Título: Um Peixe de Calças Jeans
Autor: Allan Pitz
Ano: 2010
Páginas: 26
Editora: Livro Novo
As crianças precisam aprender o sentido de união, igualdade e respeito desde o início da jornada. Atuando nesse pensamento, Um Peixe de Calças Jeans e outras histórias para unir traz em sua linguagem simples e acessível histórias curtas e assimiláveis que visam eliminar os preconceitos sutilmente. Agindo no subconsciente formador das crianças. Enriquecendo-as moralmente.
Recebi o livro pelo Book Tour Selo Brasileiro e confesso que quando recebi, pensei: ‘Gente, que livro é esse?’ e ai fui folhea – lo… e mesmo com as minhas pré – opiniões, fui lê – lo.
Um Peixe de Calças Jeans é um livro voltado para o publico infantil e que é dividido em cinco contos: Um Peixe de Calças Jeans, O Menino de Algodão, Menina Cor-de-Rosa, O Sapo que Não Comia Mosca e Gigante da Goiabeira. É um livro com um tema muito atual, por que trata de problemas que várias crianças sofrem e que está sendo muito comentado: bullying. Além de todos aqueles problemas que são comuns e que precisamos erradicar da nossa sociedade, como preconceito, racismo, diferenças físicas e sociais, etc. Um livro voltado para o publico infantil, mas que sinceramente? Tem vários adultos que poderiam voltar a pensar e imaginar como crianças e por um momento realizar a leitura desse livro, para conseguir ampliar seus horizontes e quebrar barreiras.
Foi um livro que me surpreendeu no final. Por que creio que livros voltados para esse público são escassos e nessa idade (entre 4 e 10 anos) é quando se é formado o caráter da criança. E se desde pequena ela tem conselhos dos pais sobre assuntos tão importantes, ouve que as diferenças não são nadas em comparação a outros tantos problemas maiores e piores, e além disso, conscientiza essa criança para a importância de ajudar, ser humilde e aceitar os outros, com certeza estaremos criando adultos com uma consciência única. Sem contar que ter esse momento de incentivo a leitura, com os pais ali ao lado, acompanhando, é muito gostoso. Creio que o objetivo do Allan era apenas passa uma mensagem, mas acabou tendo outras finalidades além daquela esperada.
Apesar de tudo, eu não gostei da formatação do livro. Eu creio que o autor poderia ter investido mais em ilustrações e feito algo mais colorido e pra mim as escolha das fontes em cada conto não foi a das melhores.
Um livro delicado e com uma escrita leve, eu recomendo.
9 Comentários
Oi Rapha! Eu acho super fofo os livrinhos de criança, na minha época, sempre andava com um nas mãos, mas a maioria contos de fadas! rs
Mas como você também acho super importante os pais incentivarem a leitura, principalmente nestas temáticas que envolvem respeitar as outras pessoas, para que as nossas crianças tenham um futuro melhor.
bjs,
Ana Lu
@oficiodoslivros
Teve uma coisa que você falou e que é extremamente verdadeira: os livros infantis têm um papel importantíssimo na construção de valores e na criação do hábito da leitura! Assim, é bem mais interessante quando um livro infantil carrega uma mensagem/um ensinamento do que quando é simplesmente uma história vazia…
Legal a sua resenha 🙂
=*
http://livrosletrasemetas.blogspot.com/
Ai Rapha, eu adoro livros infantis, de verdade! Sempre tem uma mensagem muito positiva, que não só conscientiza crianças, mas nós adultos também.
Parabéns por passar por cima do seu pré- conceito.
Beijos
Ana || Meninas de Vinte
Estou participando do booktour!
Ansiosa pra ler esse livro
Muito legal sua resenha, com meu pré-conceito esperava algo diferente do livro. Mas mesmo assim não leria, porque não faz meu estilo 😡
xx thanny in wonderland
Olá.
Então, há um tempo atrás eu tinha aberto uma sessão de encomendas, mas não faço mais layouts. Posso te indicar a Jess, do Bonita Flor (bonitaflor.com).
Beijo.
Boa resenha querida *-* Mas não leria o livro, não é minha cara UASHAUHSAUHS
Beijos, Vanessa.
This Adorable Thing
Oi Raphitcha 😉
Eu tenho curiosidade em ler por se tratar de bullying, deve ser bem interessante.
Beeijocas ;*
Rapha – Doce Encanto
Adorei a resenha!
O livro parece ser bem legal mesmo e me chamou mais atenção por ser um livro que trata sobre o bullying.
Beijos.
Bells – Just a Girl