Editora Rocco, Filmes Baseados em Livros, Resenhas

Título: Três Metros Acima do Céu
Título Original: Tre Metri Sopra il Cielo
Autor: Federico Moccia
Tradução: Mario Fondelli
Páginas: 359
Ano: 2005
Editora: Rocco

 Livro no Skoob

‘Três metros acima do céu’ circulou por décadas em copias xerox entre os jovens italianos, embalando os romances de milhares de adolescentes. Relançado em 2004, numa versão atualizada pelo próprio autor, o livro de Federico Moccia é um relato emocionante sobre amor, sonho e melancolia, narrado com a revolta e a poesia típica daqueles que tem pressa de viver.

Eu comprei o livro no ano passado e falei que seria o primeiro que eu iria ler esse ano e assim o fiz. Eu já posso ser sincera com vocês já no início dessa resenha? Eu não sei como começar a escrever o turbilhão de emoções e sentimentos que esse livro me trouxe e me trás até hoje, apenas se eu penso em olhá – lo. Eu costumo dizer que eu tenho uma relação de amor e ódio com o autor, Federico Moccia. E é verdade. Depois que eu terminei esse livro ficou ainda mais evidente que não é posssível apenas amá – lo por escrever belíssimas histórias. Chega um momento em que você vai odiá – lo por ser tão realista. E não vai conseguir fugir. Porque as palavras dele vão conseguir te fisgar de qualquer forma e você vai se deixar levar por ele…

O nosso casal de protagonistas desse livro são: Babi e Steph. Babi é uma garota perfeita, que tem de tudo e do melhor. Estuda em boa escola, faz parte de uma família influente, linda e rica. Ele, cheio de problemas, participa de raxas de moto pela ruas de Roma, é forte, lindo de um modo misterioso que chega a ser perigoso. E apesar do seu jeito arrogante, consegue conquistar Babi. E um amor tão lindo e puro começa. E é impossível não suspirar e ler todas as confusões desses dois.

Estou feliz. Nunca me senti tão bem na minha vida. E você?
– Eu? – Step a abraça com força. — Melhor do que nunca.
– A ponto de poder alcançar o céu?
– Não exatamente.
– Como assim?
– Estou a pelo menos três metros acima dele!

Três Metros Acima do Céu pode parecer mais uma história clichê de dois adolescentes que se apaixonam, só que mais uma vez Federico consegue transformar um tema tão saturado em algo maravilhoso, encantador, que vai fazer quem está lendo querer viver realmente tudo o que está descrito. Em uma cidade onde o amor transpira, com uma boa dose de rebeldia da juventude, de paixões intensas e impulsivas, é impossível não se enamorar de verdade por todo o conjunto. E é marcante perceber como cada um se sujeita à mudanças para que o outro fique bem. A Babi enfrenta os pais, o Steph enfrenta os ‘amigos’. O autor trás elementos encantadores, frases marcantes, palavras sutis, uma escrita quase meláncolica, com um toque engraçado.

É gostoso ver as mudanças do Step em relação a Babi e a si mesmo. O quão carinhoso ele pode ser e que nessa pinta de bad boy existe sim um cara que pode ser apaixonado, cuidadoso, romântico e lindo! *suspira* Eu A – M – O  personagens como o Steph! E é por isso que eu me apeguei tanto a ele. A Babi nunca foi a minha personagem favorita, e quando chega ao final do livro eu falo: Definitivamente, eu te odeio. Como sempre, temos intercalados a história de outros personagens e tenho que dar destaque para a história de Pallina e Pollo, que na verdade, são de extrema importância para a história principal.

Ler Três Metros Acima do Céu é saber que você vai se apaixonar perdidamente. E que no final você terá suas emoções em conflitos, já que nem tudo é perfeito. É ler algo real, saber que pode acontecer de você se apaixonar, se separar, nunca perdoar, amar, viver loucamente e que talvez tudo não valha a pena. Ou valha tanto que você não sabe mais como agir.

Babi ainda está sonolenta e meio aérea quando, de repente, a vê. Não acredita em seus próprios olhos. Lá no alto, acima de todas as outras, na coluna branca da ponte, uma pichação domina as demais, inapagável. Está lá, no mármore frio, tão azul quanto os seus olhos, do jeito que ela sempre desejou. Seu coração começa a bater acelerado. Por um momento, acha que todos podem ouvi-la, que todos podem ler aquela frase, justamente como ela está fazendo agora. E, lá em cima, inalcançável, onde só os amantes podem chegar, está escrito: “Eu e você… três metros acima do céu.

Duas coisas que eu anotei nos meus post – its para comentar com vocês: o livro tem uma quantidade inexplicável da palavra saraivada. A repetição é constante e em algumas páginas, você encontra no início e no fim da página. Poderiam ter substituído por outra palavra que desse o mesmo sentido. E outro ponto é a mudança abrupta de ponto de vista, que eu acho que talvez nem seja um ponto negativo a ser exposto, para quem já está acostumado a ler os livros do Moccia. No entanto, é bom deixar avisado. Uma vez que eu anotei, é por que me incomodou.
Enfim, é um livro riquíssimo, com um cenário diferente e cativante de qualquer forma. Roma nos apresenta seus pontos turísticos, seus jovens, seus costumes… apresenta como é amar sem limites e esse clima todos não – americano faz difenreça. É como ser teletransportado para um outro lugar. O que eu posso dizer? Se um livro que rodou o país em cópias de xerox e ainda faz sucesso até hoje, é por que tem algo de especial. Que você só consegue sentir ao ler.

Quanto ao livro físico em si: um péssimo trabalho da Rocco com a capa. Por vezes eu nem acredito que a editora que cobra tão caro por seu catálogo teve coragem de fazer uma versão tão safada de um livro com enredo tão maravilhoso. A capa dispensa comentários de tão ruim que ficou. E as páginas são brancas. Ou seja, tem pessoas que já não gostam dos livros do Moccia e parece que a editora ainda incentiva. Outra coisa: o livro tem o preço de R$32,90. Eu comprei por que era do tipo que eu NECESSITAVA… são poucos os livros que eu compro por esse preço. Em suma, é um livro maravilhoso que eu acho que está com a editora errada, uma vez que nem parecer fazer parte do catálogo da Rocco. Na verdade, se você buscar no catálogo deles, não vai encontrar.

0 Comentários

Todos os comentários passam por aprovação, antes de aparecerem aqui! Vamos ler e responder todo mundo com muito carinho!

Nome: Email: Website:
Protected by WP Anti Spam

Assista aos Vídeos
[wonderplugin_carousel id="2"]
Equalize da Leitura © 2010 - 2016 ♥ Todos os direitos reservados
Tema desenvolvido por Débora M.