoria

Erros na Hora de Escrever

10 Comentários

Eu li um artigo sobre os erros que a maioria das pessoas comentem na hora de escrever suas fanfics e me apaixonei por ele. Sendo assim, não pude deixar de postar. O texto em questão foi escrito pela @Lady Lala que é colunista toda a terça – feira no Fanfics All The Time. Ela escreve de um jeito irreverente, simples, divertido e engraçado. O melhor de tudo, que a análise que ela faz tem um fundamento muito inteligente. Fica a dica para ler não somente esse artigo dela, mais todos! Pra quem é escritora de fanfics, pode ajudar muiiiiito! Ela acabou de postar um sobre fanfics restritas que está DIVO! Vale a pena conferir! Leiam e divirtam – se. 😉

***


Mundo de 1 cidadeonde A ÚNICA cidade do mundo é Londres. (EVITE)


Por que você não faz em Essex? Liverpool? Bristol? Harrow? Manchester? New Glasgow? E por que tem que ser na Inglaterra? Mcfly ja foi na Disney, Atlanta, Nova Iorque, São Paulo. E não fique muito presa a locação. Nem toda história precisa ser numa cidade que existe. Exemplos:


Smallvile e Metrópolis em Smallvile


Mystic Falls em The Vampire Diaries


Starhollows em Gilmore Girls


Gothan City em Batman


E ninguém disse que a locação precisa ser mencionada. E sim, pra quem não sabia: nenhuma dessas cidades existem.

Mr. CleanTomo 923847328473 banhos por dia. (EVITE)

Vejo por ai que os Londrinos nessas fics AMAM tomar banho. Posso falar? Banho e limpeza é coisa de brasileiro a sul-asiatico. Curiosidade: 24% dos Londrinos trocam a roupa de cama 1 vez ao ano. 63% só tomam banho 1 vez por dia, os outro 37% tomam de 4 a 7 banhos por semana. 84% Não usam fio dental regularmente. Não estou falando que eles são imundos. Eu digo que europeus (em geral) não são sou loucos por limpeza, tanto doméstica quanto corporal. E globalmente, quase nenhum homem é.

Incoerência GeograficaVAMOS IR LA NA MINHA PISCINA? (NEM OUSE)

Fail também quando casas em Londres tem um quintal ENORME. GALERE! SABIA QUE LA É FRIO? SABIA QUE É SUPER POVOADO, CASA E TERRENO SÃO CAROS, E É TUDO ESPREMIDO? Vai no Google Earth e me conta quantas piscinas você acha num bairro parisiense, nova yorkino ou londrino. Vai la e me conta.

Incoerência Geografica IIClima: Não da nem pra dar um exemplo concreto. (EVITE)

Clima temperado, e/ou especialmente neve: se nunca viu NÃO DEESCREVA. Claro que é dificil um leitor reclamar de uma descrição de frio de -10 e/ou neve (mas a Lala aqui é chata, e como eu moro no Canadá há ANOS, então eu sei). E não posso culpas voces, porque brasileiro em geral nunca viu neve, e também não sabe o que é frio (não, 12 graus na minha terra, não é frio). Se esta “alguns graus negativos” é metereologicamente IMPOSSÍVEL chover. Quando aqui no chão esta 3 graus, la onde as nuves se localizam, há 4 ou mais kilometros de altura (onde a cada 305 graus que sobe a altitude, se cai 1 grau) esta muito mais frio. Neve, chuva congelada, e gelo são coisas diferentes. Neve no chão pode ser fofa, dura, molhada, escorregadia, ela fica cinza com a sujeira dos carros da rua e fica nojenta. Ela fica cheia de pegadas com o tempo, tanto de pessoas como animais. Com a luz do sol, a paisagem ofusca. Ela derrete e vira uma lamaceira e a grama queima toda. Se neva com vento, a neve fica dura. Enfim, se nunca viu, não escreva ou pelo menos, pesquise.

Por isso, minha dica é descrever o verão, primavera ou outono. Nunca vi uma fic que se passase no outono, onde as folhas avermelham. Ou na primavera onde ainda é frio e chuvoso, mas florido. E o clima na Europa da chiliques: chove, faz sol de rachar, faz frio e venta. Tudo em menos de 24 horas.

Incoerência HistóricaNem se preocupe com a bagunça, minha empregada limpa. ( NÃO FAÇA)

País de primeiro mundo onde a maioria da população é classe média, todas as pessoas são bem pagas. Por isso NÃO TEM EMPREGADA, MOTORISTA, E COZINHEIRA, a não ser que você seja MILHONARIA baby! Pintores, encanadores, mecânicos, jardineiros e outros serviços também são caros.

Leitor IdiotaRobert POV ON. Robert POV OFF. Edward POV ON. Jake POV OFF. Bella POV ON. Alice POV OFF. Jasper POV ON. Emmet POV OFF. (NÃO FAÇA)

SABEMOS QUE QUANDO O SEGUNDO COMEÇA É PORQUE O PRIMEIRO ACABOU TA GALERA? NÃO PRECISA FALAR TODA SANTA VEZ ONDE ACABA.
Na verdade, seria melhor nem se tivesse o POV on. Pelo estilo da narrativa, uma boa escrita ja da a entender quem é quem.

Alo Redundância(NÃO FAÇA)

– Nossa! – ele diz.
– O que? – ela pergunta.
– Eu juro que eu vi um rato. – ele diz.
– Oh céus! Onde? – ela responde e pergunta.

Risque 95% de TODOS os pergunte; fale; responde; diz; etc. SABEMOS QUE QUANDO UM FALA O OUTRO RESPONDE.

É irritante, repetitivo, e idiota. #prontofalei Vou te mostrar como seria uma narração melhor:

– Nossa! – ele pula da cadeira.
– O que? – ela pergunta assustada.
– Eu juro que vi um rato! – os olhos do garoto estavam arregalados.
– Oh céus! Onde? – ela se desespera.

Não te deu até um alívio?

Sozinha no mundoMinha mãe morreu no parto. Meu pai morreu de acidente de carro. Minha tia caiu da escada. Minha avó ficou louca. Meu irmão fugiu de casa. (EVITE)

Desculpa, mas acho que o problema não é sua familia, é você hein?
Sério, eu morro um pouco cada vez que leio uma fic assim. Acho que o pior que eu ja li, foi Minha mãe morreu no parto. Curiosidade: chances da mãe morrer no parto são 13 a cada 100 mil. Isso aqui não é meninas malvadas, e você não vai ficar gravida e morrer se fizer sexo, OK?
Sim, deve ser MUITO maneiro -N viver sozinha aos 15 anos e fazer o que você quiser, ou seu guardião não são seus pai e você não tem que necessariamente obedecer ele(a). Mas pense numa desculpa melhor ta?

*com adaptações

***

Espero que tenham ajudado. Fiquei muito feliz ao ler o texto por que eu vi que não comento nenhum dos erros. Eu acho. HDUSHDUHSUDHUSH Espero que ajudem e nao deixem de ler os outros artigos da Lala, clicando aqui.

posts relacionados

Deixe seu comentário

10 Comentários

  • Gabi G.
    03 agosto, 2010

    OMG, anjinha.. Eu li o artigo e achei super legal! Tem alguns erros que eu tipo… NUNCA faria, mas em outros eu fiquei em dúvida se peco. Será? Será? Há..

    Parabéns pelo blog! Eu sempre entro aqui para rir um pouco com seus posts.

    Te amo, anjinha..♥

  • Mariane
    30 julho, 2010

    Um sutiã meio furado,
    Um primo meio tarado,
    Ou um amigo meio viado?

    Que mulher nunca tomou
    Um fora de querer sumir,
    Um porre de cair
    Ou um lexotan para dormir?

    Que mulher nunca sonhou
    Com a sogra morta, estendida,
    Em ser muito feliz na vida
    Ou com uma lipo na barriga?

    Que mulher nunca pensou
    Em dar fim numa panela,
    Jogar os filhos pela janela
    Ou que a culpa era toda dela?

    Que mulher nunca penou
    Para que ter a perna depilada,
    Para que aturar uma empregada
    Ou para que trabalhar menstruada?

    Que mulher nunca comeu
    Uma caixa de Bis, por ansiedade,
    Uma alface, no almoço, por vaidade
    Ou, um canalha por saudade?

    Que mulher nunca apertou
    O pé no sapato para caber,
    A barriga para emagrecer
    Ou um ursinho para não enlouquecer?

    Que mulher nunca jurou
    Que não estava ao telefone,
    Que não pensa em silicone
    Que “dele” não lembra nem o nome?

  • Anonymous
    30 julho, 2010

    huahauaha, as dicas são ate legais sabe, mais quanto ao pergunta e responde na minha opinião dá um ar de suspense … kkkkk, pode ser bem usado nessas situações.

  • Márcia
    30 julho, 2010

    òtima dica
    Valeu!

  • Marina
    29 julho, 2010

    nossa! super dicas! Pois é, tem gente que não consegue perceber a situação geográfica/política/social e fica chutando, e pior confundindo os leitores.
    Adorei, Rapha!
    Beijos

  • Ane
    28 julho, 2010

    Catei as dicas e vou usa – las. O mais legal, é que nao precisa usar essas dicas apenas para as fics. As vezes escrevendo um texto normal mesmo, comentemos alguns desses erros.

  • Nascida na época errada
    28 julho, 2010

    Não curto MCFly, mas a coluna dela é bastante legal.
    Ja cometi milhões de erros e clichÊs quando comecei a escrever, ams como vai fazer 10 anos que escrevo, to bem melhor rsrs!
    TE ADORO RAPHINHA!

  • Bárbara
    28 julho, 2010

    AADDOOOOOREI O SITE DAS MENINAS!!!

    Eu AMO McFly!!! Fiquei muito feliz e obrigada pela dica! 😉

  • Gabriela
    28 julho, 2010

    Olá! Adorei o blog e o post de hoje! Eu vi que cometo alguns dos erros e já estou correndo para arrumar.
    Obrigada! *—*

  • Mariane
    28 julho, 2010

    Hey girl! 😉
    Eu adorei a dica!!
    Eu não escrevo fanfics, apenas leio – as e foi muito legal ler um texto tão bem escrito como esse. Vu dar uma passada lá no site que você indiciou. parabens para a autora do texto.

  • Vídeos no canal

    @araphadoequalize
    © 2020 Equalize da Leitura • equalizedaleitura.com.brDesenvolvido com por