Editora Novo Conceito, Resenhas

Título: Um Amor Para Recordar
Título Original: A Walk to Remember
Autor: Nicholas Sparks
Ano: 2011
Páginas:182
Editora: Novo Conceito

Esta é a minha história – e prometo contar tudo. No início você vai sorrir, e depois vai chorar – não diga que não avisei.  

Livro no Skoob | Twitter do Livro

Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.

Um Amor Para Recordar? Quem nunca se emocionou e até chorou assistindo o filme com o mesmo titulo, estrelado por Mandy Moore e Shane West? Eu já tinha lido o livro em ebook, mas confesso que a emoção me atingiu forte novamente quando eu tive a oportunidade de receber de cortesia da Editora Novo Conceito o kit lindo do livro. Então fui reler. Eu amo romances e creio que todo mundo deve dar uma oportunidade para os livros do Nicholas Sparks. O autor manda bem demais e pra quem é fissurado em romance como eu, um livro completo e mais uma vez consegue mostrar que o amor aparece quando menos se espera e das pessoas mais improvaveis.

Landon Carter com 57 anos vai contar sua historia quando tinha 17 anos e era considerado um mauricinho imprudente na sua cidade. Ele não ligava muito pra regras ou qualquer outra coisa e não deixava de fazer nada do que queria. No outro extremo, temos Jamie Sullivan, filha do reverendo da cidade, sempre ridicularizada na escola por usar o mesmo sueter sempre, mas que com a sua humildade conquistou todos na região. Jamie é doce, cativante, uma garota peculiar e que acredita acima de tudo na sua fé e anda sempre com a sua bíblia. 

Landon em uma tentativa de facilitar a sua vida escolar, se inscreve nas aulas de teatro. Os alunos da aula de teatro são ensaiados todos os anos para uma peça que é apresentada para toda cidade e escrita pelo pai de Jamie, que terá o papel principal esse ano. E para melhorar tudo, o baile da escola está próximo e ele não tem ninguém pra convidar. Resultado: – Jamie, você gostaria de ir ao baile comigo?

– Eu adoraria ir com você – ela disse, finalmente – mas com uma condição.
– E o que é?
– Você tem de prometer que não vai se apaixonar por mim.

Eu adoro ver o crescimento do Landon. Ele começa a ver as coisas simples da vida com a ajuda da Jamie. E adoro ver que quando ele percebe, já está apaixonado! A Jamie é um encanto, uma pessoa completamente rara que ver o mundo com olhos completamente simples. O ato de ajudar um cachorro que foi atropelado, cumprimentar as pessoas por onde passa, ler a bíblia e andar sempre com ela são apenas uma das qualidades que a fazem ser tão… Jamie. A diferença de vida, o modo de viver, de enxergar o mundo é talvez um dos motivos para aproximar tanto esses dois. A escrita do Nicholas nesse livro é bem simples, mas com frases marcantes que eu acho que são necessárias, uma vez que a própria historia pede isso.

Olhei para Jamie, depois para o teto, e depois ao redor do salão, lutando para manter a compostura, e depois para Jamie novamente. Sorrimos um para o outro. E tudo que eu fiz foi imaginar como poderia ter me apaixonado por uma garota como Jamie Sullivan.

Quando eu reli, eu não chorei. Me emociona muito, mas se eu assistir ao filme dez vezes, eu choro. Creio que quando temos a oportunidade de ver tudo acontecer, fica tudo melhor. Eu adoro a adaptação de Um Amor Para Recordar para os cinemas e creio que a demora da publicação do livro aqui no Brasil foi um pouquinho prejudicial por que já sabemos todo o desenrolar da historia, o final emocionante, as partes interessantes. Na minha opinião, esse é o único livro que eu tive a oportunidade de ver o filme e o mesmo ficou melhor que o livro. Claro que tem trechos do livro que são lindos e não estão no filme e trechos do filme que não estão no livro. Mas em nenhum momento você perde o encanto do livro. Quando começa, você vai querer ler até o fim e desfrutar de belas palavras e de uma linda história de amor.

Há momentos em que desejo fazer o tempo voltar e apagar toda a tristeza, mas eu tenho a sensação de que, se o fizesse, também apagaria a alegria. Assim, revivo as memórias da forma como vêm, aceitando todas elas, deixando que me guiem sempre que possível. Isso acontece com mais frequência do que as pessoas percebem.

Uma das coisas que me incomodou muito foi a edição. Eu sou muito chata com o uso de travessão, para separar as frases, quem está falando. E não acontece nesse livro. Muitas vezes eu tive que reler o trecho por que fiquei perdida. Mas tenho certeza que você que está lendo essa resenha, já assistiu o filme. Não perca muito tempo pensando se deve ou não ler o livro. Por que a resposta unanime será: está esperando o quê?

Não esqueçam de participar da promoção de Dia dos Namorados com o  kit lindo de Um Amor Para Recordar com livro + caixinha + wish box.

12 Comentários

  1. Oi, Rapha!

    O filme é mt fofo Nem dei mt bola qd assisti pq é bem teen… Mas, realmente é lindo.

    O post está mt bom!!!

    Se eu não tivesse tantos livros na fila p leitura, compraria esse tb, rs.

    😉

    bjs***

  2. Isabelly disse:

    Olá Rapha!

    Eu não vi o filme e nem li o livro. Adorei a resenha. Pela sua resenha, o livro me parece ótimo.

    O problema é que eu tenho muitos livros para ler, então acho que nem rola ler esse por enquanto.

    Beijos.

    Bells – Just a Girl

  3. ADOREI A RESENHA *-*
    Eu como apaixonada por filmes, principalmente os romances.
    Já estou na lista de adoradoras deste livro antes de lê-lo.
    Só sinto por ele não ter chegado antes ou juntamente do lançamento do filme.
    Mais pelo menos o filme fez muito jus a história, e quando vi o lançamento do livro aqui no Brasil, salpiquei alegria para todos os cantos. Quero muito ler lol

    beijos,
    Ana Luiza
    Livros ao Meio Dia

  4. Hum, que lindo!!!
    To louca pra ler esse livro, o filme é LINDO! Chorei horrores, uhuh :’) O livro deve ser melhor ainda! o/
    Não vejo a hora de ler!!
    E a música tema do filme?! Gente o que é aquilo? Linda demais! *-* Ouço sempre!!
    Que bom que gostou do livro… esses “defeitinhos” de edição a gente releva né? rsrs..

    Beijos
    Amanda.
    Lendo&Comentando.

  5. Lud disse:

    nossa, chorei demais, tanto no livro quanto no filme.
    Tenho as musicas da Mandy no pc só por causa do filme. E aquela frase que ele fala no final? Minha nossa!

    Perfeita sua resenha. Deu até vontade de ver o filme de novo.
    Mas não to no clima pra cair no choro, haha.

  6. Sora Seishin disse:

    Oi Rapha!!
    Nossa, você é minha gêmea de leitura!!! Quando eu ia começar a ler Escuridão, você terminou. E agora que eu terminei Um amor para recordar, você publicou a resenha! O_o
    Eu ainda não vi o filme, mas chorei muito quando li esse livro!
    Beijos

  7. Vicky Doretto disse:

    Eu vi o filme, agora estou pensando em ler o livro… de novo rs, eu fico lendo resenhas aí a vontade de ler volta… ;p rs

    BJão =^.^=

  8. Eu ameeeei esse livro *–* Achei ele tãao fofo, tãaao lindo. Amei mesmo! 😀
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

  9. Ah o filme é lindo e mal vejo a hora de pegar o livro para ler
    E acho que vou me emocionar ainda mais
    Beijos

  10. Ana Ferreira disse:

    Rapha,
    Adorei a sua resenha 🙂 Um Amor para Recordar é um filme lindo e o livro não deve ser menos. Confesso que não estou no meu momento Sparks, mas pretendo lê-lo em breve =)

    Beijinhos,
    Ana – Na Parede do Quarto

  11. EU já me vejo sentada/deitada lendo este lindo livro. Bjs, Rose.

  12. AnnaKawaii disse:

    Não temo como, eu acabei por chorar ao ler o livro!

    Otima resenha, me deu vontade de relê-lo *—*

    Obrigadooo! /o/o

Todos os comentários passam por aprovação, antes de aparecerem aqui! Vamos ler e responder todo mundo com muito carinho!

Nome: Email: Website:
Protected by WP Anti Spam

Assista aos Vídeos
[wonderplugin_carousel id="2"]
Equalize da Leitura © 2010 - 2016 ♥ Todos os direitos reservados
Tema desenvolvido por Débora M.