Editora Amarilys, Resenhas
gsTítulo: Baltimore e o Vampiro Título original: Baltimore, or, the steadfast in soldier and the vampire Autor: Mike Mignola e Christopher Golden Ano: 2006 Editora: Amaralys Número de páginas: 291

Primeiro de tudo eu tenho que falar: que capa é essa?! *-* Eu fiquei acariciando, olhando para as ilustrações e o morcego em destaque em vermelho na capa do livro e cada detalhe que eu pude ver. Minha mente viajou apenas com a capa.

O livro conta a história de Henry Baltimore. Na verdade, conta as histórias de Demetrius Aischros, Lemuel Rose e Thomas Childress e de como cada um deles conheceram Baltimore, em diferentes ocasiões, regiões, situações.

A narrativa começa no ponto de vista de Baltimore, onde ele conta um pouco do que vivei na guerra contra os hessianos e como viu todo o seu pelotão ser massacrado e de como conheceu o vampiro. Depois disso, temos a mudança de ponto de vistas narrativos, onde lemos as histórias aterrorizantes e excitantemente curiosa dos outros personagens. Cada um deles contam a sua. O  que passaram e o que presenciaram. Alguns, nunca acreditariam. Então por quê esses três homens estavam reunidos em um taverna desolada a pedido de Lord Baltimore para revivenciar cenas que ainda os atormentavam? Muitos diriam que são lendas. Outros apenas mitos ou boatos. Mas ninguém poderia negar que coisas estranhas aconteciam desde que a peste se lançou pelo mundo. Os mortos eram cremados. Por que caso isso não acontecesse, eles voltariam para atormentar e matar. E vampiros, fantasmas e demônios existem.

Quando as cortinas do mundo são puxadas e percebemos que o que há por trás dela nos é desconhecido, o medo é a única resposta natural.

Uma escrita simples, rica, detalhada. Os autores conseguiram mudar o ponto de vista do personagens sem se perderem no meio do caminho, dando uma conexão para todos e nos presenteando com histórias magníficas e muito bem escritas. Confesso que algumas me deixaram assustada. Uma coisa que eu gostei MUITO mesmo foram as ilustrações. Gente, elas davam um ar mais sombrio ainda para a leitura e te ajudam a entrar no clima tenebroso. Outro ponto que eu não posso deixar de comentar são as referências ao livro O Valente Soldado de Chumbo do escritor Hans Christian Andersen. O livro faz parte da infância do personagem Baltimore e me emocionou por que de uma maneira distinta, parecia com a história do personagem.

Um aviso: não é livro para crianças. Todas as cenas são muito bem descritas. E tem cenas bem descritas e detalhadas da guerra, lutas, criaturas sobrenaturais e horripilantes, ferimentos, sangue e mutilação.

Recomendadíssimo, principalmente para aqueles amantes de vampiros. Não os que se apaixonam, pensam em sua fêmeas, brilham na luz ou podem andar à luz do sol. Aqui eu estou falando dos verdadeiros vampiros: os que aterrorizam e são temidos, uma praga e malignos. Talvez um ponto fraco seja que eu esperei um pouco mais do final. Quando eu cheguei ao FIM no final da página, ainda virei procurando por mais.

9 Comentários

  1. Otima resenha Raphinha!
    Agora fiquei surpresa com o fato de ele NÃO ser recomendado para crianças
    eu imaginei um pouco pela capa e tudo mais que ele era mais puxado pra infanto-juvenil, ou uma escrita bem leve sabe?! (não que me desinteressasse a ler)
    mais assim é melhor rsrs 🙂 parece bem interessante.

    beijos,
    Ana Luiza
    Livros ao Meio Dia

  2. ADOREI seu blog. Primeiro, o layout é encantador. Uma graça! Parabéns! Outra coisa é o conteúdo: adoro ler! Nem preciso dizer que vou viciar, né? Pra completar: vc ama Rhage! E você colocou a minha citação favorita do Amante Eterno no blog! Posso dizer que amei Rhage. Mas os últimos livros me deixaram louca pelos gêmeos! *~~*
    Obrigada pelo seu comentário!

    A propósito – vamos falar do post né? – não tinha ouvido falar desse livro, mas parece super interessante. Dica anotada!
    Beijos!

  3. Izabela disse:

    Amei seu blog Raphaela, é um mimo. Ainda não li esse livro, na verdade conheci aqui no seu blog. Espero um dia ler, quem sabe. Já estou seguindo seu blog também, agora não quero perder as novidades!

    Obrigada pela visita no caderno, fico feliz que tenha gostado.

    Bjs, Iza

    Caderno de Resenhas

  4. Jessie disse:

    Que blog mais fofo *-*
    Adorei aqui!!!!!!!!
    A resenha é bem legal, nunca tinha ouvido falar desse livro.
    Assim que parar com a minha “greve de literatura vampiresca” faço muita questão de ler esse livro.

    Beijos
    Jessie
    http://lendoecomentando.blogspot.com

  5. Rafa disse:

    Oi, Rapha, mto legal a sua resenha. Embora livros de vampiros pra mim soh a série Twi e Vampire Diaries, o resto jah acho mtaaa forçada de barra e derivativos demais!!!
    Q bom q vc gostou da capa do meu livro!
    🙂
    bjossss

  6. Paula disse:

    Ahhhh o blog está simplesmente lindo! Parabéns… Boa sorte com o end. novo e vc merece tudo de bom… 😀

  7. Olive disse:

    a capa parece meio infantil , eu não teria escolhido numa livraria por achar que era bobo, mas depois da sua resenha, to morrendo pra ler *.*

  8. Vanessa disse:

    Adorei a resenha (: Ainda não tinha visto falarem sobre esse livro. Gostei.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing.

  9. Miss Carbono disse:

    Gostei da resenha e da história do livro. Leria.

    Teh mais

    (Acredita que só agora vi o endereço novo do blog?)

Todos os comentários passam por aprovação, antes de aparecerem aqui! Vamos ler e responder todo mundo com muito carinho!

Nome: Email: Website:
Protected by WP Anti Spam

Assista aos Vídeos
Equalize da Leitura © 2010 - 2016 ♥ Todos os direitos reservados
Tema desenvolvido por Débora M.