Editora Planeta, Resenhas
gsTítulo: Desculpa, Quero Me Casar Contigo Título original: Scusa Ma Ti Voglio Sposare Autor: Federico Moccia Ano: 2010 Editora: Planeta Número de páginas: 416

A felicidade é não pensar em nada… a felicidade é estar com você de forma imprudente. A felicidade é um beijo da sorte na testa.

Antes de ler a resenha de Desculpa, Quero Me Casar Contigo, confira a resenha de Desculpa Se Te Chamo de Amor para não se perder no meio do caminho. 😀

A meu amor sincero, forte como uma rocha, sábia como antigo guerreiro e linda como a estrela mais maravilhosa do céu.

A continuação do livro volta a contar a história de Nick e Alex, mas depois de dois anos juntos, Alex decidi pedir Nick em casamento… E ela, como já era de se esperar, claro que aceita! O relacionamento dos dois está bem, até o momento que começam aqueles conflitos interiores, aquela vontade de não dizer, peso na consciência por algo que não fez, mas que mesmo assim é como se você tivesse feito, as desconfianças, ciúmes e principalmente… tentação. E para Nick essa tentação tem nome: Guido.

A felicidade é não pensar em nada… a felicidade é estar com você de forma imprudente. A felicidade é um beijo da sorte na testa.

Nick – principalmente – começa a se encher de dúvidas. E com todos os problemas surgindo, ela começa a se perguntar se realmente quer isso pra própria vida, se não irá perder a sua liberdade, se que ficar com a mesma pessoa pelo resto da sua vida. E no meio de tantos receios, anseios, felicidade e confusões, uma questão fica em aberto: o amor é capaz de durar para sempre?

O autor manteve o ritmo parecido com o primeiro livro, intercalando pontos de vistas. Confesso que isso me incomodou. Eu não queria saber o que estava acontecendo com os amigos do Alex, o meu foco sempre foi o casal principal – Alex e Nick. Mas ao mesmo tempo você vai vendo as mudanças que ocorreram na vida dos amigos de ambos, que os ensinaram, fizeram sofrer, sorri, aprender. Em alguns nem tanto, como no caso de Pietro. E nesse livro eu fico com mais ódio ainda dele. Confesso que em momento nenhum eu julguei a Nick. Pelo contrário, eu fiquei tentando me imaginar casada aos 20 anos e simplesmente não consegui. E claro, o Guido é um garoto encantador, simpático, lindo, charmoso e cheio de frases pra fazer seu coração balançar, é super normal que ela se sinta tão em dúvida. Quem hoje em dia não tem namorado e já sentiu a mesma dúvida? Outro ponto que me incomodou foi a quantidade de frases ‘batidas’ que os personagens falam: Guido fala uma quantidade enorme delas, frases de pessoas famosas, antigas e que sinceramente, vamos falar sério, ninguém lembra de frases na hora e de cabeça para se encaixar perfeitamente com determinados momentos. O que eu senti é que o autor é uma pessoa culta, que conhece muitas frases, que já leu muitos livros, que conhece um pouco de tudo… e tentou passar isso para os personagens. Nada contra até aí. Mas que ele mantivesse e focasse esse desejo em apenas um personagem e não em todos.

Você me deu um sonho que supera qualquer realidade.

O autor continua escrevendo em terceira pessoa com interlocutor onisciente, intercalando alguns pontos de vistas com as amigas de Nick e com os amigos do Alex, e com essa diferença de idade, conseguimos enxergar vários pontos de diversas maneiras. É uma escrita leve, gostosa, que instiga você a querer mais. Um livro cheio de frases lindas, românticas, que com certeza não podem ficar sem destaque. É inexplicável para mim ler um livro escrito por um homem em que frases de amor são tão bem colocadas como nos livros do Moccia. Tem algumas cenas engraçadíssimas também, em situações constrangedoras, mas é um livro que vai fazer seu emocional mudar de acordo você for lendo: você vai querer chorar, vai ter crises de risos, vai se descabelar, vai ficar irritada. É quase como se você estivesse vivendo ali.

Quando eu terminei de ler Desculpa Se Te Chamo de Amor, eu ainda estava um pouco revoltada pelo pouco caso que a editora teve com a formatação do livro. Fiquei receosa em comprar a continuação e estar do mesmo jeito. E também estava caro o livro. 🙂 Mas eu estava com aquela sensação: eu preciso ler esse livro para saber o que acontece! E eu preciso! E eu preciso agora! Então, parece que tudo ‘conspirou’ ao meu favor: o preço do livro abaixou e a minha vontade aumentou. Comprei. Eu não tive coragem de abrir o livro e folhea – lo na loja e ver que estava formatado da mesma maneira ou desistiria da compra. Quando eu cheguei em casa, eu quase surtei. O LIVRO ESTÁ COMPLETAMENTE DIFERENTE! E a minha maior reclamação na resenha anterior – que tinha sido o uso das aspas no lugar de travessão – não existiam mais! Eu li todo o cabeçalho do livro e notei algumas diferenças fundamentais: a tradutora mudou. E de acordo você vai lendo o livro, você também nota a diferença desse livro para o outro, não apenas em diagramação, mas em organização e a própria tradução. Claro, eu ainda pesquei alguns erros de digitação que ainda dá aquela impressão que o texto não foi revisado, mas que em comparação ao primeiro livro, é um nada! E quem já leu o primeiro livro e o segundo, com certeza notou a diferença.

A você, que me encontrou, eu grito amor; que você possa amar com uma loucura rebelde, com uma paixão insana, que estas palavras sejam para você o começo de uma corajosa felicidade.

Um livro com frases encantadoras, com que me fez marcar com mais de 20 post – its, que envolveu músicas conhecidas e famosas, outras que foram tão intensas e fundamentais na histórias, que me fizeram buscar para ouvir . A minha música preferida, é sem dúvidas, She’s The One do Robie Willians. Mas também tem uma linda da Nelly Furtado e James Morrison que é Broken Strings que me fez para de ler o livro e colocar a música e reler o trecho do livro apenas para entrar no clima. Tem também Perché No que é linda. E uma, que já nas primeiras páginas me encantou por sua letra: Ti Sposerò Perché. Convido todos vocês a ouvirem essa excelente trilha sonora que combina tão bem.

Um livro engraçado, completamente romântico e um dos meus preferidos. É o tipo de amor que eu gostaria de viver. Eu recomendo para todos, deixem que a Nick com suas loucuras te conquiste e se apaixone pelo Alex uma, duas, três vezes…

Aqui você estava linda, aqui a amei a noite toda, aqui tive medo… medo porque estava me apaixonando por você.

15 Comentários

  1. Rachel Lima disse:

    Não li tudo – porque não li o primeiro livro – mas amei o que você comentou! Eu realmente reparei que no primeiro livro eles usavam as aspas, e eu fico meio perdida quando pego um livro onde usam as aspas. Que bom que ficou melhor neste. Eu sou doida com as capas dos livros deste autor, são tãaao lindas, mal posso esperar para ler <3 beijos, Rapha *-*

    Rachel Lima
    http://etcoetra.blog.br

  2. Vanessa disse:

    Eu não li toda a resenha, já que eu não li nenhum desses livros e não tenho vontade de ler UAHSUAHUS Sério, vontade nenhuma Q Mas todo mundo fala super bem deles, quem sabe um dia eu mude de ideia.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

  3. ALINE T.K.M. disse:

    Não li o primeiro livro, mas já tenho em minhas “anotações mentais” que PRECISO ler os livros do Federico Moccia! Cada vez que leio uma sinopse ou uma resenha, fico com mais e mais vontade de conhecer a obra do autor. Parecem ser livros com enredo extremamente cativante, sem falar que acho as capas bem charmosas!

    Um bjo,
    escrevendoloucamente.blogspot.com

  4. Que lindo *-* Quero muito este, e o livro anterior.
    O autor parece ser mega mega romântico 🙂
    E a história é bem complicadinha né, adoro livros assim.
    Que retratam do amor “meio impossível”, adorei a resenha Rapha!

    beijos,
    Ana Luiza
    Livros ao Meio Dia

  5. Adorei a resenha, muito bem escrita.
    O que mais me chamou atenção foram as citações escolhidas, nossa, são lindas. Dá pra perceber o romantismo brotando entre as palavras.

    To muito curioso pra ler os livros do Federico Moccia. 🙂

    Beijos, fRõr.

    Deivison Amorim
    @eutenholivros
    http://eutenholivros.blogspot.com/

  6. Sora Seishin disse:

    Oi Rapha!!
    Eee você leu Desculpa, quero me casar contigo o/
    Eu amei esse livro tanto como o anterior. Mas concordo com você sobre as partes dos amigos do Alex, eu não queria saber deles, queria saber dele e da Nikki!
    Beijos,
    Sora – Meu Jardim de Livros

  7. Ainda não li nenhum desses livros, mas sempre ouvi falar muito bem… Nunca tinha reparado na idade deles, OMG, eles tem 20 anos e são casados? *o* Inacreditável! (Claro que existe de monte isso, mas, sei lá =S). Ah, já li um livro que tinha aspas e abandonei porque é horrível se ler assim, a pessoa se perde, pensa que é um pensamento, mas é uma fala… Aff =/ Se esse 1º livro é assim já me desanimei =(
    Beijos,
    Fran – Leitora Compulsiva

  8. Sthaelle disse:

    Oi Rapha!

    Eu estou com esse livro aqui desde o começo do ano e até agora não consegui ler. Vou aproveitar as férias e colocar as leituras em dia rs

    Adorei sua resenha, vc escreve tão bem e as resenhas ficam super cativantes *-*

    Beijos
    Thata e os Livros ~

  9. Só vejo resenhas boas dessa série!
    Preciso ler logo para acabar com essa aflição, rs ^^

  10. Ahh! A continuação parece ser melhor hein?
    Isso de intercalar pontos de vistas é legal quando são só os personagens principais mesmo, pelo menos eu acho hehe
    Quero lê-lo logo, ja estou lendo mto spoiler, qndo for ler já vou saber o final =/
    rs
    Bjoos
    Ana || Meninas De Vinte
    http://www.meninasdevinte.com

  11. Mandinha disse:

    Oi Rapha!

    Tinha muita vontade de ler algum livro do Federico Moccia, mas confesso que de uns tempos pra cá essa vontade tem diminuído, já li umas resenhas bem negativas. A sua não foi tanto, mas me desanimou mais um pouco. ODEIO, ODEIO, ODEIO, ODEIO, ODEIO E ODIAREI PRA SEMPRE quando usam frases prontas nos livros. Pode ser o momento que for, a cena que for, soltou uma frase de efeito que todo mundo ta careca de ouvir? Me sobe um ódio absurdo! hahahaha. Não tenho paciência e passo a odiar o personagem que fala assim “/
    E esse fato em relação a diagramação do primeiro livro foi alvo de muitas reclamações mesmo… eu não vi o livro pessoalmente então não sei como estava o trabalho da editora em relação a isso. Mas que bom que eles melhoraram na edição do segundo! 😉
    Que bom que gostou do livro Rapha, mas eu não sei se lerei.. hehe, vamos ver. =)

    Beijos
    Amanda
    Lendo&Comentando

  12. Ana Ferreira disse:

    Rapha,
    Acabei comprando “A Guerra dos Tronos” e, assim, tive de passar o Alex e a Niki para trás, coitadinhos :/ haha
    Não é que eu tenha me arrependido mas, com essa sua resenha cheia de quotes maravilhosas do Moccia, fiquei encantada, apaixonada novamente por esses sentimentos que pulsam à cada página.
    Gostei muito da sua resenha e de todos os pontos destacados. Acho apenas que as histórias dos amigos de Alex também são interessantes em si, se os livros fossem focados apenas no casal perderiam um pouco da sua essência, deixariam de ser completos. Uma leitora do blog também me disse que, nesse segundo volume, a amizade das Ondas aparece mais, razões de Diletta, fiquei sabendo…

    Beijinhos,
    Ana – Na Parede do Quarto

  13. AnnaKawaii disse:

    Desculpa, mas eu quero esse livro para mim… u.ú

    Perfeitoooo! :*

    Esse quotes são divinos dá vontade de comprá-lo agora mesmo!!!

  14. Já ouvi muitos comentários bons sobre esse livro, acredito que irei somente quando conseguir completar a coleção e quando eu estiver em um humor mais leve, rs ^^
    bjs

  15. - kiki s. disse:

    Sou mais uma dizendo que não leu aqui, mas é porque eu gosto de ter muitas surpresas quando leio algo e eu pretendo ler esse livro *-*
    O máximo que leio sobre um livro é a sinopse hahaha
    Mas mesmo assim vou comentar aqui porque adoro comentar em blogs fofos (:

    Beijinhos :**

    http://londondreamylondon.blogspot.com/

Todos os comentários passam por aprovação, antes de aparecerem aqui! Vamos ler e responder todo mundo com muito carinho!

Nome: Email: Website:
Protected by WP Anti Spam

Assista aos Vídeos
[wonderplugin_carousel id="2"]
Equalize da Leitura © 2010 - 2016 ♥ Todos os direitos reservados
Tema desenvolvido por Débora M.