dezembro 03, 2011Sem categoria

Namore Uma Garota que Lê

27 Comentários

Namore uma garota que gasta seu dinheiro em livros, em vez de roupas. Ela também tem problemas com o espaço do armário, mas é só porque tem livros demais. Namore uma garota que tem uma lista de livros que quer ler e que possui seu cartão de biblioteca desde os doze anos.
Encontre uma garota que lê. Você sabe que ela lê porque ela sempre vai ter um livro não lido na bolsa. Ela é aquela que olha amorosamente para as prateleiras da livraria, a única que surta (ainda que em silêncio) quando encontra o livro que quer. Você está vendo uma garota estranha cheirar as páginas de um livro antigo em um sebo? Essa é a leitora. Nunca resiste a cheirar as páginas, especialmente quando ficaram amarelas.

Ela é a garota que lê enquanto espera em um Café na rua. Se você espiar sua xícara, verá que a espuma do leite ainda flutua por sobre a bebida, porque ela está absorta. Perdida em um mundo criador pelo autor. Sente-se. Se quiser ela pode vê-lo de relance, porque a maior parte das garotas que leem não gostam de ser interrompidas. Pergunte se ela está gostando do livro.

Compre para ela outra xícara de café.

Diga o que realmente pensa sobre o Murakami. Descubra se ela foi além do primeiro capítulo da Irmandade. Entenda que, se ela diz que compreendeu o Ulisses de James Joyce, é só para parecer inteligente. Pergunte se ela gosta ou gostaria de ser a Alice.
É fácil namorar uma garota que lê. Ofereça livros no aniversário dela, no Natal e em comemorações de namoro. Ofereça o dom das palavras na poesia, na música. Ofereça Neruda, Sexton Pound, cummings. Deixe que ela saiba que você entende que as palavras são amor. Entenda que ela sabe a diferença entre os livros e a realidade mas, juro por Deus, ela vai tentar fazer com que a vida se pareça um pouco como seu livro favorito. E se ela conseguir não será por sua causa.

É que ela tem que arriscar, de alguma forma.

Minta. Se ela compreender sintaxe, vai perceber a sua necessidade de mentir. Por trás das palavras existem outras coisas: motivação, valor, nuance, diálogo. E isto nunca será o fim do mundo.

Trate de desiludi-la. Porque uma garota que lê sabe que o fracasso leva sempre ao clímax. Essas  garotas sabem que todas as coisas chegam ao fim.  E que sempre se pode escrever uma continuação. E que você pode começar outra vez e de novo, e continuar a ser o herói. E que na vida é preciso haver um vilão ou dois.

Por que ter medo de tudo o que você não é? As garotas que leem sabem que as pessoas, tal como as personagens, evoluem. Exceto as da série Crepúsculo.

Se você encontrar uma garota que leia, é melhor mantê-la por perto. Quando encontrá-la acordada às duas da manhã, chorando e apertando um livro contra o peito, prepare uma xícara de chá e abrace-a. Você pode perdê-la por um par de horas, mas ela sempre vai voltar para você. E falará como se as personagens do livro fossem reais – até  porque, durante algum tempo, são mesmo.

Você tem de se declarar a ela em um balão de ar quente. Ou durante um show de rock. Ou, casualmente, na próxima vez que ela estiver doente. Ou pelo Skype.

Você vai sorrir tanto que acabará por se perguntar por que é que o seu coração ainda não explodiu e espalhou sangue por todo o peito. Vocês escreverão a história das suas vidas, terão crianças com nomes estranhos e gostos mais estranhos ainda. Ela vai apresentar os seus filhos ao Gato do Chapéu [Cat in the Hat] e a Aslam, talvez no mesmo dia. Vão atravessar juntos os invernos de suas velhices, e ela recitará Keats, num sussurro, enquanto você sacode a neve das botas.

Namore uma garota que lê porque você merece. Merece uma garota que  pode te dar a vida mais colorida que você puder imaginar. Se você só puder oferecer-lhe  monotonia, horas requentadas e propostas meia-boca, então estará melhor sozinho. Mas se quiser o mundo, e outros mundos além, namore uma garota que lê.

Ou, melhor ainda, namore uma garota que escreve.

Esse texto já circulou bastante pela internet, seja por e-mais ou compartilhado no Facebook, mas somente agora o li. Foi escrito por Rosemarie Urquico e traduzido por Gabriela Ventura.
Fonte

posts relacionados

Deixe seu comentário

27 Comentários

  • @barangurte
    18 janeiro, 2012

    se fosse desse jeito eu teria 27 namorados!

    @zumblorg

  • Mari Sampaio
    04 janeiro, 2012

    Ah, de verdade, o texto é lindinho demais!
    Adorei.

    Beijos.

    Mariana Sampaio
    Blog Tijolinhos de Papel

  • Hannah Monise
    02 janeiro, 2012

    Esse texto é mesmo incrível! *-* Eu o li a primeira vez no tumblr e amei! Acho que realmente tem tudo a ver com garotas que lêem. Afinal, que garota gosta de ser interrrompida na leitura, né?
    Beijos

    Secrets of Book

  • Ana Luiza Rosa
    15 dezembro, 2011

    Acho que eu já vi um texto tipo esse no blog *-*
    E este também é ainda mais emocionante do que o “Namore um garoto que lê” porque fala sério, somos garotas e sabemos que é tudo verdade! IUAHSIUAHSUIA (:
    Muito fofa as imagens, estou in love IUAHSIUAS

    bjs,
    Aninha – Ofício dos Livros

  • Juliana Pires
    08 dezembro, 2011

    Que lindo me senti descrita, parece que foi feito exatamente para me descrever, e tenho certeza que a todas nós que gostamos de ler tb.

  • Lu Piras
    08 dezembro, 2011

    Maravilhoso…!
    Obrigada por compartilhar!
    Beijocas da Lu (blog do romance Equinócio)

  • Helana
    08 dezembro, 2011

    Esse texto é eprfieto para a minha pessoa. Lindo demais. Até divulguei no meu facebook..
    Ele diz tudo o que sentimos e passamos.

  • Maria Carolina
    07 dezembro, 2011

    Amei o texto *-*

  • cleber
    06 dezembro, 2011

    nossa fiquei impressionado com o texto não tinha lido este antes mas é incrivelmente lindo e sedutor é o perfil q mais procuro mas infelismente não se encontra muitas opções nas ruas e locais de trabalho hhahhaha vlw …..

  • Hallana
    06 dezembro, 2011

    Texto incrivel! Amei o blog.

    Beijos.
    webcalcinha.blogspot.com

  • Rafa Carvalho
    05 dezembro, 2011

    Nossa Rafha, que lindo!!!!!Me identifiquei com todas as características da garota que lê, principalmente da parte da estéria quando encontra o livro ou a mania de cheirar as páginas, rsrs.

    Rafa 🙂

  • Pah
    05 dezembro, 2011

    Oi Rapha

    Já tinha lido esse texto e ele é mtooo lindo mesmo! Sempre que o leio fico emocionada. Você já viu o Namore um garoto que lê? É uma versão bem fofinha para os meninos!

    Bjus

    Pah, Livros & Fuxicos

  • Carla Teixeira
    05 dezembro, 2011

    Lindo, amei amei amei 🙂

    @cahpriscila

  • Erica_M
    04 dezembro, 2011

    Nunca tinha lido, mas realmente me emocionei. Ele conseguiu passar cada sensação uma verdadeira leitora sente quando lê. Me sinto até mais feminina lendo. Acho que é o momento que me sinto mais sensível, mas vulnerável. Afinal, a leitura não chega só na alma, mas também no coração.
    O texto é simplesmente perfeito. Amei! *.*

    Bjoos e obrigado por me fazer me apaixonar ainda mais por livros.

  • Daniela
    04 dezembro, 2011

    Lindo!
    Gostei muito desse texto.
    Quem dera encontrasse um rapaz que entendesse porque ler é tão bom e que não estamos trocando ele pelo livro.

  • • Ӗwerton Ľenildo.
    04 dezembro, 2011

    Que demais, parabéns pelo post.
    Estou seguindo seu Blog sem medo. Parabéns.
    Abração.

    Eis o meu: http://papeldeumlivro.blogspot.com/

  • Isabelly
    03 dezembro, 2011

    Nossa, adorei o texto. Muito lindo esse texto. Perfeito!

    Beijos,
    Bells – Just a Girl

  • Grazy Souza
    03 dezembro, 2011

    Oie!!
    Nunca tinha lido esse texto antes. Ele é muito legal, gostei muito.
    Mas não concordo com o comentário de crepúsculo rs.
    Apoio totalmente Namore uma garota que lê.
    Beijoooo!!!

  • Pollyanna
    03 dezembro, 2011

    Nossa, que texto Mara! Vou enviar para meu namorado! rsrsrsrsrsrs
    Ele vive reclamando do meu vício! Que eu só gosto de ganhar de presente “Livros”, que só compro livros, que meu quarto não cabe mais nada por causa dos livros, que passo mais tempo com meu Blog do que com ele! rsrsrsrsrsrs
    Pensa!
    Abraços…
    http://pollymomentos.blogspot.com/

  • - kiki s.
    03 dezembro, 2011

    QUE TEXTO LINDO! TÔ TODA ARREPIADA!! <3

  • Laís
    03 dezembro, 2011

    Não tinha lido esse texto ainda, mas noossa! Eu gostei batante.

    “Entenda que ela sabe a diferença entre os livros e a realidade mas, juro por Deus, ela vai tentar fazer com que a vida se pareça um pouco como seu livro favorito.”

    hahah muito verdadeira essa frase!

    Gostei bastante do texto, obrigada por compartilhá-lo! (juro que não tinha lido ainda rsrs)

    Beijos ;**

  • Juliana
    03 dezembro, 2011

    AI QUE TEXTO LINDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO, quase chorei -Q

    É bem assim mesmo, né? Só precisa esperar algum representante do sexo masculino se dar conta disso, porque OLHA…. hahaha

    “Ou, melhor ainda, namore uma garota que escreve.” – MAS CUIDADO, porque ela pode se vingar de você em seus livros, e uma morte bem lenta e dolorosa é só o começo. Risos. -QQQQ

    MENTIRA, não faço essas coisas.

    Beijos, Rapha, amei o texto, também nunca tinha lido *-*

    Beijo!!!

    Ju
    julianagiacobelli.com

  • Letícia Santos
    03 dezembro, 2011

    Nossa, que lindo! Adorei 🙂

    Beijo :*
    http://queroserbookaholic.blogspot.com/

  • Maguinha Oliveira
    03 dezembro, 2011

    LINDO! simplesmente AMEI! caramba, de certo que postarei no meu blog, e num é q é tudo verdade. Lindas garotas/mulheres/meninas… aff… tô com um sorriso de uma ponta a outra… super, hiper, mega, advanced plus MAGAVILHOSO! xero, xero! =)

  • Anny Plata
    03 dezembro, 2011

    Muito bom esse texto!

    É antiguinho mesmo, já vi ele em outros lugares.
    É igual a um comercial que passa no Pânico do blog Virgula.com que diz: Conteudo chama atenção!
    Não adianta ser linda e gostosa se na hora de conversar a garota só fala “Cabelo, maquiagem, unha, salão, Blá, Blá, Blá!”
    Como está escrito na traseira do caminhão do seu Zé: “Mulher bonita e melancia grande, ninguem come sozinho!”

    KKkkkk

  • Cláudia Soares
    03 dezembro, 2011

    PERFEITO !!!
    Sem mais palavras !!!
    Beijão

  • Fernanda Souza
    03 dezembro, 2011

    Eu já tinha lido esse texto, mas tinha esquecido completamente dele. Muito bom.

    Beijos

  • Vídeos no canal

    @araphadoequalize
    © 2020 Equalize da Leitura • equalizedaleitura.com.brDesenvolvido com por