Editora Arqueiro, Resenhas

Título: O Diário de Suzana Para Nicolas
Título Original: Suzanne’s Diary for Nicolas
Autor: James Patterson
Tradução: Cássia Zanon
Páginas: 224
Ano: 2011
Editora: Arqueiro

 Livro no Skoob

Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. 
Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. 
Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. 
Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. 
O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou. 
Eu recebi o livro da editora Arqueiro, e ele veio em um lindo kit com um botton enorme e uma caixinha de lenços. Durante a leitura do livro eu consegui compreender os motivos da caixinha. É impossível voce não derramar uma lágrimazinha sequer lendo o livro. E sinceramente, se você não se emocionou, que pessoa é você?
Matt Harrison rompe seu relacionamento com a jovem Katie Wilkinson, que não consegue entender os motivos do rompimento, até por que ela o ajudou na publicação de seu livros de poesias e os dois apaixonados, bem a la ‘somos feitos um para o outro’. Então, o que mudou de uma hora para outra para que ele agisse dessa maneira, abandonando – a sem qualquer explicação aparente? Porém, no dia seguinte ao término do compromisso, Matt envia para Katie uma pacote que contém um diário. O diário de Suzana para Nicolas. O diário que a sua mulher escreveu para seu filho. O diário que irá explicar tudo o que aconteceu, que conta como Suzana conheceu Matt. Que conta casos diários do amor dos pais por essa pequena criança encantadora. O diário que irá influenciar na vida do Matt e da Katie. O diário que irá revelar todos os segredos, os amores, as paixões, as dificuldades e toda a história por trás dessa pequena família. O diário que irá fazer Katie entender tudo o que aconteceu.
Nunca planejei me apaixonar por você, mas me apaixonei.
Eu nunca tinha lido nenhum livro do James Paterson, apesar de ouvir elogios regorzijantes a respeito de seu trabalho como escritor. Porém, eu pensava que a suas história seria algo mais próximo do que o Harlan Coben escreve. O que eu simplesmente posso falar que é formidável ler um livro desses. Que é encantador ler uma história tão marcante, com uma escrita tão cheia de sentimentos quanto eu duvidava que um homem fosse capaz de escrever. Mas como eu disse na minha resenha de A Promessa, eu fico surpresa quando homens conseguem expressar tão bem os sentimentos de uma mulher – parece algo tão ilógico na minha cabeça -, e o James faz isso com uma delicadeza tão profunda, com uma quantidade de detalhes pequenos mas que se tornam tão reais, que mais uma vez eu senti como se estivesse dentro da história, como em um sonho em que eu não participo diretamente, mas vejo as coisas acontecerem ao meu redor.

A Suzana escreve com tanto amor e carinho para o Nicolas que é impossível seus olhos não lacrimejarem dos pequenos acontecimentos que ocorreram que ela resgistrou, como por exemplo:

A outra coisa que sempre faz você dar risada é “uni, duni, tê”. Não sei por quê. Talvez seja o som ou o ritmo das palavras. Só que, quando chegamos ao “sorvete colorê”, você já está dando gargalhadas.
 Página: 25

E aos poucos vamos descobrindo todos os segredos, e nos apaixonando por essa história. Confesso que foi um livro que me fez soluçar ainda mais pela dose de tristeza que ele possui. Quem for ter esse livro, precisa estar preparado para ler algo realmente bom, realmente emocionante, realmente lindo, mas com aquele toque melancólico que ultimamente tem tanto aparecido. 

E apesar da Katie conhecer a vida da Suzana e do Nicolas através das palavras da mesma no diário, em momento nenhum ela passa o sentimento de raiva ou ódio. Pelo contrário, você sofre e sorri com ela nos momentos da leitura. Ela entende, por que o mesmo poderia acontecer com ela. E o James fez isso: ele criou personagens no qual você não sabe escolher um preferido.

É um livro espetacular, todas as resenhas positivas são pequenas diante do trabalho primoroso realizado pelo autor. A diagramação do livro é simples, mas isso não importa. O que importa é que você tem a oportunidade de ler algo tão especial. Apenas no final do livro algo me incomodou bastante, que foi um gesto que o Matt faz para a Katie. Na minha opinião, era algo tão singular e único que deveria ter sido mantido, não compartilhado. Desculpa, eu não quero soltar spoillers, mas está sendo dificil quando se tem que escrever sobre este livro. Minhas última palavras: leiam.

24 Comentários

  1. Lidiane Ster disse:

    Linda sua resenha e lindo o livro.
    Nem preciso ler para saber, só o resumo no início já promete isso, mas você confirmou que realmente é um livro encantador. Sou boba choro fácil quando estou lendo, então já sei que preciso comprar um caixinha de lenços junto com o livro, ainda não tenho filhos, mas acho esse amor que une mãe e filho uma das coisas mais linda do mundo,não precisa ser mãe pra saber, afial somos filhos. E já estou curiosa querendo saber o que aconteceu afinal, que segredos são esses.
    Espero que a pesar de triste não seja terrível. Que seja um daqueles livros que faz a gente chorar, de emoção e sim, bem um pouco de tristeza, mas que tenha um final tocante, porém feliz, que satisfaça ao invés de consumir.
    Lindo, quero lê-lo. Parece um daqueles livros que tem um jeito doce e carinhoso. Acabei de me lembrar de O Catador de Conchas, não sei se já leu mas ele é assim. Satisfaz.

  2. Erica_M disse:

    Ainda estava com dúvida se comprava esse livro. Já tinha lido um resenha super fofa e apaixonante sobre a história. E assim como a sua resenha eu já me apaixonei pela história. Com certeza vou comprar! *.*
    Fico muito impressionada como os homens hoje em dia estão escrevendo romance tão bem ( ou até melhor )quanto algumas mulheres.
    A resenha ficou linda! Gostei de verdade! Como sempre você conseguiu passar muito bem os seus sentimentos em relação ao livro! Parabéns!

    Bjoos
    http://leiturarecomendada.blogspot.com/

  3. Oi Raphinha!
    Que resenha linda, super tocante! Dá para notar que você expôs tudo o que você sentiu durante a leitura do livro!
    Já queria ler esse livro, mas depois dessa resenha linda e magnífica, fiquei super ansiosa para ler! Tenho certeza de que vou chorar, sou mole para essas coisas hahahaha
    Parabéns por mais uma resenha super bem escrita e que realmente nos instiga a ler o livro!
    Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Tem post novo no blog: Retrospectiva Literária 2011. Passa lá!
    Feliz Ano Novo! Muita paz, saúde, amor, bênçãos e sucesso!
    Que todos os seus sonhos se realizem, sempre!
    Beijos, Nathi
    @bookswonderland
    Books in Wonderland

  4. RAFA,ME DEIXASTE COM A PULGA ATRÁS DA ORELHA COM ESTE LIVRO,QUERO LÊ-LO MAS É QUE TEREI QUE ESPERAR O MOMENTO CERTO,SUA RESENHA NÃO FOI ÓTIMA,FOI…COMO POSSO DIZER?ESPETACULAR!CONTINUE ESCREVENDO RESENHAS ASSIM FLOR,SEMPRE LEREI ELAS.

  5. Matheus disse:

    Raaphs <3

    Eu não consegui pegar este livro pela arqueiro, mas preciso compralo pra ONTEM <3
    Sua resenha é tão cute que eu me perco lendo as vezes, tipo essa <3 adooro Raphs!

    Beijo
    Matheus
    http://www.livrosebiscoito.blogspot.com

  6. Leeh disse:

    Awwwwwwwwwww, Rapha!
    eu AMEI a resenha, sério. Deu pra perceber que foi de coração e deu muita vontade de ler, também ): nunca li nada desse autor, mas nossa… pelo jeito vale realmente a pena!
    E tenho certeza que eu vou chorar bastante lendo esse livro IUOSDHPIASUDF mas foi pra lista! <3

  7. Hannah Monise disse:

    Nossa, que resenha de novo, hein Rapha?
    Eu adoro livros que me fazem derramar lágrimas, pensar, me colocar no lugar dos personagens… Amei a sinopse e a resenha, parabéns! Quero muito ler o livro agora, haha. *-*
    Beijos

    Secrets of Book

  8. Carla Menezes disse:

    WOW. Eu adoro livros que me fazem chorar, e esse que o kit já veio com uma caixinha de lenços? Adorei haha Quero muito ler. Fiquei curiosa para saber o que Matt fez para Katie no final do livro! Rapha me deixando curiosa, grrrrr
    Pelas partes que você ressaltou, parece algo escrito com tanto carinho, uma simplicidade no livro… quero ler!!!

  9. Chorar eu sei que eu não vou quando ler (me emociono, mas derramar lágrimas é difícil rsrsrs). Sei que com certeza terei grandes emoções durante a leitura.
    Ganhei esse livro em uma promoção e estou ansiosa esperando que ele chegue logo.
    Muito linda a resenha Raphinha.
    Feliz 2012 querida.
    Beijos
    @LeitoraIncomum

  10. Rafa Oliveira disse:

    Nossa confesso que quando vi o livro não me pareceu muito interessante,e não foi por causa da capa( ela é maravilhosa).Porém depois de ler a resenha passei a achar o livro muito interessante e assim que tiver a oportunidade vou ler.
    Rafa 🙂
    Blog Melody

  11. Vanessa Paiva disse:

    Não li o livro…mas vi o filme “Um diário para Nicolas”…e chorei horrores…o filme é lindo…mas é claro que o livro deve ser bem melhor…como ainda não li não posso fazer comparações…mas recomendo o filme com certeza…já tem em DVD. Se vc for assistir, depois me diz se não precisou de mais uma caixinha de lenços…rs.

    Bjos Raphinha.

  12. Fefa disse:

    Essa é a segunda resenha positive desse livro. E parece ser muito legal mesmo, cada vez mais eu fico mais curiosa para ler esse livro.

    Bjoss
    http://entreumlivroeoutro.blogspot.com

  13. Lariane disse:

    Que resenha MARAVILHOSA!
    Preciso ler muito esse livro.

    James parece ser bom demais.

    Beijocas,
    Lariane – Leituras & Devaneios

  14. Juliana disse:

    Nhaaaain, todo mundo fala tão bem desse livro, Rapha *-*

    Eu quero muito ler, mas é um livro que eu preciso respirar fundo pra pegar, porque não sou muito fã de dramas. Preciso deixar um livro bem feliz pra depois hahahahaha

    Outra vez, concordo com você na questão de que é completamente ilógico um homem entender os sentimentos de uma mulher hahahaha

    E… droga, não sei mais o que falar, só que sua resenha ficou linda e absoluta e que eu quero ler esse livro ;_;

    Beijoooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

  15. cristiane disse:

    Um livro com uma historia (aparentemente) linda e que eu queria demais. Louca por encontrar o filme mas não acho…Desisti disso a tempos já…Não acha!!! É inacreditável como não acha. Só em outra línguas. Caramba…eu vejo e vejo resenhas e mais resenhas desse livro e fico querendo, aí, pobre e ferrada como eu, fico babando por mais um livro que não vou ter. xD show!! EU QUERO ESSE LIVRO MAEEEEEE!!! =P

  16. Camila Moura disse:

    Pra quem me conhece, sabe que não é nenhuma novidade que não gosto de romances. Não sei porque prefiro a ação, o sangue, o drama. O autor tem que ser muito bom para me fazer gostar de um romance. Na verdade, todos os romances que eu gostei nem eram romances propriamente ditos. Eram mais… Bom, aventura com um pouco de romance. Bem pouco. Nunca li James Paterson nem Nicholas Sparks (eu sei, eu sei, quase um crime literário). Bom, talvez, se surgir a oportunidade, eu leia a oportunidade, mas é REALMENTE difícil.

  17. J.F Silva disse:

    Ah eu amei o livro e a sua resenha está muito bonitaaa Rapha!

    Também fiz resenha dele no meu blog http://escritasobreatela.blogspot.com/2011/12/promocao-um-homem-de-sorte.html

  18. Mariana disse:

    Acho que vou precisar de muitos lenços para esse livro, mas confesso que no começo eu me revoltei ao saber que ele mandou um diário contando a história da vida dele com outra mulher. Mas vou ler antes de julgar, quero entender porque ele fez isso e porque todo mundo diz que esse livro é tão bom. Obrigada pela resenha, beeijos!

  19. Lilian's disse:

    Hahaha é bem sugestivo quando lhe enviam uma caixa de lenço e um livro, mas mesmo assim parece ser uma resenha que vale a pena.
    Gostei muito e também tenho ouvido falar positivamente dele há algum tempo. Uma feliz leitura futura (não na tpm, óbvio)

    bjos

  20. Que perfeita essa resenha!
    Já estava com vontade de ler, mas depois dessa resenha minha vontade é de ir correndo na livraria!
    Eu já imaginava que a caixinha de lenços era porque o livro é triste, mas a história é bem diferente do que eu imaginava.
    Parabéns pela sua escrita, Rapha.

    Beijones,
    Amanda Melanie
    Literatura em Série

  21. LuCía disse:

    Hola, Raphaela!
    He llegado aquí por tu comentario en mi blog respecto a este libro, El Diario de Suzanne. Me alegra que te guste mi crítica, me pareció un libro estupendo. Para ser estudiante de español, te expresas muy bien -es difícil hablar otro idioma fluidamente.
    Yo no conozco tu idioma, pero me he ayudado de Google Traductor para entender tu entrada sobre la novela. Espero que sigas alimentando tu amor por la lectura, yo haré lo mismo.
    Saludos,

    Lucía.

  22. Gosto muito dos livros da JP, este livro ainda não tive oportunidade de ler, mas assim que der não vou perder a chande. Bjs, Rose.

  23. Oi Raphs! A capa do livro é muito linda! Diante de tantas resenhas positivas e elogios que venho lendo do autor (tanto para esta obra, quando para os seus thrilles policiais) definitivamente preciso ler, ainda mais que amo romances, dramas bem escritos *-*
    Gostei muito da resenha e o que você ressaltou dos personagens, estes sempre me cativam.

    bjs,
    Ana Lu
    @oficiodoslivros

Todos os comentários passam por aprovação, antes de aparecerem aqui! Vamos ler e responder todo mundo com muito carinho!

Nome: Email: Website:
Protected by WP Anti Spam

Assista aos Vídeos
Equalize da Leitura © 2010 - 2016 ♥ Todos os direitos reservados
Tema desenvolvido por Débora M.