Editora Leya, Resenhas
gsTítulo: A Menina Que Não Sabia Ler Título original: Florence and Giles Autor: John Harding Ano: 2010 Editora: Leya Número de páginas: 288

O livro em primeira pessoa fala sobre Florence de 12 anos. Ela é criada por empregados na casa onde mora com o seu meio – irmão Giles e isso acontece por que foi negligenciada pelo seu tio e tutor. Ela conta como são os seus dias monótonos vivendo na casa, descobrindo cada pedacinho e a sua relação com o irmão, e como tinha que fingir que era analfabeta quando recebia cartas do irmão quando o mesmo foi para a escola.

Proibida de aprender a ler pelo tio que julgava que mulheres não deviam estudar – isso depois de ter sido abandonado pela mulher que amava – ela começa a aprender a ler sozinha, escondendo – se na biblioteca da casa desfrutando de obras de grandes autores, em várias línguas. Pelos livros ela era capaz de várias ações… as mais surpreendentes para uma garota de 12 anos, inclusive matar a primeira professora quando esta descobriu que ela estava lendo e a proibiu. No decorrer do livro, ela cria uma obsessão pelo irmão e sempre fica repetindo que ele está em perigo.

Confesso que me interessei pelo livro por causa da capa, que é bem chamativa. E confesso também que me decepcionei com o livro, não esperem algo muito extraordinário. Quando eu busquei o livro para ler, eu não tinha noção sobre o que falava. Eu fui lendo e fui até gostando, mas o final é frustrante, decepcionante, por que o próprio autor vai se perdendo pelo caminho.

Eu fiquei surpresa com algumas atitudes da Florence, mas desde o meio do livro que eu desconfiei que ela tinha problemas psicológicos, o que acaba sem você saber se é verdade ou não, como outras perguntas que ficaram totalmente sem respostas, por exemplo, se tudo que ela narrou aconteceu realmente – a dúvida ocorre exatamente por isso, por ser apenas pelo ponto de vista dela – e se a professora contratada srta. Whitaker era ou não uma bruxa ou um ser sobrenatural. Claro que alguns pontos que estava em dúvida, ao ler você ai juntando as peças e as encaixando então tem uma noção, por exemplo, que a srta. Whitaker realmente era a mão de Giles e queria levá-lo embora, mas não por que quisesse matar o garoto.

Não é o tipo de livro que me fará relê – lo, sinceramente. Perdeu muito do brilho enquanto eu lia e fiquei com uma baita raiva da Florence, mas gostei de alguns pontos como a superação dela em aprender a ler por si própria e a forma detalhista do autor de descrever as cenas dela na biblioteca e como esconder os livros para o caso de aparecer um momento livre e poder correr para ler, fora a forma sutil que ele escreve, dando todo o charme de época. Porém, não vá com muita sede ao pote. O começo do livro é um pouco monótono e você irá ficar confuso com algumas atitudes da garota. Realmente, a capa de um livro não diz tudo sobre ele.

7 Comentários

  1. Então também comprei esse livro pela capa, inclusive já faz um bom tempo que está na minha estante, mas devido a criticas que andei lendo sobre ele, resolvi adiar a minha leitura. Enfim, adorei sua resenha e sua sinceridade ;*

    Beijos&beijos
    Book is life

  2. Sério que não é legal, Rapha?
    Pela sinopse prometia tanto… quase comprei. Sorte que li sua resenha… hihihi.
    Beijos!

  3. Tinha visto este livro com um preço bom na leitura e quase trago ele pra casa, rsrs. ainda bem que outro me chamou atenção.
    obrigada pela sinceridade de sua resenha, mais talvez quem saiba eu anime de lê-lo mais tarde. beijo

  4. Giu Fernandes disse:

    Oii!
    Eu acho a capa desse livro muito bonita, mas pela sua resenha, eu tb acho que não iria gostar muito do livro…
    Muito boa sua resenha!! 🙂
    Beijos!

  5. Ana Ferreira disse:

    Raphi!
    Quando vim aqui conferir as novidades e vi que você tinha feito uma resenha sobre esse livro, estava esperando inúmeros elogios e uma história maravilhosa pois, eu, como você, julguei o livro pela capa.
    Não esperava que a história abordasse certas coisas e que você ficasse tão descontente com ela.
    Quem sabe um dia eu não o leio e analise novamente a sua opinião? rs

    Beijos,
    Ana

  6. Oi Rapha! Uma vez eu quase comprei esse livro, mas no último momento desisti. O título chamou muito a minha atenção; pela sua resenha o livro não é o que parece.
    Já estou participando da promoção.
    Beijos!

    Rafa{Fascinada por Histórias}

  7. AnnaKawaii disse:

    Waaa, esse livro me parecia tão promissor. E até ri na epoca que lançou porque era mais um livro com “menina…” a menina que não sabia ler, a menina que roubava livros a menina dos pés de vidro.. gente quanta criatividade para titulos!!! YoY

    Mas, ainda sim eu quero lê-lo, não vou comprar mas pedir emprestado, minha amiga começou a ler agora e disse qu estava gostando.. enfim!

    Obrigado pela resenha! ^^

Todos os comentários passam por aprovação, antes de aparecerem aqui! Vamos ler e responder todo mundo com muito carinho!

Nome: Email: Website:
Protected by WP Anti Spam

Assista aos Vídeos
Equalize da Leitura © 2010 - 2016 ♥ Todos os direitos reservados
Tema desenvolvido por Débora M.