Editora Galera Record, Filmes Baseados em Livros, Resenhas
[Resenha] A Fera
08.dez.2011
gsTítulo: A Fera Título original: Beastly Autor: Alex Flinn Ano: 2011 Editora: Galera Record Número de páginas: 317

A escrita da Alex é muito convidativa, descontraída, leve, engraçada e flui de uma maneira tão natural.

Kyle Kingsbury é o típico mauricinho da escola: descolado, lindo, perfeito, agradável (com quem queria), despreza as pessoas inferiores a ele e nunca, nunca se relaciona com pessoas feias. Porém, no baile de formatura ele resolve humilhar a gótica Kendra Hilferty convidando –a para o mesmo, só que nunca iria aparecer para acompanha – la. Mas, ao se meter no caminho ele descobre da pior maneira possível que na verdade ela é uma bruxa.

[…] Olhei para Kendra. Ela não chorava nem parecia estar com vergonha. Só tinha o olhar intenso, como a garota de um filme antigo do Stephen King […] que usou poderes telecinéticos para destruir seus inimigos. Por um momento pensei que Kendra fosse fazer isso também, matar as pessoas só com o olhar. Mas em vez disso, ela disse, para que apenas eu escutasse:

– Você vai ver.

E que ela não vai, não mesmo, perdoar o que ele fez. Por que Kyle precisa aprender uma lição. Mesmo que fosse pelo caminho mais difícil.

– O que você fez comigo? […]

– Transformei você no seu verdadeiro eu.

Para desfazer o feitiço: ele teria dois anos para se apaixonar verdadeiramente por alguém. E essa pessoa teria que se apaixonar pela sua essência, pelo o que ele era de verdade, não pela sua aparência, já que tinha se transformado em um monstro.< A partir desse momento, Kyle vê - se em um mundo completamente distinto, onde as pessoas não o aceitariam se mostrasse sua aparência real. Sente na pele o que é se sentir isolado e solitário. Não apenas por que tinha que se esconder de todos, mas por que o próprio pai o escondia. E percebe como as pessoas que ele tratou se sentiam quando eram ignoradas, maltratadas, desprezadas por causa de sua aparência. E quando pensa que tudo está perdido e que não há salvação, que terá que passar o resto da vida como fera, Lindy entra na sua vida.

Um conto de fadas adaptado para o mundo atual, se passa em Nova York, com elementos usados no conto original (rosas, o pai que não se importa com a filha e a troca pela sua vida, e um espelho mágico que deixa que Kyle acompanhe tudo que Lindy e outras pessoas fazem), mas que com essa adaptação trouxe um novo modo de olhar, para quem estará lendo. A Fera é sem dúvida nenhuma um conto de fadas a moda antiga idealizada para que mostrasse para muitos que certos preconceitos nunca valeram a pena. E que devidos valores sempre permanecem. E o que o amor não vai escolher você pela beleza (em muitos casos sim, ok), mas sim pelo seu caráter. A Fera é o livro sobre quem você era e sobre quem você quer ser. É uma mistura de amor, amizade, descobertas…

A escrita da Alex é muito convidativa, descontraída, leve, engraçada e flui de uma maneira tão natural, que quando percebe – se já está para terminar o livro. Apesar do tema já conhecido por todos, eu ficava curiosa para saber como a autora modificaria para trazer o enredo para o cenário que já estava criado. O crescimento no Kyle é notável diante dos nossos olhos: como um garoto mimado e arrogante passa para um amigo verdadeiro e companheiro romântico. A personalidade dele é tão desagradável que chega um momento em que ele mesmo fala: pára, eu vou mudar. Inclusive de nome. E começa a ser chamado por Adrian. Quanto a Lindy… eu sempre vou simpatizar com personagens que tem o gosto tão refinado para gostar de livros. Eu sei que parece clichê dizer isso, mas elas sempre me cativam por que demonstram ser mais inteligentes. Ela é doce, compreensiva e humilde. Ele vai conquistando a Lindy de uma forma tão doce, tenra que no final fica impossível você mesmo não ter se apaixonado.

Outro ponto interessante foi que a autora criou um chat (mais um elemento atual), um grupo de apoio para outros seres como o A Fera, é extremamente engraçado ver essas conversas com eles.

A edição ficou linda, a diagramação é simples, mas muito charmosa. Na parte detrás vamos ter bem sutilmente desenhos de rosas *-* E na capa eles colocaram a mesma do filme, mas em tamanho reduzido para que não ficasse parecendo um pôster. Um livro super recomendado. É aquele que todos sabemos como começa, como flui, como termina. Mas que você não pode deixar de ter na sua estante.

21 Comentários

  1. Nunca imaginei que era adaptação da história ‘A bela e a fera’.
    É a primeira resenha que leio sobre esse livro com total atenção. Quero ele, urgente. Parece ser maravilhoso.

    Beijos
    @LeitoraIncomum

  2. Ana disse:

    ah eu achei essa capa muito linda, amei a resenha to louca para ler esse livro agora kkk.
    Beijos

    http://secretsofbook.blogspot.com/

  3. Erica_M disse:

    Já estava encantada com o que diziam do livro. E essa resenha me conquistou mais ainda. Adoro a história da Bella e a Fera. Acho que tem um valor muito grande para as pessoas, pela sua moral. E fazer uma adaptação de um clássico, com certeza não é fácil. Mas com todos os elogios que já li sobre A Fera (principalmente o seu), acho que a escritora conseguiu alcançar seu objetivo de forma honrosa. A vontade de ler o livro aumentou e muito!
    Ótima resenha! Parabéns!

    bjoos

  4. Vanessa Paiva disse:

    Quero mt ler o livro antes de ver o filme…mas sei que isso será praticamente impossível…uma pq não tenho previsão de quando irei comprá-lo (a verba anda curta…rs) e outra pq o filme logo estará nas telonas…e eu não irei aguentar ficar sem ir ao cinema…então…terei que fazer o inverso do que estou acostumada…ver o filme e depois ler o livro…mas faz parte.

    Já sabia que o livro é um conto de fadas moderno…e por esse motivo tenho certeza que ele tem muitos pontos positivos. Para mim o primordial é a abordagem do preconceito (o bulliyng velado) e a forma como a autora trata isso (leve e romântico)…mostrando que as pessoas não são só aparência…para falar a verdade…as pessoas são sentimentos e essência…e se são do bem…ela se torna uma pessoa bonita e agradável. O que adianta uma árvora frondosa sem frutos bons? Ela será apenas casca neh?

    O livro acaba trazendo uma boa reflexão para aqueles mais atentos…”o que você quer ser?…a árvore bonita mas cascuda, ou a árvore meio torta com bons frutos?”

    Espero que as pessoas…tenham essa noção. É claro que podemos suspirar pelas partes românticas…chorar nas dramáticas…mas acima de tudo…trazer para o nosso dia-a-dia que aparência não é tudo e que em algum momento as pessoas irão nos enxergar como somos de verdade.

    Parabéns pela resenha…!!!

  5. Vivi disse:

    Simplesmente amei a resenha!! Eu quero esse livro aqui na minha estante!!!

    Bjokas!!

    Vivi
    Empório dos Livros

  6. Lilian's disse:

    Achei que não do novo formato, mas me interessou muito!
    Amo o original, uma história de amor linda.
    Adorei a capa, quero pra já =]

    Parabéns pela resenha e pelo blog.

  7. Hope Lavelle disse:

    Ah, quero tanto ler esse livro. Admito que não aguentei e assisti o filme antes, mas o filme é tão fofinho *-*
    O livro deve ser lindo!

    Beijos, Hope
    @HLavelle

  8. Cynthia. disse:

    Apesar de eu gostas bastante de adaptações, sempre desconfio delas. Nem todas possuem uma proposta de releitura realmente interessante, mas esse livro é bem curioso. Parece se uma história descontraída, divertida e também bem escrita. 🙂

    Gostei, nem sabia que tinha um filme (como comentaram). Mas acho que, se for pra conferir, vou no livro primeiro, hehe.

    Um abraço!
    http://ninanoespelho.blogspot.com

  9. Eu ganhei ele numa promo de um blog parceiro Raphs *-* Ele chegou aqui em casa e estou louca para começar a leitura, a diagramação é linda *-*
    Resenha maravilhosa amiga *-* Já assistiou o filme? Quero ver, tem muita gente falando da adaptação dele pros cinemas..

    bjs,
    Aninha – Ofício dos Livros

  10. Franciane disse:

    É engraçado, mas eu já passei na frente deste livro algumas vezes e nunca tinha me tocado que se tratava da velha história da Bela e a Fera, a história da infância que eu mais amo. Depois que descobri este detalhe no entanto passei a surtar com o livro, está na minha lista de futuras aquisições, quero ele na minha estante o mais rápido possível!
    Estou muito curiosa, com uma vontade louca de conhecer Alex e Lindy e me apaixonar novamente pela Fera, porque é o que eu sempre faço independente da versão. Na versão disney gostei tanto dele… rs
    Gostei bastante da resenha e do blog, é a primeira de mts visitas que farei!

  11. Taly disse:

    Eu estou doida pra ler esse livro, mesmo, mesmo!! Eu pedi pra Record, mas não tava mais disponível DD:

    A sua resenha só me deixou ainda mais curiosa Raphaa, parabéns ficou muito boa!!

    Beeijos!
    Talita Helen
    etcoetra.blog.br

  12. Davi Ferreira disse:

    gostei bastante do seu blog
    espero que vc consiga chegar aos 1000 seguidores antes do ano acaba
    seguindo o seu blog
    se puder passa no meu http://cidadedoslivrosfantasticos.blogspot.com/

  13. Isabelly disse:

    Amei a resenha! Quero muito ler esse livro… Já vi o filme e agora quero ler o livro.

    Beijos,
    Bells – Just a Girl

  14. Juliana disse:

    Eu li esse livro no meio do ano passado e simplesmente AMEI *-* Sou completamente apaixonada por ‘A Bela e a Fera’ e ‘A Fera’ foi uma agradável surpresa *-*

    Até chorei no final, mesmo já sabendo como termina a história, no fim das contas hahahahaha

    Beijoooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

  15. Carla Menezes disse:

    Eu li o livro na versão original, em inglês, quando o meu próprio era tãaaaao arranhado, que só deu pra entender realmente a história em si, alguns desdobramentos eu só consegui entender assistindo ao filme – que eu não gostei 🙁 – o Kyle é apaixonante, e toda essa história de versão moderna de Beauty and the Beast realmente convence! Adorei a resenha, espero poder ler o livro em Português também haha

    Carla
    livroepipoca.blogspot.com

  16. Anonymous disse:

    Eu voou compra esse LIVRO eu ameei de mais a RESENHA ee já assistii o fiilme ee ameei ele eé mt LINDO até quando ele fica feeio ele eé LINDO *–*

  17. Eu ainda não li esse livro não, mas já vi o filme , e gostei muito.O Kyle é um amor,achei lindo o filme, e estou super ansiosa para ler o livro.
    Como sempre Rah sua resenha está MARAVILHOSA.
    Parabéns florzinha!

    Beijos

    Jéssica
    Vivendo Livros.

  18. Bruna Donini disse:

    Ah, A Bela e a Fera é o meu conto de fadas preferido! Estou louca para ler esse livro há algum tempo, e não quero ver o filme antes de lê-lo.
    Adorei a resenha, parabéns!

    Beijos =*

  19. Lu Piras disse:

    Dizem que o livro é bem melhor que o filme. Eu já li o livro e vi o filme (aham) e, por mais que eu adore o Alex Pettyfer (gatíssimo e tudo de bom!), fiquei decepcionada. Não gostei da escolha da atriz para Lindy e acho que o filme poderia ter ficado muito melhor!! Alguma coisa desandou.

    A resenha está ótima, deu vontade de ler o livro de novo!

    Beijocas,

    Lu (do blog de Equinócio)

  20. eu JÁ TINHA OUVIDO SOBRE ESTE LIVRO SÓ QUE NÃO IMAGINEI QUE ELE SERIA TÃO VOLUPIOSO NO SENTIDO ATRATIVO DE LEITURA,GOSTEI DA ADAPTAÇÃO E PRETENDO ME INFILTRAR NA LEITURA O MAIS BREVE POSSÍVEL.AQUI QUEM VOS FALA É KARLA CRISTINE,MEU E-MAIL CASO PRECISEM É KARLAECARLOSJUNIOR@HOTMAIL.COM E A RESENHA ESTÁ EXCELENTE,ENTENDI BEM O CONTEXTO DA HISTÓRIA.

  21. Hannah Monise disse:

    Awn! Amei a resenha! Será o próximo livro que vou ler depois de UHdS e você me deixou mais animada para lê-lo! *-*
    Deve ser liiindo com tudo isso o que vc descreveu.
    Beijos

    @secretsofbook
    http://secretsofbook.blogspot.com

Todos os comentários passam por aprovação, antes de aparecerem aqui! Vamos ler e responder todo mundo com muito carinho!

Nome: Email: Website:
Protected by WP Anti Spam

Assista aos Vídeos
Equalize da Leitura © 2010 - 2016 ♥ Todos os direitos reservados
Tema desenvolvido por Débora M.