Editora Galera Record, Resenhas

Título: Gregor, o Guerreiro da Superfície
Título Original: Gregor, the Overlander
Autora: Suzanne Collins
Tradução: Edmo Suassuna
Páginas: 300
Ano: 2012
Editora: Galera Record
Gregor, O Guerreiro da Superfície
Livro no Skoob

Gregor tem 11 anos e uma vida complicada: tem duas irmãs mais novas, uma avó que vive em um mundo à parte, a mãe trabalha em dois empregos diferentes e o pai desapareceu há mais de dois anos. Mas tudo se complica ainda mais quando ele cai em um duto de ventilação na lavanderia do prédio onde mora, e encontra um incrível universo desconhecido sob a cidade de Nova York. Todos no Subterrâneo parecem acreditar que Gregor é o guerreiro mítico de uma antiga profecia. Agora, apesar de seus protestos, o menino precisa liderar um estranho grupo de humanos e animais gigantes numa missão que pode salvar o Subterrâneo – além de ser a única saída para encontrar o pai.

Gregor não pôde ir para o acampamento de verão junto com sua irmã do meio, Lizzie, pois enquanto sua mãe trabalha, ele estava cuidando da pequena Margaret – mais conhecida como Boots –, de apenas dois anos. Aquele seria apenas mais um dia tedioso e normal se Boots não fosse literalmente sugada por um duto de ar, seguida por Gregor. Depois de uma queda aparentemente eterna, os dois finalmente chegam a um lugar estranho e assustador…
Baratas gigantes que gostam de crianças. Um exército de ratos de mais de um metro de altura que pretende exterminar a raça humana. Uma cidade chamada Regália. Humanos extremamente estranhos com olhos roxos jogando bola montados em morcegos. Aranhas que odeiam barulho. Uma estranha profecia. Um mundo onde os insetos falam, pensam, amam e matam. Bem-vindos ao Subterrâneo, habitantes da Superfície!
Gregor não gostou nada da ideia de aterrissar em um lugar onde muitas baratas gigantes observavam-no, mas Boots pareceu nem ligar, pelo contrário, até fez amizades com as novas companheiras de território. Mas… Como sair daquele lugar estranho? Como Gregor poderia voltar para a lavanderia de seu prédio antes que sua mãe chegasse do trabalho e pensasse que ele e sua irmã haviam desaparecido? Descer foi difícil, subir seria quase impossível…
Imaginando que tudo aquilo era apenas um sonho, Gregor, juntamente com sua irmã, foi levado à cidade de Regália, onde descobriu que o Subterrâneo não era apenas um lugar de insetos gigantes, mas também de pessoas. Primeiramente conheceu a rainha Luxa, que mais parecia uma adolescente mimada, e não gostou nem um pouco dela. Felizmente nem todos os humanos eram como Luxa, um exemplo era Vikus, um homem respeitável e justo que logo ganhou a simpatia de Gregor.
Mesmo o Subterrâneo parecendo um lugar interessante, Gregor apenas pensava em sua mãe que estaria em casa preocupada. Como nenhum dos subterrâneos parecia querer deixá-lo voltar para sua lavanderia, num momento de desespero, o garoto tentou fugir do palácio. Infelizmente foi aí que conheceu os ratos e soube que eles não eram nada amigáveis. Depois de quase morrer e ser salvo pelos humanos e seus morcegos, Gregor decidiu saber um pouco mais sobre onde estava e como poderia ir embora… Investigando sobre isso, soube da tal Profecia Cinzenta que havia sido escrita pelo descobridor do Subterrâneo, onde todos acreditavam que havia um guerreiro da Superfície que vinha para lhes trazer a “luz” – metaforicamente significando a paz.

– Você perguntou por que os ratos odeiam os habitantes da Superfície tão profundamente. É porque eles sabem que um deles será o guerreiro da profecia – Vikus revelou.

– Ah, entendo – Gregor respondeu. – Então, quando ele vai chegar?

Vikus fixou o olhar em Gregor.

– Acredito que ele já está aqui.

Mesmo tendo certeza de que ele não era esse tal guerreiro, quando soube que seu pai, que havia desaparecido há dois anos, também tinha caído no Subterrâneo e estava aprisionado pelos ratos, o garoto decidiu que a única forma de salvar seu pai e talvez a si mesmo e a Boots seria lutar e fingir ser um guerreiro – mesmo sem saber muito bem como. E foi então que a guerra contra os ratos, prevista na Profecia Cinzenta, começou.
Suzanne Collins criou um mundo diferente do que tudo que sonhamos. Diferente também da trilogia de Jogos Vorazes. A temática dos livros é totalmente outra e não acho que devemos comparar as trilogias, apesar de serem escritas pela mesma pessoa. Em Gregor, cada detalhe descrito se torna importante e uma coisinha pequena nesse momento acaba virando uma grande ajuda dali a vinte páginas. Apesar do começo parecer um pouco massante e chato, quando o livro está perto do fim, as coisas ficam melhores! Mesmo assim, o livro é lindo. Tanto pelo conteúdo, quanto pela edição. A capa representa Regália, a cidade onde os humanos do Subterrâneo vivem e nos ajuda a imaginar como seria esse mundo. O livro acaba sendo bem infantil em algumas partes, mas nem por isso se torna ruim.

A história ensina lições maravilhosas que apesar de parecerem óbvias, acabamos nos esquecendo de vez em quando – como, por exemplo, ajudar um amigo, não julgar as pessoas apenas pela sua aparência ou pela primeira impressão, dar uma segunda chance, confiar em quem prova merecer essa confiança e, principalmente, não desistir apenas porque uma ou outra coisa não deu certo no meio do caminho.

Gregor não desistiu, afinal… E teve sua recompensa: voltar para casa com Boots e seu pai. Mas ao contrário do que o garoto pensou, aquela despedida do Subterrâneo não era um adeus, era apenas um até logo.
– Não é isso que diz a Profecia da Perdição – Luxa comentou, pensativa.
– O quê? O que é isso? – Gregor inquiriu, sentindo o pânico crescer.
– Vikus não lhe contou? Ela se segue à Profecia Cinzenta – Luxa contou.
– Mas eu não estou nela, estou? Quer dizer, não estou, né? Vikus? – Gregor disse.
A última coisa que Gregor viu ao deixar o palácio foi Vikus acenando. O menino não tinha certeza, mas achou ter ouvido o velho homem dizendo:
– Até logo!
E então, alguém ainda tem dúvida de que Gregor voltará ao Subterrâneo novamente?
Beijos, Camila.

0 Comentários

Todos os comentários passam por aprovação, antes de aparecerem aqui! Vamos ler e responder todo mundo com muito carinho!

Nome: Email: Website:
Protected by WP Anti Spam

Assista aos Vídeos
Equalize da Leitura © 2010 - 2016 ♥ Todos os direitos reservados
Tema desenvolvido por Débora M.