Editora Novo Conceito, Resenhas

Título: O Céu Está em Todo Lugar
Título Original: The Sky Is Everywhere
Autora: Jandy Nelson
Ano: 2011
Páginas: 424
Editora: Novo Conceito
Tradutor: Marsely De Marco Martins Dantas

Livro no Skoob

Eu deveria estar de luto, não me apaixonando. Às vezes é preciso perder tudo, para encontrar a si mesmo… Lennie Walker, obcecada por livros e música, tocava clarinete e vivia de forma segura e feliz, à sombra de sua brilhante irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre de forma abrupta, Lennie é lançada ao centro de sua própria vida, e, apesar de não ter nenhum histórico com rapazes, ela se vê, subitamente, lutando para encontrar o equilíbrio entre dois: um deles a tira da tristeza, o outro a consola. O romance é uma celebração do amor, também um retrato da perda. A luta de Lennie, para encontrar sua própria melodia em meio ao ruído que a circunda, é sempre honesta, porém hilária e, sobretudo, inesquecível.

O Céu Está em Todo Lugar é um livro total e completo. Não só em sua essência. A história toda é encantadora e magnifica. É triste e emocionante. É perfeita e complicada. É engraçada e dramática. Tudo isso ao mesmo tempo. E é complexo escrever uma resenha falando tão bem de um livro quando ele por si só já grita ‘perfeição!’ São tantos pontos a serem comentados que fica difícil tentar opinar apenas sobre a escrita, a diagramação ou sobre todos os sentimentos presentes. É um livro quase real. Talvez, quando algumas pessoas lerem, sintam realmente isso.

Eu deveria estar de luto e não me apaixonando.


Lennie
não consegue superar a morte da irmã mais velha, Bailey. Ela sofre, não consegue se quer mexer nos cadernos da irmã ou colocar sua roupa suja para lavar. Por que Bailey está com dois metros de terra em cima de si. E não vai voltar. Não vai mais respirar, não vai para a escola de música de Julliard que tanto desejava ou muito menos continuar a viver seu romance com o seu namorado Tobby. Por que ela está morta. E Lennie que mora com a sua avó – que cuidou dela e da irmã sempre – e com o seu tio Big – um maconheiro muito excêntrico que gosta de tentar ressuscitar insetos e que já se casou cinco vezes – se sente culpada por estar vivendo, respirando e até se apaixonando. E no meio de tanta confusão sentimental, está Joe que vai fazer sua vida ficar Joelirante.

[…] Essa é uma concepção errada, Lennie, o céu está em todo lugar, começa bem aqui, aos nossos pés.
É um tipo de livro que não tem como largar enquanto não se termina de ler.  Uma leitura muito simples, uma linguagem muito gostosa e um balanceamento de humor que fazem com esse livro se torne algo que se necessita ter na sua estante, afinal não é a toa que ganhou tantos prêmios, entre eles o de Melhor Livro Adolescente. E não tenha um pré – conceito, pensando que por que é um livro que tem uma adolescente em crise existencial com os sentimentos bagunçados por causa morte da irmã, não vale a pena ler. Estará perdendo uma grande oportunidade de vivenciar uma incrível história.

 A tristeza é uma casa em que as cadeiras se esqueceram de como nos segurar, os espelhos de como nos refletir, as paredes de como nos conter. A tristeza é uma casa que desaparece cada vez que alguém bate à porta, uma casa que se vai com o vento à menor rajada, que se enterra no solo enquanto todos estão dormindo.

Não tem como não rir da excentricidade que rodeia a família da Lennie, a começar por ela própria, que escreve poesias em qualquer superfície e que deixa as mesmas espalhadas pela cidade, em copos plásticos, em jornais, em papeis de bala, no seu livro preferido, nas suas partituras, em galhos secos de árvores. Ou por sua avó que nos momentos mais intensos e tensos, se prende dentro de uma sala por vários dias e pinta seus quadros como se fosse o único motivo para viver. Ou pelo seu tio Big que tem seu próprio jeito de viver o mundo. Ou os outros personagens secundários que são tão únicos. Mas talvez essa diferença seja também um dos encantamentos desse livro. Nada dele é igual aos romances estamos acostumados a ler. Os cenários são diferentes e improváveis, os pensamentos da Lennie são muito desenvolvidos para alguém que está sofrendo tanto, e em diversos momentos temos comparações com grandes títulos e grandes heroínas e grandes romances conhecidos por muitos.
Jandy Nelson criou não apenas uma história linda e criativa, mas personagens tão cativantes quanto. O meu preferido, é sem a menor dúvida, o Joe. As descrições, a personalidade e aqueles olhos que fazem assim: *pisca,pisca,pisca* Não tem como não se apaixonar por esse garoto! E depois que eu li que ele e os irmãos eram tão bonitos que deveriam ser vendidos, pronto! Quero pra mim também! Em determinados momentos será impossível não fazer julgamentos precipitados até perceber todo o contexto e repensar em tudo. Incrivelmente romântico. Dramaticamente triste. Perfeitamente excêntrico. Encantadoramente surpreendente.

Ah, Deus – sussurra, estendendo a mão e pega meu pescoço, traz meus lábios para perto dele. – Vamos fazer esse maldito mundo explodir dessa vez. E é isso que fazemos.

E o trabalho da Novo Conceito. Teve kit mais lindo do que esse? Foi sem dúvida o melhor. Eu fiquei um pouco receosa quando dei uma primeira olhada no livro por que ele todo tinha a fonte em azul, mas não atrapalha em nada, pelo contrário, ajuda no envolvimento literário. A capa semi dura e todo o trabalho de diagramação. Temos páginas inteiras que dão a alusão aos bilhetes escritos pela Lennie, desde papel de balas aos jornais e partituras. Um livro perfeito. Todo.

19 Comentários

  1. Amanda disse:


    Sem palavras. rs
    Que maravilha, esse livro deve/é ótimo! Eu preciso ler ele.
    Nossa, eu queria muito pegar esse livro na mão, e ver pessoalmente como que é a diagramação. Lindo, lindo.
    Adorei a resenha.

    Beijos,
    Mandi *;
    http://bookandcupcake.blogspot.com

  2. Raphinha!

    Eu estou louca pelo livro e com essa resenha não tem como não passar ele na frente da lista de leituras. Adorei a maneira como você descreveu o livro.

    Beijo!
    ~.~
    http://janinestecanella.blogspot.com/

  3. Realmente, eu que nem li esse livro já acho ele tooodo perfeito .-.
    Preciso muito dele HUAHUAH. Adorei a resenha!

    Beijos.

  4. :: Loma disse:

    Hey ^^

    Isso e agora? quero lerrrrrr
    Menina meu Kit não chegou os correios por aqui estão em greve nem os que comprei 🙁
    Não tinha lido nenhuma resenha do livro a sua foi a primeira e posso dizer que amei.

    Xxx

    :: Loma

  5. Juliana disse:

    OMG, vc pegou o mesmo quote do Joe e da Lennie que eu *———–* hahahaha

    Preciso falar que eu AMEI esse livro, de verdade. Não sou muito fã de livros ‘normais’, prefiro literatura fantástica, mas MEU DEUS, esse livro superou todas as minhas expectativas *-*

    Também me apaixonei pelo Joe, quero um , KD? <3 haha

    Adorei a resenha, ficou linda!

    Beijooo!

    Ju
    http://julianagiacobelli.com

  6. OMG!!
    Cada resenha que vejo desse livro, aumenta ainda mais minha vontade de ler!!
    Eu acho muito chique o livro ter letras azuis… e esse kit?! 😮 Tô participando de tudo que é sorteio pra tentar ganhar, é o mais lindo que a NC já fez!
    ótima resenha, Rapha!

    Beijinhos

    @nann_da

  7. Que Linda minha amiga super inspirada nessa resenha! *-*
    Rapha, amei demais!! *-* Primeiro que eu já me apaixonei pelo livro quando peguei ele na livraria, só nao trouxe pra casa mesmo, porque estava sem money :/ mas, está no topo da minha lista sim! Acho que foi o melhor trabalho da Novo Conceito até agora, temos que elogiá-los muito!
    Lennie, parece ser uma fofa, ainda mais com suas canções e poesias, quero ler nooooow! rs

    beijo grande,
    Aninha – Ofício dos Livros

  8. Samuely B B L disse:

    speechless…
    resenha perfeita de um livro lindo!
    adorei os quotes, foram bem propícios.
    to apaixonada por esse livro… quero muito poder ler 🙂
    beijos,
    samuely

  9. Taly disse:

    Esse livro é lindo demais *——-* amei muito, tudo nele é lindo, absurdamente lindo…. ótima resenha tbm flor.

    Beijos
    Talita Helen
    etcoetra.blog.br

  10. ♥ Danny ♥ disse:

    Resenha muito linda!
    Adorei os quotes que você escolheu, principalmente o quote sobre a tristeza.
    Esse livro tem uma capa muito bonita, muita gente tem elogiado ele, e eu estou bastante ansiosa para comprar meu exemplar e tê-lo em mãos! A fonte do livro em azul também deve ser muito diferente, estou louca para ver como ficou!
    Já estou achando que vou me emocionar enquanto estiver lendo esse livro, através dos quotes que você postou já consigo perceber que a história do livro é linda e triste ao mesmo tempo.

  11. Carolinavga disse:

    Ahhh, estou louca para ler esse livroo!
    Só vejo elogios e mais elogios a ele e todas as resenhas impecaveis em relação ao livro! Tenho que ler ele senao vou ter um troço… shaushauhsuhaushu
    Adoreei a resenha Rapha! Ficou perfeita! Ja me apaixonei pelo livro sem nem ao menos le-lo kkkk
    @carolzinhavga
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com/

  12. Camila Costa disse:

    eu amo TUDO nesse livro de verdade *-* ainda nao li mas tudo me encanta até o booktrailer kkk

    Raphinha; eu estou com o Pequena Abelha aqui ainda; ouvi falar de algumas encomendas que se danificaram ou se perderam por causa da greve e tals entao to com medo que vc nao receba ele ou receba ele danificado entao vou dar um tempinho pra ver se nossos amigos carteiros volta à ativa ok? kkk
    Beijooo

  13. Que resenha maravilhosa! Me deixou com muita vontade de abrir a estante e começar a lê-lo agora mesmo! Aii, todo mundo diz que este livro é perfeito e a vontade só vai aumentando, aumentado (estou até vendo o momento que vou surtar, sério).
    Bela resenha! Aposto que você desertou o desejo de leitura dele em muitas outras pessoas!

    Beijinhos,
    http://www.primeiro-livro.com

  14. Sora Seishin disse:

    Oi Rapha!
    Ainda não li esse livro, mas quero ler! Só acho que vou chorar xD
    Ah, os Correios por aqui não pararam mesmo! Ainda bem 🙂
    Beijos,
    Sora – Meu Jardim de Livros

  15. Jessie disse:

    Raaaaaaaaaaaapha!!!!

    Eu senti exatamente o mesmo que você! Essa sensação de realidade que a personagem trás é maravilhosa… A Lennie é cativante e o Joe é… ele é o sonho de consumo de toda menina! Fiquei morrendo de pena dela, segurei as lagrimas boa parte da leitura, a outra eu chorei, mas ri bastante também…
    Com certeza esse foi um dos melhores romances que li durante o ano!!

    Beijos
    Jessie
    http://lendoecomentando.blogspot.com

  16. Não é exagero nenhum quando eu falo que estou louca por este livro. Bjs, Rose.

  17. Kimberlly disse:

    Nunca li o livro, mas conheço tanta gente que fala mal que confesso já não simpatizar muito com. Na verdade, foi uma baita surpresa ver que você gostou tanto quanto outros odiaram AHAHAHAH. O trabalho feito pela editora é mesmo lindo, mas ainda me pergunto se a história é tão maravilhosa.
    Beijos.
    http://amoressobrenaturais.blogspot.com.br/

  18. Olá,querida!
    Não conhecia este livro,contudo eu estava à procura de uma obra que tocasse em meu coração e me despertasse um novelo de sentimentos.Acho que acabei de encontrar,a sua resenha está impecável e já estou ansiosa para lê-lo.
    Beijos!
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

  19. Gabriela disse:

    Faz tanto tempo que li esse livro, já não me lembrava mais da história… só recordava que era lindo. Salvo engano, o li em um dia. Realmente quando começa a ler é difícil largar.

Todos os comentários passam por aprovação, antes de aparecerem aqui! Vamos ler e responder todo mundo com muito carinho!

Nome: Email: Website:
Protected by WP Anti Spam

Assista aos Vídeos
[wonderplugin_carousel id="2"]
Equalize da Leitura © 2010 - 2016 ♥ Todos os direitos reservados
Tema desenvolvido por Débora M.