Editora Novo Conceito, Filmes Baseados em Livros, Resenhas

gsTítulo: Morte e Vida de Charlie St. Cloud Título original: The Death and Life of Charlie St. Cloud Autor: Ben Sherwood Ano: 2010 Editora: Novo Conceito Número de páginas: 282

O autor soube explorar a história com sutileza. Tanto, que se qualquer pessoa me perguntar eu sempre vou dizer que esse livro quem escreveu foi o Nicholas Sparks!

Charlie e Sam St. Cloud são dois irmãos inseparáveis, no melhor estilo, compartilham tudo. São amigos fiéis, companheiros alegres, felizes, cheio de segredos. E apesar da diferença de idade, isso não os atrapalha. Decididos a assistirem um jogo baseball do time favorito, Charlie pega o carro da vizinha e parte para a aventura com o irmão e o cachorro. Charlie promete cuidar de Sam, mas ele não esperava que fosse bater o carro. Florio, um paramédico que chega para resgatar os garotos, não desisti de salvar a vida dos irmãos. Entre a vida e a morte, em uma outra dimensão, eles prometem que nunca irão se separar. Mas o coração de Sam para. E o de Charlie não. E quando ele acorda, descobre que recebeu um dom. O dom de ver as pessoas que já morreram, inclusive Sam.

Treze anos depois, Charlie ainda brinca com o irmão, joga baseball, conversam e riem, e o principal: estão juntos. Charlie cumpriu a sua promessa de se manter sempre com Sam e não consegue abandonar o garoto, ele é a sua única família. E Charlie agora trabalha e vive no cemitério, para ficar perto do irmão. Mas sua vida muda quando ele conhece Tess, uma bela navegadora que está se preparando para velejar o mundo. Só que, Charlie conhece Tess com o seu dom, na sua forma espiritual. E percebe que ela está com sérios problemas. E agora, uma decisão tem que ser tomada: ele segue sua jornada em busca de Tess para salva – la ou se mantém perto do irmão, culpado por um acidente que aconteceu há tanto tempo?

– Há uma época para cada coisa – ele entoava – Um tempo para profissão na Terra. Tempo para nascer, tempo para morrer; tempo de plantar, tempo de colher o que foi plantado; tempo para chorar, tempo para rir; tempo para lamentar, tempo para dançar; tempo para buscar, tempo para perder; tempo para amar, tempo para odiar…

Já faz alguns meses que eu li esse livro, mas sempre que eu pelo menos pensar em algum fato que acontece nele, eu vou me emocionar. Apesar de algumas resenhas dizerem que o livro é morno, que se mantém na mesma linha sempre e blá, eu o achei simplesmente magnífico. A história de amor do Charlie e do Sam ultrapassou as barreiras da morte. É tão lindo o relacionamento de ambos, a vontade de ficar juntos. Claro, isso não é uma boa condição pra se ficar a vida inteira, estacionado em apenas um estágio da sua vida e sentir culpado pelo que aconteceu. Mas tem um conflito de sentimentos muito grande, não apenas de amor fraternal.

O autor soube explorar a história com sutileza. Tanto, que se qualquer pessoa me perguntar eu sempre vou dizer que esse livro quem escreveu foi o Nicholas Sparks! A escrita dos dois autores são muito parecidas e o modo de conduzir a história também. É um livro que fala sobre amor, superação e o desapego de determinadas coisas da vida. Não é um livro espírita. É um livro espiritual, que vai falar em alguns pontos a respeito da linha tênue da vida e da morte, e como cada pessoa tem seu modo de superar a dor.

Eu, particularmente, vi o livro como uma lição e os que tem esse poder sobre mim, tem um canto mais do que especial no meu coração. Quando amamos muito uma pessoa, claro que não queremos que ela vá embora de nossa vida. Mas, mesmo que demore, percebemos depois que ficar insistindo para que ela fique conosco talvez não seja a melhor decisão. Você não consegue viver. E não vai deixar quem você ama bem também. E o livro demonstra muito bem como superar isso.

2 Comentários

  1. Silmara disse:

    Iniciei hoje a leitura de Morte e Vida de Charlie St. Cloud;e, assim que iniciei a leitura pensei: “Estou lendo um livro do Sparks”. Muito parecida com a escrita dele, realmente.
    Beijos Rafa.

Todos os comentários passam por aprovação, antes de aparecerem aqui! Vamos ler e responder todo mundo com muito carinho!

Nome: Email: Website:
Protected by WP Anti Spam

Assista aos Vídeos
Equalize da Leitura © 2010 - 2016 ♥ Todos os direitos reservados
Tema desenvolvido por Débora M.