Editora Sextante, Resenhas
gsTítulo: Água para Elefantes Título original: Water For Elephants Autor: Sara Gruen Ano: 2011 Editora: Sextante Número de páginas: 291

E olha eu aqui novamente. Haha, não é que eu voltei? E adivinhem só, agora, vim falar sobre o meu ator predileto em todo mundo e artista que eu mais admiro e idolatro. Bom, não necessariamente dele, mas sim do livro que originou o seu próximo filme. Eu sei que vocês sabem de quem eu estou falando, ele mesmo – Robert Thomas Pattinson. Tudo bem, eu juro para vocês que tentarei me controlar e não me desviar da história, mas, por favor, perdoem se isso acontecer. Ser Robcecada está no meu DNA, logo, não há possibilidades de controle.

Alguém aí já tinha ouvido falar neste livro da autora Sarah Gruen? Se a resposta for não, não fiquem grilados por que eu também só ouvi falar depois que o Rob foi escalado como protagonista do filme. E como boa fã – perseguidora – que sou, procurei saber tudo a respeito. Confesso, confesso, eu apenas li o livro por que queria conhecer mais sobre a história antes do filme, por causa do Rob. Não há outra razão. E embora não seja exatamente uma história que me interessaria, não me arrependi de ler não.

O livro se passa na época da depressão e é contado pelo personagem principal Jacob Jancowsky em seus 93 anos. Ele se encontra em um asilo nessa idade, e preso em um círculo ocioso e monótono que acaba se tornando a casa de repouso, se pega recordando de sua juventude e de como aos 23 anos, tendo a vida virada de cabeça para baixo, termina em meio ao circo Os Irmãos Benzini – O Maior Espetáculo da Terra. < Jacob estudava seu último ano de veterinária na Universidade de Cornell e durante um de seus exames finais, é surpreendido com a notícia de que seus pais, e única família, morreram em um terrível acidente de carro. Isso em si, já é ruim o suficiente e um Jacob apático ainda recebe a informação adicional que seu pai apenas lhe deixara dívidas por ter se empenhado em cuidar de animais gratuitamente – sendo um veterinário da mesma forma – e que tivera de hipotecar a casa para custear a sua faculdade. É ou não uma verdadeira piada do destino com a vida de uma pessoa? Em poucas horas, tudo o que ele tinha despencara diante de seus olhos para no segundo seguinte, ele se ver completamente sem nada: sem família, sem dinheiro, sem emprego, sem casa. Na mesma noite do fatídico dia, sem ter mais opções ou alguma opção no geral, ele saiu perambulando pelas ruas escuras e sombrias – leve toque dramático grátis. Eis que, assim por obra do destino, ele se vê diante a uma linha de trem. E eis que mais ainda, não é que um trem vinha ao longe como se a solução caída do céu? Claro que pessoas em circunstâncias casuais e com o psicológico o mais perto de sadio nunca pensaria na opção: “Que vontade de pular num trem!” Mas não estávamos falando de uma pessoa assim. O que ele teria a perder afinal? Foi o instinto que lhe impulsionou; ele não estava pensando, e muito menos tinha consciência de que essa decisão mudaria sua vida para sempre. A recepção dos três primeiros homens que ele encontrou no trem foi um tanto assustadora, mas ele acabou se saindo bem. Sendo levado mais tarde a encontro dos “chefões” responsáveis pelo espetáculo, – já tendo se recuperado do susto de ter pulado em um trem de circo – ele clama por emprego. Claro que naquela época, um trabalho já não era fácil, e a única razão de ele ter o conseguido foi devido a seu quase diploma de veterinária na faculdade, que era conceituada. Eles estavam urgentemente precisando de alguém para cuidar dos animais, e estranhamente, caíra alguém de para-quedas em seu território.

Jacob vai passar por experiências únicas e inesquecíveis, descobrindo que o mundo do circo é muito mais mágico do que se poderia imaginar. A descrição de cada detalhe é incrível, e é como se a imagem passasse por sua mente com clareza. Nem tudo são flores, no entanto. August o treinador de animais, fica responsável por mostrar como funcionam as coisas ali a Jacob, e logo cria “afeição” pelo veterinário.

E enquanto isso, Jacob cria afeição pela mulher dele, Marlena. É verdade, esse homem gosta de desafiar o perigo, não é? Seu colega Walter, logo o informa que o lance com a mulher do chefe era outro: não falar com ela, não olhar para ela. O que era particularmente difícil já que a dita cuja era uma mulher atraente e que chamava atenção.

Jacob ficara encantado pelo lindo número que ela fazia com seus cavalos no show, e fatos do cotidiano fazem com que eles se aproximem cada vez mais sem perceber. Isto não passa despercebido pelos olhos atentos de August, que mais tarde acaba sendo revelado como tendo um tipo perigoso de esquizofrenia.

Ocasionalmente, a chegada da elefanta Rosie, inicialmente maltratada por August, dá uma nova cara ao espetáculo. Jacob se apega absurdamente a elefanta e algumas cenas entre ele, Rosie e Marlena são lindas de se ler, e provavelmente serão lindas de se ver. A história é cheia de altos e baixos, reviravoltas e surpresas! E no meio disso tudo, ainda há no livro trechos da atualidade – acontecimentos com o Jacob de 93 anos no asilo.< Eu sei o que devem estar pensando “Trechos sobre a vida um velho?Argh. ” Mas acreditem em mim, é realmente bom. Particularmente, adoooro estes trechos. O Jacob idoso é simplesmente hilário. E o final foi uma das minhas partes prediletas. O livro é mágico para quem tem uma imaginação fértil, por que consegue visualizar os números do circo perfeitamente. Ele tem esse pseudo romance proibido ameaçado por alguém realmente intimidador em volta as mudanças que acontecem na vida do personagem: Perdas, surpresas e a descoberta de um bonito sentimento.

Bom, minha dica está dada! Pode ser chato na opinião de alguns, e acredito realmente que eu ler o livro pensando no rostinho do Rob deve ter contribuído para o meu julgamento, maaaas… Vale a pena conferir ainda sim! Eu, ao menos, não perdi o meu precioso e escasso tempo.

Agora, sobre o filme… Em minha opinião, foi o melhor filme que o Rob já fez até hoje – dentre os que eu vi que foram: Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse, Harry Potter e o Cálice de Fogo, Harry Potter e a Ordem da Fênix, Little Ashes, The Summer House. Eu ainda tenho alguns para assistir, e levando em conta que eu não estou considerando o filme inteiro no caso de Harry Potter, apenas o papel do Rob.

Sei que algumas fãs de Twilight vão querer minha cabeça em uma bandeja. Mas eu, como boa fã da Saga também e principalmente Team Edward até o fim, tenho de admitir que… O personagem em si, não ouso comparar ao vampiro, mas o filme no geral é melhor sim do que a Saga. Ao menos até agora.

Levo em consideração para tal julgamento a história. O filme Água para Elefantes é envolto pela magia, que até só tínhamos imaginado, do circo naquela época. O treinamento com os animais fora surpreendente, assim como o trabalho dos atores com os mesmos. É cheio de romance, drama, e para minha surpresa, suspense.

Sim. Aquelas músicas de efeito dignas de filmes de terror quando o assassino está prestes a saltar sobre a mocinha marcam grandes cenas do filme. A crueldade das pessoas é algo que toca quem, assim como eu, for manteiga derretida. Mas o principal fato de eu indicar o filme é a sensação de encantamento que você tem ao assistir às cenas de espetáculo na tela do cinema. Um sentimento incomparável. Você literalmente não consegue desgrudar os olhos com medo de perder um segundo da magia.

Agora, sem muito mais spoilers… Sobre a performance dos atores principais: tendo passado um pouco do dia da estreia do filme, que foi quando vi, já pude ler algumas críticas a respeito. Não comentarei sobre elas, além do fato de que grande parte apontou para a ausência de química entre Robert e Reese. Eu não sei se eu vi os filmes com os olhos de mãe, talvez, mas em minha opinião, a relação deles foi descrita assim como no livro.

Nada de paixão ardente ou olhares 43. O amor deles surgiu do sentimento comum pelos animais e pelo senso crítico quanto aos maus tratos que eles sofriam no circo. Eles sempre foram discretos, por que não havia a menor necessidade – ou possibilidade – de eles ficarem mostrando ao mundo algo que eles não deviam sentir no momento. Para mim, este quesito foi seguido fielmente do livro e ficou muito satisfatório.

Robert fez um trabalho maravilhoso, explorando o personagem do Jacob de maneira evidente e dando um tom mais interessante ao homem, que poderia ser considerado meio apagadinho no livro. Reese deu ainda mais graça à Marlena, e as cenas de seus números no circo foram interpretadas com graciosidade e elegância. Ela ainda deu um toque mais sensual à mulher, algo que não havia no livro.

Christoph, interpretando August, foi uma ótima surpresa para mim que até então, pelo que me lembre, não tinha assistido seu trabalho. Se possível, ele conseguiu interpretar o personagem pior do que ele já é, e ainda demonstrou perfeitamente as mudanças de humor constantes causadas pela esquizofrenia em diversos momentos do longa.

Agora, para quem está curioso para saber se a Tai, a elefanta, caiu tão bem para o papel da Rosie como dizem, só digo uma coisa: Ela é ainda melhor. Se você já leu as críticas, e não gostou, se não gostou mais de nada, veja apenas por ela. Ela encanta você simplesmente por estar presente. Esperta, Tai foi treinada para brilhar. E acreditem, ela fez muito mais do que isso!

Sem mais, espero que tenham apreciado a dica. Basta agora verem com seus próprios olhos e formarem suas próprias opiniões.

21 Comentários

  1. Jessica Asato disse:

    Oi Rapha!!! Que lindo seu cantinho novo, amei!!!! Muito lindo mesmo, parabéns viu!!! Organizado, as cores são lindas, adorei!!
    *-*

    Sobre o post da Gabi, eu estou louca pra ler “Água para elefantes”, comprei o meu com a capa do filme porque achei mais bonita. Ainda não vi o filme mas me disseram que é lindo! Aliás, a história em si é linda, mesmo sendo contada por um senhor né??? Hihihihihih

    Beijos!

  2. Oi Rapha! Que LINDO seu blog, lindo lindo demais! Amei! Parabéns :DDD
    Ah eu vi hoje no cinema “Água para Elefantes” e me emocionei demais, ri, chorei, fiquei com raiva! Se fiquei dessa maneira no filme, imagina lendo o livro! Amei a resenha da Gabi!
    Estou LOUCA de vontade de ler, vou pedir para a Sextante :DDD
    A capa é LINDA demais!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog, dá uma passada lá!
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland – http://booksinwonderland.blogspot.com

  3. Maah disse:

    Quero muito ler esse livro, eu podia pegar emprestado, mas quero o livro para mim – ainda mais pela capa do filme.
    A história parece ser bem interessante e estou bastante curiosa para ler.

    Bjs
    Maah – Nerd Leitora

  4. To mais curiosa pelo livro do que pelo filme, jáque não sou tão fã assim do Rob. =) O vejo como um eterno Cedrico Diggory HAHAHAHAHA – adorei a resenha, bem detalhada.. me deixou bem curiosa mesmo sobre o livro. Talvez eu veja o filme, depois que eu ler. Kiss

  5. Não vejo a hora de ler esse livro! E quero demais ver o filme também! Já vi o trailer no youtube umas mil vezes! o/
    Tomara que eu goste!! 😀

    Beijos.
    Amanda.
    Lendo&Comentando.

  6. Olá!!
    Adorei a resenha! Já li este livro e inclusive postei essa semana a resenha dele no blog. Também concordo que o livro é mesmo imperdível e recomendo a leitura para todos.
    Gostei muito dos personagens e de conhecer a rotina num circo. A autora descreveu muito bem os personagens e foi impossível não me sensibilizar com a história de vida deles.
    Já estou seguindo seu blog, adorei o espaço literário. 🙂
    Bjos.

    Mariana Ribeiro
    Confissões Literárias.

  7. Quero muito ler o livro e depois assistir ao filme. Não conheço muitos trabalhos do Robert Pattinson, só vi ele atuando no Harry Potter e na saga que crepúsculo (que me dá sono, apesar de amar o livros). Adorei sua resenha 🙂

    Nataly Gonçalves

    Artesanatos, Livros e Outras Coisas

  8. Bruno. disse:

    estou loooouco para ler! Acho que vou forçar minha mãe a me dar este livro hihi

    beijos & abraços, Bruno.
    World Of Carol Espilotro

  9. Adorei a resenha e q a história acontece num circo.
    Concordo com vc, esse livro é imperdível.
    A história é muito comovente….

    recomendadissímo!

    Melissa
    espacoeditorial.blogspot.com

  10. αmαndα ツ disse:

    Flor, também já coloquei seu banner lá na página de parceiros. Desculpa a demora, viu?! rs’

    Beijinhos, :*

  11. Quero, mas não quero ler esse livro. O livro parece ser ótimo, mas também parece ser meio triste e eu tô cheia de livros tristes pra ler, então nada de acrescentar mais um por enquanto. Minha meta é ler os livros que tenho na minha estante e comprar só séries e livros que tenha ótimas resenhas sobre ele 😀
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

  12. Nataly disse:

    Este comentário foi removido pelo autor.

  13. Nataly disse:

    Quero ver o filme, mas não antes de ler o livro! Está na minha lista de próximas compras. 🙂
    Adorei o seu blog! 😉

    Nataly Nunes
    http://www.critiquinha.com.br

  14. Ah, eu esqueci de responder a pergunta sobre a parceria ^^ Eu aceito sim, é só colocar o meu banner aqui no blog e me passar o seu *–*
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

  15. Nana disse:

    Oun estou doida para ler/assistir!
    Também gosto do Robert haha
    Adorei a resenha me deu mais vontade ainda…
    Nem leio críticas elas sempre me deixam mal.

    Claro que aceito parceira, se for precisar do banner está na página CONTACT

    Vou linkar vc ok?
    Quando fizer o msm avisa?

    bjs e bom domingo
    Nana
    Obsession Valley ~*

  16. Oi Rapha!

    Que lindo seu blog novo, fiquei apaixonada, parabéns 😀

    Amei a resenha, estou doida para ler esse livro! Já assisti ao filme e fiquei apaixonada, eu ri, chorei (demais), e o Rob tá lindo no papel! Queri trazer a Rosie para casa 😀

    Tá rolando promoção no blog de livro e marcador de “Uma Proposta Irrecusável” http://migre.me/4wwLm 😀 Participe!

    Tem post novo no blog, dá uma passada lá!
    Na Caixinha do Correio #6
    Beijos, Nath
    @brgnat
    Books In Wonderland – http://booksinwonderland.blogspot.com

  17. teoralcoolico disse:

    Eu vi esse livro na livraria esses dias e fiquei meio curiosa para ler. E depois de tudo que você disse, assim que arranjar um tempo – e dinheiro – vou comprar!

    Beijos ;*

  18. Ana Ferreira disse:

    Rapha, gostei bastante da sua resenha!
    Sinto que a cada comentário (super positivo, a propósito) que leio desse livro, fico mais apaixonada e louca para lê-lo.
    Quer dizer, a história parece ser fantástica. Tenho a impressão de que vai me emocionar muito, e eu mal posso esperar! haha

    Beijos,
    Ana – Na Parede do Quarto

  19. Oi flor,
    Parabéns pela resenha. Nunca tinha lido uma resenha tão boa.
    Sabe, eu quero ler muito esse livro. Mas também quero ver o filme, só não sei o que faço primeiro..rs

    ps. Sobre a parceria, eu aceito. Já vou colocar o link lá no blog, ok?

    bjinhuxxx
    Eu li e divulgo – http://euliedivulgo.blogspot.com/

  20. Luana Farias disse:

    Deve ser um lvro muito bom, mas o filme tbm deve ser. Eu quero ler.

    Bjs

  21. Acredita que eu também fiquei mais do que ansiosa para ler o livro, apenas porque o Rob faria o papel de Jacob no filme?! hilário essa controvérsia *-*
    O mais engraçado é que no final das contas até hoje não consegui ver o filme ainda u.u
    Na época que estava em cartaz eu já tinha acabado de ler, mais não tinha tempo pra ir no cinema, e depois me esqueci completamente de ver! :s
    E eu li e me apaixonei completamente pela a história, é um dos meus prediletos me explica esta história fantástica? e olha que eu nem dava nada pra essa sinopse.. e esta capa edição especial do filme? fico vendo e namorando todo o tempo *-*
    Adorei a resenha gigante porque você falou coisas essenciais para atrair as pessoas ao livro, e vale a pena.
    E o melhor de tudo já veio um post de indicação do filme junto, acho que nao foi só vc que relacionou o Jacob com o Robert não, eu olhava toda hora pra capa, não tinha como ele não contribuir para gostarmos da história.

    bjs,
    Ana Lu
    @oficiodoslivros

Todos os comentários passam por aprovação, antes de aparecerem aqui! Vamos ler e responder todo mundo com muito carinho!

Nome: Email: Website:
Protected by WP Anti Spam

Assista aos Vídeos
Equalize da Leitura © 2010 - 2016 ♥ Todos os direitos reservados
Tema desenvolvido por Débora M.