novembro 17, 2011Filmes

Especial: Twilight

13 Comentários

Quanto mais você ama alguém, menos tudo faz sentido.

Como algumas pessoas vão assistir à primeira parte de Amanhecer hoje de madrugada, outras tanta amanhã (incluso eu) e mais outras milhares durante os próximos dias, eu resolvi fazer um especial sobre a Saga, comentando um pouco sobre os livros e os filmes. Espero que vocês gostem e amanhã eu venho contar como foi a minha experiência solitária assistindo Amanhecer. Claro, não vou comentar tudo o que eu gostaria, mas vai ser um resumo das coisas mais importantes que eu acho e do que eu lembrar. Estejam a vontade para se expressarem nos comentários.

E tive conhecimento de Crepúsculo através da internet mesmo. Era um frenesi, um comenta de cá, fala dali, leia pra acolá que eu pensei: tenho que ler esse livro pra saber o que ele tem de tão bom. Tanto, que eu li nas férias de janeiro de 2009 e o filme inclusive já tinha sido lançado e várias pessoas (principalmente os adultos) comentavam que ele era muito teen. Eu li primeiramente todos os livros em ebook, e só depois comecei a comprar e a ganhar os livros físicos.

Crepúsculo

Livro:

De três coisas eu estava convicta. Primeira, Edward era um vampiro. Segunda, havia uma parte dele – e eu não sabia que poder essa parte teria – que tinha sede do meu sangue. E terceira, eu estava incondicional e irrevogavelmente apaixonada por ele.

Quem leu e não se apaixonou que atire a primeira pedra. *mãosparaoar* Crepúsculo aparece como um best seller mundial e vai atraindo milhares de fãs pelo mundo, com mais de 120 milhões de exemplares vendidos consegue passar exatamente aquilo que sentimos: um amor impossível com um vampiro lindo, romântico, veloz, carinhoso, sexy e super controlado. As frases lindas, a fluidez na escrita, a sutileza dos fatos e principalmente: o retorno dos nossos tão amados vampiros. Mesmo que algumas pessoas depois que um começou a criticar, veio todo esse batalhão de legiões falando que o Edward brilha, que vampiro que se preze faz sexo (confesso que nessa até eu tropecei), que não existem vampiros vegetarianos e mais um milhão de baboseiras que eu nem me lembro mais. O mais famoso deles foi o Felipe Neto. Okay, alguns tiveram a coragem de enfrentar os fãs e já tinham sua opinião formada mesmo antes do garoto citado acima. Porém, nem esses não – fãs forma capaz de controlar a febre mundial.
Quando a vida lhe oferece um sonho muito além de todas as suas expectativas, é irracional se lamentar quando isso chega ao fim.
Como primeiro livro, ele tem toda essa função de trazer algumas informações introdutórias para que possa dar seguimento com os outros livros. Várias meninas se identificaram com a Bella (eu mesma sou destrambelhada como ela), se apaixonaram pelo Edward e suspiraram com a leitura, a emoção e o desfecho dessa história neste primeiro livro. Eu mesma terminei já procurando louca pelo próximo.

– E então o leão se apaixonou pelo cordeiro.
– Que cordeiro imbecil.
– Que leão masoquista e doentio.

Filme:

Diante do fenômeno, rapidinho encontraram alguém pra querer reproduzir os filmes. Eu assisti assim que eu terminei o livro. E de primeiro momento, eu gostei pra caramba. Assim, gostei mesmo! Ficou completamente fiel ao livro, isso ninguém pode negar, apesar de todos os contra tempos como quilos desnecessários de maquiagem, interpretação #fail, roupas sem sentido, bonecos sendo lançados no momento da luta, perucas completamente horrendas, olhinhos vesgos em momentos inadequados, etc, etc. Eu sei que no intimo todo mundo sabe que suspirou quando o Edward aparece pela primeira vez na lanchonete da escola. Depois que eu assisti mais umas três vezes (sim, eu assisti! *-*), você consegue pescar alguns detalhes que no primeiro momento, como você estava olhando fixamente para o Robert, esqueceu de notar. E na minha humilde opinião, foi a melhor trilha sonora até agora de todos os filmes. Quem aí não lembra da cena clássica do jogo de beisebol quando ouve Supermassive Black Hole do Muse? Ou não suspira com a canção de ninar sendo tocada no piano? Ou não tem vontade de dançar dando voltinhas com o Edward e a Bella dançando no gazebo no baile de formatura?

Lua Nova

Livro:

Era como se meu coração não estivesse ali… Como se eu estivesse oco. Como se eu tivesse deixado com você tudo o que havia aqui dentro.

O livro mais tenso da saga inteira e eu creio que menos preferidos de vários fãs. Em primeiro momento quando eu li, detestei: primeiro que o Edward só apareceu um pouquinho no primeiro e mais um pouquinho no final. Não tinha frases bonitas durante todo o livro e sinceramente? Era triste demais ver o sofrimento da Bella enquanto ele esteve fora. A quantidade de emoções presentes nesse livro é quase palpável. Entretaaaanto, conhecemos o Jacob! *-* E aí a história muda totalmente o rumo. Eu não gostava dele no começo, era team Edward total. Mas o Jake conseguiu me conquistar: a delicadeza das suas ações, a sua persistência, paciência e amizade com a Bella quando ela mais precisou, seu instinto de proteção e o inicio do triângulo amoroso que todos já estavam esperando. E aí o meu team virou a pá e pronto. Jake <3 Também conhecemos mais da história dos lobos e a sua guerra com os vampiros. E o final revoltante, com a tosca da Bella desprezando todo o esforço do Jacob.

Estou aqui e eu amo você. Sempre amei você e sempre amarei. Fiquei pensando em você, vendo seu rosto em minha mente, durante cada segundo que me ausentei…

Filme:

Apesar de não estar esperando muito desse filme até por que o livro não era o meu preferido, eu posso falar sem medo nenhum: é o mais bem feito de todos, desde ao cenário e roupas e maquiagem até a interpretação dos atores. O meu preferido. Eu não sei, acho que é por que o primeiro filme foi feito corrido para poder se juntar a euforia dos fãs que até pressionavam um pouco por isso, mas esse segundo? Apesar de algumas mudanças que são típicas em adaptações, o trabalho foi realizado com sucesso. Uma das minhas cenas preferidas é da Bella sentada em uma cadeira no seu quarto enquanto a câmera roda em 360º ao redor dela, mostrando as estações passando e o estado deplorável em que ela estava. Foi a melhor cena da Kristen nos filmes, mas acho que contribui que ela apenas tinha que ficar lá parada, fazendo cara de sofrimento, sem falar nem se mexer muito. 😀 E… tem a matilha de lobos (sem camisa)! Ver como conseguiram reproduzir as cenas com os lobos era muito aguardado, até por que o Jake ganha destaque principal nesse filme, inclusive todos tiveram que aplaudir de pé o  trabalho maravilhoso da transformação dos lobos.

• Eclipse •

Livro:

Das nuvens eu posso cuidar, mas não posso lutar contra um eclipse.

MEU – LIVRO – PREFERIDO! É assim que eu começo falando de Eclipse. E creio que é o preferido de muitos fãs também. Depois de todo o fuzuê de Lua Nova, Edward está de volta, Bella está feliz, Jacob está ferrado e o triângulo está formado. Eu amo as cenas de ciúmes, as cenas do Edward tentando proteger a Bella, o modo como ela se infiltra cada dia mais na vida dele e da família, a mudança do relacionamento, a troca de experiências, o sentimento de confiança e cumplicidade, o relacionamento com os lobos, as frases lindas *suspira* É o livro que é mais difícil de escolher apenas uma frase para selecionar e falar: essa é a mais linda de todo o livro. Eu gosto de como a Stephanie desenvolveu a história, da percepção do crescimento e amadurecimento dos personagens, das confusões, brigas, lutas (apesar de não ser nada muiiiiiiitto bem desenvolvido), e principalmente: do clima de romance que é tomado desde a primeira palavra do livro até a última cena.

Durma, minha Bella. Tenha sonhos felizes. Você é a única que já tocou meu coração. Ele será sempre seu. Durma, meu único amor.

Filme:

Apesar de tudo, não é o meu filme preferido. Na verdade, é o pior até agora, superando até todos os erros de produção do primeiro filme. O que aconteceu? Eu sentia que nesse filme deveria ser mostrado o impasse realmente em que a Bella estava: amando o Edward e querendo proteger o Jacob de si própria. Mas no filme deixa muito claro que ela só quer ficar com o Jacob, que ela trata ele melhor e bláblá. Inclusive, colocaram partes que não existem no mesmo, deixando o filme totalmente team Jacob (para a tristeza dos Team Edward). Quem lê o livro sabe claramente que esse livro existe essa dúvida, mas no filme em nenhum momento foi demonstrado isso. E por terem mudado tanto o modo em que foi reproduzido, eu não gostei. Okay, acho que foram as melhores roupas nesse filme, as melhores interpretações, até a Kristen estava atuando melhor. Teve a cena da barraca que ficou HORROROSA na minha opinião, aquela cena na clareira da Bella pegando uma estava e furando o braço eu nem vou comentar. Enfim… mudaram muita coisa e simplesmente não foi pra melhor.

• Amanhecer •

Livro:

Eu esperei um século para casar com você, Srta. Swan. A cerimônia do casamento é algo que eu mal posso esperar…

Esse é um livro mais complicado de falar. Eu gostei de Amanhecer até quando nasce a Reneesme (sem comentários para esse nome por que essa criança será infeliz o resto da eterninadade ¬¬). Depois disso eu me recuso a comentar. Simplesmente não entra na minha cabeça que não teve uma guerra com morte de vampiros e lobos no final desse livro, não consigo aceitar. Ia ser triste? CLARO! Mas era o que se esperava da guerra entre vampiros principalmente por algo tão tenso quanto explicado no livro! Eu gostei até do ponto de vista que teve do Jacob, mas não entra na minha cabeça de forma alguma alguma esse final deprimente.

Outra coisa: cadê as 20 páginas de sexo ardente, frenético e detalhado que TODOS os fãs ficaram esperando entre o Edward e a Bella? Geeeente, quando terminou o final da página, que eu virei e não tinha mais nada, eu reli o capítulo todo procurando. Eu até achei que meu livro estava faltando as páginas. E não me venham com essa história de que é um livro infanto – juvenil, que estava prezando pela idade de quem lê e toda essas baboseiras todas. Ele é vampiro, caramba! *respira* No geral, até onde eu gosto do livro, tem minhas cenas preferidas como a da lua de mel e do casamento. E só. HAHAHAH

Quando se ama aquele que vai mata-lá, não restam alternativas. Como se pode correr,como se pode lutar, quando essa atitude magoaria o amado? Se sua vida é tudo o que você tem para dar ao amado, como não dá-la?

posts relacionados

Deixe seu comentário

13 Comentários

  • Ana Luiza Rosa
    16 dezembro, 2011

    Pois é Raphs, nem esses poucos, ou agora, talves muitos conseguiram controlar a febre mundial que Twilight virou, tenho que dizer que gosto demais, e fiquei super vidrada nisso quando assisti o primeiro filme (inclusive assisti Crepúsculo primeiro e só depois li o livro, vicei tanto que antes de estrear Lua Nova já tinha lido todos e relido e já tinha na minha estante.)
    Pra mim o primeiro livro da série também teve a melhor trilha sonora. *-* Muse e especiais do Rob no piano *-*
    Eu acho que o filme de Lua Nova foi um bom trabalho tbm, em aspectos, foi o que mais foi fiel ao filme.
    O Livro Eclipse é o meu preferido também.. mas me explica esse filme mal feito? me explica a Victoria e o Riley virando gesso? a pelo amor né.. sem comentários!
    Ah eu no fundo no fundo, jurava que um lobo ia morrer, mas Amanhecer não foi um livro ruuim, gostei da divisao, do Jake ter sua narração na historia.. O nome da Reneesme dispensa qualquer palavra mesmo. ai ai, nem sei o que dizer #fato.
    Agora Raphs adorei tudo que escreveu sobre a série UIAHSUIAHSIA mais uma coisa eu discordo, eu não esperei por sexo ardente não viu.. Depois da palhaçada do vampiro brilhar, nada mais me surpreendeu, ela criou uma raça nova de vampiros, e estes não gostam da coisa amiga, entenda 😀
    kkkkkkkkkkkkkkkkk enfim, pra nao deixar de dizer, TEAAAAAAAAM JACOB 4EVER! 🙂

    bjs,
    Aninha – Ofício dos Livros

  • Fábrica dos Convites
    08 dezembro, 2011

    Fui conhecer esta série depois de muito tempo, acabei assistindo Lua Nova na tv sem querer e gostei, então corri e peguei os livros da minha irmã. Bjs, Rose.

  • Janaina Silva Vigna
    23 novembro, 2011

    Olá Raphaela,
    Adorei esse post. Principalmente pq vc relatou o que eu senti qto ao livro Amanhecer.
    Estou decepcionada com o fim da saga até agora 😛
    Quando pensei que ia acontecer a grande batalha, a galera foi numa boa para casa. Páginas e páginas de preparação para nada. T___T
    Bom , ainda assim valeu conhecer os outros livros pq gostei demais, principalmente do Eclipse.
    Bjos

  • Hannah Monise
    21 novembro, 2011

    Adorei esse especial, Rapha! Vou te falar que eu gosto sim de Lua Nova, porque é dramático, gosto de coisas dramáticas… Mas o meu preferido é Eclipse também! Gosto das frases, gosto de tudo nele. E, o que eu menos gosto é Amanhecer, não gostei do livro, também achei que não foi fraquinho o final, e que tinha que ter uma luta DEMAIS, sabe?
    Dos filmes, eu amo o primeiro e o segundo… O terceiro eu também não gostei lá tanto. Estou esperando para assistir Amanhecer sem muitas expectativas porque não sou tão fã, mas espero que supere realmente todos os outros filmes.
    Sou Team Edward e sempre serei… Acho ele tão… *30 mil suspiros*
    Beijos,
    @secretsofbook
    http://secretsofbook.blogspot.com

  • Camila Costa
    19 novembro, 2011

    eu vi o filme onteeem buaaaaaaaaa chorei muito Rapha muito mesmo suidhsuidhsuihduis emotiva que sou; é que poxa, eu vi q vc tbm achou perfeito no twitter; eles capricharam MUITO MESMO nesse filme. E eu que sempre amei a serie de todoo coração me emocionei muito ao ver a obra prima que fizeram; dramatico e intenso, amanhecer foi o melhor até agora!

  • Juliana
    19 novembro, 2011

    AH MEU DEUS, milhões de memórias voltando nesse momento com o post ;_;
    Eu gosto de Twilight mesmo, e me apaixonei DEMAIS pelo primeiro livro. Imprimi – não conte pro meu pai – essa birosca e li em 3 dias, sem nem respirar direito. E, confesso, me apaixonei pelo Edward (todo mundo tem uma passado rosa, o Edward é o meu). Daí eu fui ver o filme, descobri o Kellan – risos – e virei a casaca o/

    Acho que o 1o é meu livro preferido, simplesmente porque é o começo de tudo e me traz muitas lembranças felizes *-*

    Lua Nova eu ENGOLI em menos de um dia, porque não suporto o Jacob – até hoje eu não sou muito fã, não. Acho que tenho preconceito com lobisomens -q

    Eclipse… eu acho que foi mais ou menos, porque na verdade eu já tava na vibe Emmett, então nem queria nem saber de Edward e Jacob hahaha MAS TEM A HISTORINHA DA ROSALIE E DO EMMETT e eu odeio a Rosalie desde então, rs. – Só piorou depois que eu li uns pedaços de Midnight Sun, JESUS CRISTO.

    Adendo: Se a Stephenie Meyer aparecesse na minha frente e dissesse que a Rosalie ama o Emm de verdade, eu perguntaria quem ela pensa que é pra afirmar um absurdo desses u_u Jamais acreditarei.

    E de Amanhecer eu gostei das piadinhas do Emmett *———-* E de quando o Edward diz que ele a Rosalie precisaram de dez anos pra se “acalmar” – adivinha quem precisou de água daí?

    Mas enfim, Twilight como um todo me traz ótimas lembranças e eu não teria conhecido pessoas maravilhosas se não fosse por essa série *-*

    Seu post me fez relembrar várias coisas, Rapha” *se emociona* hahahaha

    beijoooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

  • Jovens Leitoras
    18 novembro, 2011

    Eu amo a trilha sonora de Crepúsculo também <3
    Todo mundo fala da atuação deles, eu acho eles atores tão bons ‘-‘ KK. Ok, tem momentos que Kristen faz umas caras, mas enfim.
    Lua Nova foi o que menos gostei = Sei lá. O que gostei foi a parte em que ela passa com Jacob e o final, com os Volturi.
    Eclipse é um dos que mais gosto, agora… Antes eu não gostava muito dele, não ser porque. Gosto principalmente por causa das cenas de ciúmes haha. E do jeito do Jacob.
    Fui a única que não se decepcionou com o final de Amanhecer? HAUHUA. Ok, se tivesse uma luta seria mais legal, mas eu gostei. Não amei. Mas gostei. Acho que o tanto que gostei de todo o resto do livro abafou o caso. hahaha
    Sério que você não gosta de Renesmee? HUAHUAH. Eu achei tão bonitinho colocar o nome das avós juntos. (Não que eu colocaria esse nome na minha filha, KKK).
    Adorei o post Rapha.

    Beijos, Bárbara.

  • Lara E.
    17 novembro, 2011

    Fui a primeira a ler os livros na minha sala… qd comecei a ler só tinham lançado o livro Crepusculo aqui no brasil! Li na internet e dps q comecei nao consegui parar, rsrs.
    Teve um dia (quando tava lendo amanhecer) q eu fiquei das 8 da manhas ate as 8 da noite na frente do pc lendo… (minha mae quase me matou, mas sao detalhes, rsrs)
    Gostei muuuuito da saga! Os livros são ótimos, já os filmes eu gosto, mas ainda nao sao os meus preferidos! rs
    Eu sempre fui team edward, até que veio o filme e eu preferi o Jake (tenho uma leve impressão q na verdade nao foi do Jake q eu gostei, foi do Taylor, HAHA, nao sou boba viu!? kkk)
    Eu amei Eclipse e Amanhecer… (só ficava com um pouquinho de raiva da Bella por ela ser um pouco sonsa, rs). E realmente Lua Nova foi o pior livro… qd eu tava lendo, nao aguentei, tive q procurar no livro todo até achar alguma fala do Edward, pq se ele nao aparecesse eu ficar muito brava, kkkk.
    Enfim, gosto mt dos livros e com eu li no computador, eu nao comprei os livros, só tenho o Eclipse com a capa do filme q eu ganhei (mas ja pedi de natal pra minha mae, rsrs)…

    Beeijo, (escrevi um texto gigante, mas td bem, rsrs)

  • Amanda Melanie
    17 novembro, 2011

    MEEEEEEEEGA post! Amei *-*
    Vamos lá:
    Li primeiro os 4 livros (e o Midnight sun) antes de assistir o primeiro filme.
    Devorei os livros, li em 1 mês (o que, na época, foi recorde pra mim).
    E o livro que mais gostei foi Amanhecer. Mesmo não tendo as cenas de sexo selvagem como todos esperavam, eu gostei bastante da história. E, ao contrário de você, eu não estava esperando por uma guerra sangrenta. haha
    E também prefiro não comentar o nome da “vampirumana”…
    Dos filmes, gostei de Lua Nova e Eclipse. O primeiro parace filme amador *prontofalei*.
    Estou mega ansiosa para assistir a primeira parte Amanhecer. Pelo trailer, o filme é muito bom. Acho que a cena de sexo vai ser beeeeem mais explícita do que se imagina no livro. (Porque a lua de mel ficou só na imaginação mesmo haha)

    Ah! As frases e declarações de amor são… UAU! Apaixonantes. Não tem como não se apaixonar pela história.
    E sim, Crepúsculo foi modinha por muuuito tempo, mas tinha motivo. Os livros são incríveis.

    Acho que é tudo…

    Beijones,
    Amanda Melanie
    Literatura em Série

  • Carolina.
    17 novembro, 2011

    Adoreii seu Post!
    E AMO A Saga!
    Vou assistir a estréia amanhã!
    Prometo que vou contar tudo la no blog ok?
    Beijão! E Ñ Deixe de participar das promos lá hein?!

    http://clubedelivro.blogspot.com/

  • PamFardin
    17 novembro, 2011

    Pobre Renesmee… Ferrada com esse nome pro resto da vida… AUSHAUHS’
    Também gostei muito de Eclipse, Amanhecer foi legal, mas fiquei reclamando durante um dia inteiro sobre essa tal luta, que nem luta fooi.. Pode isso produção?? kkkk’

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

  • Mireliinha
    17 novembro, 2011

    ECLIPSE também é o meu preferido, Raphs *-*
    Tô maluquinha pra assistir Amanhecer logo!
    Saudades do meu Edward! rs.

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

  • Fernanda Souza
    17 novembro, 2011

    Realmente a primeira trilha é a melhor, concordo contigo, tanto que a música da cena do beisebol ainda tá no meu celular.*___*
    Já o livro Lua Nova, é o que mais detesto, mas confesso que nele eu me apaixonei pelo Jacob, nosso lobão. UIIIIIIII
    A única coisa que salvou o filme Lua Nova foi a matilha(e que matilha haushauhsuhauhasa), de resto detestei. Radical ao extremo mesmo.
    Eclipse é meu livro favorito também, mas se falar porque já saio mandando spoilers hahaha
    O filme foi melhor do que eu esperava, até pela minha decepção com Lua Nova.
    Quanto ao livro Amanhecer, eu gostei bastante da parte do Jacob, minha favorita do livro. Já o filme, me resta esperar algumas semanas “/
    Ótimo post Rapha *_____*

    Fernanda
    http://leitoraincomum.blogspot.com

  • Vídeos no canal

    @araphadoequalize
    © 2020 Equalize da Leitura • equalizedaleitura.com.brDesenvolvido com por