Novos Talentos BR, Resenhas
gsTítulo: Como Romeu e Julieta Título original: Autor: Nina Auras Ano: 2011 Editora: Novos Talentos Número de páginas: 200

Recebi o livro de parceria com a jovem autora Nina Auras. 🙂

Quando se muda para sua nova casa em Cracóvia na Polônia, uma garota encontra um diário. E curiosa como só sendo, já nas primeiras horas na casa nova começa a ler o mesmo, ansiosa para desvendar o mistério de alguma páginas arrancadas. Então conhece a história de Julia Leinster, uma jovem filha de um comerciante que vive na época depois da 2ª Guerra Mundial. Além de todos os tormentos por causa da guerra que está assolando o mundo, Julia ainda tem que lidar com uma família um pouco problemática: um irmão doente e quase morrendo, uma irmã problemática, uma mãe neurótica e um pai viajante e ausente. E no meio de tantas emoções conturbadas, ela tenta manter as próprias no controle, para não decidir erroneamente alguns fatos da sua vida, coisa que acontece, naturalmente. Só que tudo muda, quando um prisioneiro consegue fugir e no meio da noite bate à sua porta. Julia, assustada com a cena, resolve cuidar a abrigar esse homem que ela descobre depois ser um judeu: Adam. Como toda essa história irá terminar, quando segredos serão revelados, mesmo que demore? O que acontecerá com Julia quando percebe que está apaixonada por Adam?

Devo dizer que é um livro espetacular, apesar de ter dois pontos que me incomodaram um pouco, que eu falarei deles mais adiante. A minha surpresa inicial foi saber que uma garota de 14 anos escreve tão, tão bem. O uso e a escolha das palavras se encaixam perfeitamente, com uma narrativa fluida e sem enrolação, com o uso de algumas palavras pouco utilizadas e que trazem ao texto mais riqueza. A escrita da Nina é magnífica. É dosada e totalmente madura. É ter o dom desde cedo para escrever e não comprometer sua história com pequenos deslizes amadores, pelo contrário. Escreveu algo tão belo que eu tenho certeza que vocês ficariam encantados – e até surpresos – com a capacidade desta menina. Tudo vai se encaixando perfeitamente que eu posso ouvi – los dizer: Não é o primeiro livro dela.

Me encanta muitíssimo histórias que aconteceram nessa época tão conturbada e cheia de maldade. E quando é uma história de amor então, meu coração chega suspira. Então, nem preciso dizer que amei ler algo a mais a respeito, né? Os personagens são bem construídos e tem sua histórias contadas de acordo vamos avançando com a leitura. O Adam me conquistou muito. No meio de tanto sofrimento, ele conseguia ser gentil e educado com a Julia, cuidando dela e fazendo – a se sentir melhor diante de todos os problemas que estava passando. Ele consegue conquistar o coração dela pouco a pouco exatamente por isso: por que ele tem o coração puro. Não deixou que a guerra tomasse de conta de seu ser totalmente. Porém…

Em alguns momentos da narração eu sinto que a linguagem usada pela Julia não é mais adequada para garotas da idade dela e na época vivida, coisa que eu não julgo mal feito da Nina, já que essa época é complicada de escrever e é muito comum que coloquemos elementos – mesmo que involuntariamente – atuais. E outra coisa que me fez ficar meia biruta das ideias foi o final. Eu não vou comentar muito aqui com vocês para não soltar spoiller, mas não foi algo que me agradou totalmente… Os motivos? Só lendo para saber.

0 Comentários

Todos os comentários passam por aprovação, antes de aparecerem aqui! Vamos ler e responder todo mundo com muito carinho!

Nome: Email: Website:
Protected by WP Anti Spam

Assista aos Vídeos
[wonderplugin_carousel id="2"]
Equalize da Leitura © 2010 - 2016 ♥ Todos os direitos reservados
Tema desenvolvido por Débora M.