Editora Arqueiro, Resenhas
gsTítulo: A Linguagem das Flores Título original: The Language of Flowers Autor: Vanessa Diffenbaugh Ano: 2011 Editora: Arqueiro Número de páginas: 326

Eu o li todo e se um dia eu precisar mandar flores para alguém, com certeza irei consultar.

Victória Jones viveu toda a sua vida sendo jogada de casa em casa, sem conhecer o amor de verdade por parte dos seus ‘pais adotivos’. Foi maltratada, agredida, machucada. E por causa de toda a situação e confusão que a sua vida é, ela acaba se tornando uma criança introvertida, desconfiada, um tantinho mal educada e inteligente. Ela pensou que iria ficar sendo jogada de lar em lar até alcançar sua maioridade, porém, ela não imaginava que Elizabeth entraria na sua vida. E que essa mulher colocaria todos os seus esforços para conquistar não apenas Victória, mas seu coração e sua alma, mostrando o poder do amor e das flores.

– Estou falando da linguagem das flores – disse Elizabeth. – Ela surgiu na era vitoriana, quando as pessoas ainda se comunicavam por meio das flores. Ao receber um buquê de um rapaz, as moças corriam para casa a fim de tentar decifrar sua mensagem secreta. Rosas vermelhas significam amor, as amarelas infidelidade. Então os homens precisavam escolher as flores com cuidado.

É um livro incrível. A autora escolhe combinações de palavras que faz com que a leitura se torne real, porque você sabe realmente que esse tipo de situação acontece com diversas pessoas ao redor do mundo. As situações que a Vitória passa, de dormir na rua e passar dias com fome, são tão tristes e mesmo assim ela usa a seu favor o único conhecimento que ela tem. E como vamos do passado dela – momentos no orfanatos e como ela conhece Elizabeth – ao momento em que é emancipada – que começa a trabalhar em uma floricultura e conhece Grant – , temos em primeira pessoa a perspectiva toda de como tudo aconteceu.

Seus olhos voltaram depressa para o meu rosto. Eu o encarei. Havia algo de perturbador em seu olhar – um lampejo de reconhecimento – que chamou minha atenção. Ao analisá-lo, minha primeira impressão foi a de que se tratava de um homem que havia lutado tanto quanto eu, ainda que de maneira diferente.

A Victória as vezes me fazia sentir ódio. E depois eu sentia compaixão. Ela comete erros que a persegue ainda na fase adulta. Mas depois que eu entendi a história, é impossível ficar com raiva, mesmo que os meios dela chamar a atenção de Elizabeth tenham sido um tanto traiçoeiras, uma vez que as consequências foram graves. Mas… com a Elizabeth ela vai aprendendo a amar. E ela começa a sentir que é realmente amada e querida. E não quer perder isso, então quando se sentiu ameaçada, não pensou duas vezes antes de agir.

O Grant foi um personagem que me conquistou desde o momento em que eu o descobri, por que ele desafiava a Victória, não tinha medo de encará – la. Além de ser um personagem muito importante, com uma personalidade linda, ela ajuda a Vic a contruir um novo dicionário com a linguagem das flores.

– Você acha realmente que é o único ser humano que tem defeitos imperdoáveis? Que foi magoado a ponto de entrar em colapso?

A Linguagem das Flores é antes de tudo um livro sensível. Eu nunca me interessei por flores ou mundo delas e eu sou completamente leiga no assunto. E com esse livro eu descobri que elas são mais do que simples presentes que se dão em uma ocasião. Cada uma delas tem um significado. E quando você passa a acreditar, elas começam a influenciar a sua vida com a sua beleza.

Impossível não terminar de ler com algumas lágrimas escorrendo pelo rosto. A Linguagem das Flores é um livro bem escrito, com um ótimo trabalho feito pela editora Arqueiro aqui no Brasil. E quem além de tudo, acrescenta tanto em você. Quando você começa a ler é uma pessoa. Mas depois de absolver todas essas belas linhas, com certeza você não será o mesmo. Até por que você conhecerá a linguagem das flores.

Um detalhe lindo: no final do livro, vocês encontram o dicionário com a linguagem das flores feito pela Victóra. Eu o li todo e se um dia eu precisar mandar flores para alguém, com certeza irei consultar.

0 Comentários

Todos os comentários passam por aprovação, antes de aparecerem aqui! Vamos ler e responder todo mundo com muito carinho!

Nome: Email: Website:
Protected by WP Anti Spam

Assista aos Vídeos
[wonderplugin_carousel id="2"]
Equalize da Leitura © 2010 - 2016 ♥ Todos os direitos reservados
Tema desenvolvido por Débora M.