Editora Escrita Fina, Resenhas

gsTítulo: Pra onde Vão os Dias que Passam Título original: Autor: Anna Claúdia Ramos Ano: 2010 Editora: Escrita Fina Número de páginas: 78

A Editora Escrita Fina me presenteou com um exemplar do livro que conta a história de Mariana, uma adolescente que está na fase de conhecimento, que tem os seus medos, receios, dúvidas, anseios e ainda com tenra idade, sempre perguntava a mãe: – Para onde vão os dias que passam? E a mãe respondia: – Para a eternidade.
Quando criança, pela primeira vez tem a experiência da perda, quando seu cavalo preferido morre.  Ela entende que o amor muitas vezes está ligado com a perda.
 […] Então sentiu. Pela primeira vez sentiu. Tudo vazio. Silêncio. O silêncio igual á dor. Agora entendia a vó: o amor ama as coisas difíceis. Ela ama Farofa. Saudade. Saudade do seu cavalo voador. Pai e mãe compreendiam, mas não sentiam.
Quando chega a adolescência, Mariana sente que tem medo de muitas coisa e que esse medo fez com que ela perdesse alguns momentos da sua vida. Querendo ficar sozinha para poder entender a própria natureza, e respostas para as suas perguntas,  ela abandona casa, família, amigos, namorado e parte para a descoberta das respostas e de si mesma. Observando as pessoas ao seu redor, ela via como era diferente em muitos aspectos das outras pessoas. Quando se muda para uma cidade do interior, ela sente uma imensa vontade de andar pela floresta que tem ali perto, conhece uma senhora que não responde sua perguntas, apenas fala em enigmas, deixando – a intrigada e um pouco furiosa. Essa senhora misteriosa acaba ajudando Mariana a encontrar seu próprio caminho, sua personalidade. O livro é cheio de encantos, de perguntas que você deseja que sejam respondidas logo. É uma leitura fácil, simples e rápida. Mariana conseguiu encontrar a resposta para as suas dúvidas, voltando ao passado, vendo o que tinha feito de errado e o que deveria continuar a fazer para seguir feliz.
O livro de Anna Claudia mistura os sonhos infantis e inocentes de uma criança com reflexões de uma pessoa adulta em busca do próprio conhecimento, sem perder a direção, tocando em assunto profundos como o amor, o conhecimento, Deus e a perda. As ilustrações são bem simbólicos e caem como luva no títulos dos capítulos e se funde com a própria história. Eu ficava olhando durante algum tempo e tentando imaginar o que eu encontraria nas próximas páginas e no que Mariana poderia me ajudar a compreender também. E a pergunta que não quer calar: pra onde vão os dias que passam? Só conhecendo a história da Mariana para realmente descobrir.
Eu fiquei surpresa com o quanto eu me identifiquei com a história da Mariana. Eu me senti tão próxima a personagem por que eu também já deixei de fazer várias coisas por imaginar o que as pessoas iriam pensar de mim.  E depois que eu terminei de ler o livro, fui fazer uma avaliação de como era a minha vida, do que eu precisava fazer para mudar e não ter mais medo, ser decidida. Mariana com certeza me ajudou a entender alguns pontos, que não são complexos, mas que passa despercebidos pela maioria de nós.
Outra coisa: temos ótimos autores brasileiros que não ficam atrás para nenhum autor gringo. Vamos valorizar nossos escritores atuais e os futuros, por que temos tanto talento quanto qualquer outro. A Anna Claudia é a prova viva disso.
Conhecendo um pouco da autora…
… pra mim, escrever foi a maneira que encontrei de nunca parar de brincar, de sonhar e de imaginar. Escrever é uma forma de transformar a vida. Sempre lembro da criança e da adolescente que fui que é pra entrar em sintonia e falar do meu imaginário para o imaginário das crianças e dos jovens.
Para conhecer um pouco mais do trabalho da Anna, vocês podem acessar o site dela.
Anna Claudia Ramos Oficial

8 Comentários

  1. Anonymous disse:

    Eu gostei do que você escreveu sobre o livro vou l^-lo também.

    Samara.

  2. Oi, Rapha!

    Esse livro parece muito legal, gostei da sua resenha.
    Adorei a capa, é linda!

    Beijo grande e ótima semana pra vc!

  3. Camilla disse:

    Oiiee

    ahhh adoro A última Música – a leitura atual –

    seguindo aq, se quiser me segue tbm..

    bjoo

    http://camillagama.blogspot.com/

  4. Raphaela disse:

    Raphitcha!!
    Adooorei a resenha do livro.
    Eu nao conhecia ele, e acho que adooria ler, pq eu gosto de livro assim, e acho que tbm me identificaria com a personagem *-*

    Beeijao
    Rapha – Doce Encanto

  5. Sohpie disse:

    Muito boa a resenha.

    =]

  6. Gabi disse:

    Como cuidar bem da pele, fiz um post sobre isso. Dá uma passadinha no STRANGE WORLD !

  7. Anna Claudia Ramos disse:

    Adorei sua resenha, obrigada pela elitura e por seus comentários!! Sabe, realmente a Mariana tem feito muita gente pensar em si mesmo, acho que esse é o encantamento da leitura, mexer com nossas emoções…

  8. Adorei, gosto muito de livros que retratam a perda. e você elogiou tanto este livro, que deu vontade de ler.. apesar de que tenho um pouquinho de preguiça de obras nacionais, mais realmente devemos dar mais valor aos nossos autores!
    parabens Raphinha 🙂

Todos os comentários passam por aprovação, antes de aparecerem aqui! Vamos ler e responder todo mundo com muito carinho!

Nome: Email: Website:
Protected by WP Anti Spam

Assista aos Vídeos
Equalize da Leitura © 2010 - 2016 ♥ Todos os direitos reservados
Tema desenvolvido por Débora M.