maio 31, 2011Editora Suma de Letras, Resenhas

[Resenha] Escuridão

15 Comentários

gsTítulo: Escuridão Título original: Buiio Autor: Elena P. Melodia Ano: 2010 Editora: Suma de Letras Número de páginas: 327

Contém spoiller! 🙂

Recebi o livro de cortesia e demorei um pouco para ler, apenas por falta de tempo mesmo. Mas aí, no final de semana passado eu criei vergonha na cara e terminei em um dia! 🙂

O livro começa bem lento mostrando a vidinha da Alma e das suas amigas Seline, Agatha e Naomi. Elas idolatram a Alma, a seguem por todos os lugares e participaram de um ‘ritual’ para serem iniciadas a esse grupo: destruir um objeto que gosta muito, comer uma comida nojenta ou passar a noite fora de casa. Isso tudo para provar a amizade.

Depois que Adam, um garoto que Seline é apaixonada, grava um vídeo seu no vestiário semi nua e mostra para todos, elas armam uma vingança. E depois disso… tudo muda. Alma passa por uma vitrine, onde tudo que tem dentro é roxo, ela se encanta por um caderno com a capa roxa e imediatamente se sente atraída e o compra. Morgan, o garoto enigmático de olhos violetas que aparece nos momentos mais inusitados está envolvido em todos os mistérios que Alma tenta de todos os jeitos esconder para proteger as pessoas que ama. E uma noite que ela acorda depois de ter um pesadelo, percebe que descreveu em detalhes um assassinato no seu lindo caderno roxo… mas não se lembra de nada!! E o pior, tudo que escreveu começa a acontecer!

Essa parte do livro eu gostei bastante. Toda a historia que ela escreve sem saber são bem detalhadas, horripilantes e com muito suspense. Eu ficava angustiada, e me mexia enquanto lia como se eu estivesse na própria personagem. Quando ela corria, eu corria. Quando ela ficava com medo, eu também ficava. Se ela estava confusa, eu conseguia sacar primeiro do que ela. Sim, por que tem personagens que são lerdos né?! O livro tem momentos de ápice total. Destaco quando a Naomi é levada por uma seita satânica e participa do ritual. Ela é queimada por cigarros e tem relações sexuais com varias pessoas enquanto estava drogada. Foi uma das partes mais emocionantes do livro, pode acreditar.

Confesso que fiquei um pouco pé atrás com esse livro, viu?! No começo, eu fiquei bem irritada com a Alma. Ela é fútil, se atenta a coisas superficiais, não gosto desse tipo de ‘ritual’ para entrar em determinado grupo. Se você não fizer isso e aquilo, está fora. No entanto, ao mesmo tempo que temos essa Alma tão insignificante, ela se demonstra ser uma pessoa bondosa, carinhosa e preocupada. Isso fica bem claro no seu relacionamento com a irmã mais nova, que é bem fofo.

Como o inicio é bem arrastado, quase dá vontade de para de ler, ir tomar um chocolate e voltar. Mas aí, as coisas começam a acontecer!! E você começa a devorar o livro, por que você está curioso e quer saber logo o que vai acontecer! E aí quando você acha que vai descobrir… o livro acaba! Sim, acaba. Parece que a autora cortou o livro bem no meio. Eu fiquei um pouco frustrada nesse ponto, por que NENHUMA das minhas perguntas foram respondidas. É claro que eu vou ler a continuação, por que eu quero saber o que acontece, mas ficou estranho. Contudo, eu recomendo o livro. Não vai ser aquele que vai te prender do início ao fim não é uma história tão legal… mas o enredo é bom. Geralmente, eu sempre gosto dos personagens masculinos dos livros. Mas o Morgan? O Morgan? Que decepção. Ele quase não aparece, e quando isso de fato acontece, a autora não conseguiu mostrar características interessantes que me fizessem suspirar por ele. Quem sabe no próximo, Sombra, que será lançado em agosto.

posts relacionados

Deixe seu comentário

15 Comentários

  • Juliana
    20 setembro, 2011

    Apareci aqui pra comentar o/

    Concordo com tudo que você disse aí, Rapha! hahahaha
    E o pior é que tipo, as perguntas que estão na sinopse não são respondidas. AS DA SINOPSE!! Pode isso, Arnaldo?

    E o Morgan, nem me fale ><” hahahaha
    Tomara que ele apareça mais em ‘Sombra’, né? O menino tá até na capa!

    Beijão, Rapha!!

    Ju
    http://julianagiacobelli.com

  • Ana Luiza Rosa
    04 junho, 2011

    O meu dia está ficando pequeno para tantos livros.
    tao pouco tempo para minhas leituras ://
    Queria muuuuuuuuito esse livro, mais daquelas que fala isso o dia todo sabe?
    com a resenha, diminui um pouco a expectativa.
    Mas eu vou ter que comprar pra aquetar o faxo 😡

    beijos,
    Ana Luiza
    Livros ao Meio Dia

  • Tarsila Rodrigues
    04 junho, 2011

    Ah, parece até bom pela parte que te prende… Mas aí o livro começa chato? =P
    É mesmo frustrante não ter as perguntas respondidas, isso aconteceu comigo em A Menina que Não Sabia Ler, pelo menos Escuridão tem continuação…

    Beijos

  • Regiane Cristina S.
    03 junho, 2011

    Nossa eu também fiquei muito irritada com a Alma no começo do livro, pois eu pensei que ela não passava de uma garota fútil, mas ao decorrer da leitura ela me surpreendeu e acabei gostando dela.

    E eu também senti tudo que Alma sentia. Teve momentos que me senti arrepiada com esse livro pelas coisas bizarras que acontecem. Eu fiquei tão impressionada, que um dia que eu estava saindo do Starbucks aqui na Paulista, e acabei tendo a impressão que um homem estava me seguindo. E para piorar, ele estava de óculos escuros e chapéu, só não tinha luvas de couro, se fosse assim, eu teria um treco na mesma hora hahaha. Eu sai correndo que nem besta, mas na verdade o cara só estava indo na mesma direção, a do metrô rs.

    Nossa esse final tão aberto deu vontade de roer todas minhas unhas. E claro, não vejo a hora ler a continuação.

    Beijinhos

    Ler e Almejar

  • viciadasemlivros
    02 junho, 2011

    Já li várias resenhas ótimas sobre esse livro! Mas é sempre bom ler opiniões diferentes! Não li toda por causa do spoiler, mas percebi que você não adorou o livro! Tenho vontade de ler, mas não o bastante pra comprar 😀
    Natália Maia – viciadasemlivros.wordpress.com

  • It Cultura
    02 junho, 2011

    Qd vi o recadinho sobre spoiler ali, passei direto rsrs
    Estou com o livro aqui, cortesia da Suma. A capa é linda *-* Talvez eu leia semana que vem, vamos ver se gosto!

    Bjs,
    Kel – It Cultura
    http://www.itcultura.com

  • Jessica Asato
    01 junho, 2011

    *-*
    Nossa, eu amei esse livro Rapha!!

    Claro que ele deixou muitas perguntas em aberto mas acho que isso que me deixou mais instigada sabe? Minha criatividade rolou solta e a autora tornou isso possível!
    A maioria das leitoras não gostaram da Alma no começo mas não tive nada contra ela de príncipio… :$

    Não vejo a hora de lançarem Sombra!! o

    Beijos!

  • Nicholas
    01 junho, 2011

    Nossa super gostei da resenha *-* não sabia da existência desse livro
    e eu adorei a capa!

    tudo por um livro – issotudoporumlivro.blogspot.com

  • Caçadora de Livros
    01 junho, 2011

    Flor como tem spoiler n li, mas eu to doidaaaa pra ler esse livro!
    A capa é linda!!!!!!!!
    bjs

  • Pah
    01 junho, 2011

    Oii
    Ah não pude ler tudo… ainda não li esse livro, e estava louquinha para lê-lo!Já o comprei a um tempinho, mas sempre passo outros na frente dele! Agora que vi que vc achou o inicio meio arrastado desanimei, acho que vou esperar para lê-lo!

    Beijokas

    Livros & Fuxicos

  • Jéssica Polato
    01 junho, 2011

    não posso comentar muito do livro.
    Não a resenha porque tinha spoiler oO
    Tõ brincando..
    Eu tomei cuidado ao ler..

    Sabe, esse negocio do inicio ser arrastado desanima. Mesmo que depois fique bom. E meu medo de ler o livro é justamente esse. Se eu não gostar, vou me sentir presa a ele e me obrigar a ler ate o final. Ai eu vou gostar do livro e esquecer que o começo é uma droga..hehehe
    E como o livro é de série o problema é maior. Não sei ficar sem terminar a série..heheeh

    Bom, chega de falar..
    Gostei da resenha, mas fiquei na duvida se leio ou não. =)

    bjinhuxxx

    Eu li e Divulgo
    http://euliedivulgo.blogspot.com

  • Mandinha
    01 junho, 2011

    Oi Raphinha!

    Que pena que o livro não é tão bom! :(‘ eu ainda não tinha lido nenhuma resenha dele e confesso que desde o início ele não tinha me interessado MUITO… mas eu achei que ele fosse bom, rs.
    Mas como você disse, tomara que ele melhore no 2º livro né?!! Vou ficar na torcida e quem sabe um dia eu leia ele! 😀

    Beijão!
    Amanda.
    Lendo&Comentando

  • Sora Seishin
    01 junho, 2011

    Oi Rapha!
    Como eu te falei, estou lendo esse livro agora… Ainda faltam umas 50 páginas para terminar, mas já estou com esse sentimento de que minhas perguntas não serão respondidas.
    Semana que vem também vou postar resenha no blog ^^
    Beijos

  • Ana Ferreira
    31 maio, 2011

    Rapha,
    Quero muito ler Escuridão e não mudo meu ponto de vista quanto a isso, acho que sua resenha até me empolgou mais após uns detalhes sobre os quais eu desconhecia.
    Sinto que ele tem o sentimento ideal para o meu gênero de leitura momentâneo. Uma história distinta e tudo mais…
    E sobre a observação que você fez no final, a respeito do mocinho do livro, vou te dar um consolo, rs. Uma das minhas sagas favoritas, nesse mesmo gênero, a trilogia Gemma Doyle, o mocinho também não aparece muuuito, especialmente no primeiro livro. Mas tudo tem um porquê e a tendência é sempre melhorar =)

    Beijinhos,
    Ana – Na Parede do Quarto

  • É, Rapha, já falamos sobre esse livro no TT… e vc foi além ainda, pq eu, sinceramente, mais uma vez, não gostei msm. Arrependimento total. Aí q tá a beleza de td, tem gente q gosta, outros não e tem os que ficam no meio termo… rs

    Acredito q não lerei a continuação, já tem tanto livro, af!!!!

    Preciso de mais 24h!!!!!! Please, hehe

    😉

    bjs***

  • Vídeos no canal

    @equalizeleitura
    © 2018 Equalize da Leitura • equalizedaleitura.com.brDesenvolvido com por