
E o meu amado o que diria
se eu partisse?
O que diria se estes
versos não ouvisse?
O que teria em suas mãos
senão um corpo dessangrado
cheio de carne, de suspiros,
de delírio apaixonado?
Faltaria, porém, o recheio das ideias,a loucura e a razão,que transforma um encontro sem graçaem tremenda paixão!Mas não tema o meu queridoque esse amor desapareça,por ele é amado ao mesmo tempopor um corpo e uma cabeça.
Isabel acaba entrando em um impasse profundo, quando a sua melhor amiga e o seu apaixonante primo começam a namorar e Rosana pede para que ela escreva poemas para entregar a Cristiano e Cristiano pede para que ela escreva poemas para entregar a Rosana. Como entregar para sua própria amiga a pessoa que você julga ser o seu amor para toda a vida? Como responder seus próprios poemas? Seria fácil escrever o que se sente pelo primo e responder a altura, quando o ama.
Depois de testemunhar o roubo de cianureto no laboratório e encontrar o cadáver da diretora na sala de diretoria, Isabel se aproxima mais de Fernando, que as poucos vai conseguindo conquistá-la, até desistir de viver e tomar remédios da mãe e acaba parando no hospital. Porém, o assassino da diretora não vai querer testemunhas. Nesse momento, Fernando salva Isabel e então ela descobre que em todos os momentos em que precisou, sempre era Fernando que estava ali por ela e pra ela, e não Cristiano e se entrega a esse romance.
O corpo ele pode beijar, cheirar,fazer do corpo mulher.Mas a cabeça o possui, manipula,e faz dele o que quer!Haja o que houver, do meu amoresse garoto foi o rei.Digam a ele que com corpo e cabeçaeu sempre o amarei.
Eu resolvi reler o livro apenas para poder escrever essa resenha. A Marca de Uma Lágrima é um livrinho antigo, escrito na década de 80 pelo autor Pedro Bandeira. Quando eu o li pela primeira vez, deveria ter por volta dos meus 11 ou 12 anos. E como não se apaixonar pela história da Isabel, Cristiano, Rosana e Fernando? Como não suspirar pelo enredo romântico, pela escrita fácil, pelos poemas apaixonados?
Eu simplesmente amo os livros do Pedro Bandeira, em especial esse, que fez parte da minha pré – adolescência. Apesar de ter sido escrito há algum tempo, muitas escolas ainda pedem ele pra leitura. Teve várias edições e passou por várias editoras, mas não perdeu o charme. Por ser velhinho, tem a linguagem daquele tempo, as gírias do jovens, mas nada que não dê pra entender, é até divertido! A Marca de Uma Lágrima é um romance gostoso de ler, escrito no ponto de vista de uma garota de 14 anos por um homem. Os poemas que aparecem nesse livro são tão famosos quanto o próprio autor.
O amor de Isabel é tão puro, tão ingênuo e mesmo assim ela põe na frente a amiga e o primo para que possam viver o momento enquanto ela sofre. Quantas garotas fariam isso? Quantas mulheres teriam uma atitude semelhante a essa?
Indico o livro por ser muito bem escrito, ter poemas per – fei – tos e saber que os autores brasileiros estão a altura. Ler A Marca de Uma Lágrima é se apaixonar e voltar a ter 14 anos. É querer escrever poemas como Isabel. É querer ser persistente como Fernando. É querer ser a garota bonitinha que pega o primo da amiga. 🙂 É querer reviver o seu primeiro amor.
A marca dessa lágrima testemunhaque eu o amei perdidamente.Em suas mãos depositei a minha vidae me entreguei completamente.Assinei com minhas lágrimascada verso que lhe dei,como se fossem confetesde um carnaval que eu não brinquei.Mas a cabeça apaixonada deliroufoi farsante, vigarista, mascarada,foi amante, entregando-lhe outra amada,foi covarde que amando nunca amou!
Isabel com 14 anos, entupiu a cabeça do seu autor com várias dúvidas enquanto escrevia a história.
[…] Enquanto escrevia A Marca de Uma Lágrima, uma série de dúvidas não me saía da cabeça:
– O que estou fazendo? Pode uma menina de 14 anos apaixonar – se de verdade? Pode qualquer jovem de 13, 14 ou 15 anos amar verdadeiramente alguém? Como é a cabeça de um jovem dessa idade? Como são os sentimentos desses meus leitores? Serei eu capaz de penetrar e entender o coração dessa juventude? Aí está A Marca de Uma Lágrima. Nela, procurei pensar e compor poemas como se eu próprio fosse Isabel e estivesse apaixonado aos 14 anos.
E você, já leu A Marca de Uma Lágrima?
12 Comentários
Oi. Adoro esse livro, já li mais de uma vez. É ótimo. Adorei a resenha, beijos 🙂
Adorei a resenha e me identifiquei com os comentários. Eu li na época de pré-adolescente e esse se tornou um dos meus livros preferidos. Eu até tenho ele autografado pelo próprio Pedro Bandeira (que é o meu escritor brasileiro favorito). Quando não tenho nada pra fazer, pego A marca de uma lágrima na estante e vou reler e mesmo já não sendo uma pré-adolescente, continuo me encantando com a escrita. Esse foi o primeiro livro de Pedro Bandeira que li, depois me apaixonei por todos os outros e li todos, todos, todos que ele escreveu. Pedro Bandeira é O cara!
ja li ja e adorei agora to louca pra ler o anjo da morte a prova de fogo sou apaixona por livros e filmes romanticos
Também li esse livro por volta de meus 11/12 anos e me apaixonei! *-* É simplesmente fantástico, assim como todas as obras desse excelente autor Pedro Bandeira!
Eu não gosto muito de romance, mas esse é excepcional! Faz a gente entrar na história e viver o momento com os personagens…
Sua resenha ressaltou a qualidade do livro e fez a vontade de reler aumentar! *-*
Esse post é aprova defenitiva que eu amo esse blog. Porque a maioria só faz resenha de livros que estão na moda e são best sellers, e se esquecem de boms livros, ou não conseguem apreciar autores brasileiros! É uma pena!
Já li esse livro e posso dizer que do estilo é um dos meus favoritos! É muito bonito!
Parabéns pela resenha.
Um dos meus primeiros livros de romance que li 🙂
Pedro Bandeira é um otimo autor e declarou super bem o amor, principalmente com seus versos poéticos.
Lembro que a bibliotecaria que fazia estagio na época, comia as páginas e falou tao bem dele que resolvi de curiosidade ler tambem.
acho que vou procurar comprá-lo depois só pra reler rsrs
Ain, esse livro me marcou nos meus 12/13 anos. Por indicação da bibliotecária da minha escola eu li esse livro, e me encantei inteiramente! E se tivesse outra oportunidade leria de novo, com certeza!
Parabéns pelo blog, Rapha! Tá tudo muito lindo por aqui *-*
Beijos
Marina
http://incompleteparadise.blogspot.com
Oi,gostei do livro ,desse ser bastante interessante ,principalmente a Isabel ,estou anciosa para ler.
Bjs
Hey, Rapha!
Nossa, nunca tinha ouvido falar desse livro, sabia?
Gostei da sinopse e da sua resenha. Vou procurar pra ler. 🙂
Beijo grande e ótimo feriado!
Eu tenho receio em ler livros antiguinhos, seilá, é como se não fossem minha comida preferida entende? HAHA.
Mas eu vou dar um olhada nesse!
http://carolespilotro.blogspot.com/
Carambaaaa, eu quero ler. Me identifiquei. Sou assim tambem, mesmo que o pessoal me fale: Mar teu cabelo é lindo cara para de reclamar…
Não adianta… acho meu cabelo feio, acho meu corpo feio. acho que eu podia ter mais uns quilinhos. cá pra nós eu tenho 16 anos, e o pessoal fala que eu tenho 14 pa/ poxa vida =( só porque eu sou pequena, magra, enfim, falta me coisas se vc me entende, eh tudo pekeno kkkkkkkkkkkkkkkk enfim, me idenfitiquei. QUE COMENTARIO GIGANTESCO O MEU NE?
hsuahsuasa Beijocas linda…
Mar.
http://www.LetrasdeSonhadoras.blogspot.com
Oi Rapha!
Nossa, eu li esse livro há muuuiito tempo, na 8ª série (sim, faz muito tempo que saí da escola – sou velha :P)
É muito bom!!! Eu também adoro os livros do Pedro Bandeira. Você já leu A Droga da Obediência? É bem legal também.
Agora fiquei com vontade de ler os livros dele de novo ^^
Beijos