Livros Nacionais, Novos Talentos BR, Resenhas

gsTítulo: Louca por Você Título original: Autor: Fernanda Belém Ano: 2011 Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira Número de páginas: 308

Confesso, eu não me enturmei, apesar de tudo. Simplesmente por que eu não sou de esperar por ninguém.

Renata é uma estudante alegre, divertida e muito carismática. Ama as coisas simples da vida, um caminhar na praia e a tranquilidade que a mesma lhe traz. Porém, namora com Rodrigo: um cara que é totalmente o oposto dela. Chato, um tanto sem noção, sem pique para nada e um totalmente o inverso da personalidade da Rê. Depois da mesma rotina durante três anos – com um cara sem graça desse, diga – se de passagem – nossa protagonista começa a ficar cansada do batidão do namoro. E como seu coração pode não ficar balançado, quando seu ex – primeiro – namorado (e amor verdadeiro, diga – se novamente de passagem) Vítor retorna a sua vida? Como não querer larga o insuportável pelo conto de fadas que ela sempre desejou? No entanto, Vitor parece não estar no mesmo ritmo que ela, já que não se separa da intragável namorada e fica enrolando, enrolando, enrolando, enrolando… a Renata. Como essa história pode tentar ter um final feliz, quando tantos obstáculos aparecem para se intrometer? E como driblar o maior deles: a espera?

Eu estou com um costume bem legal de não ler sinopses de livros. Eu só vou saber sobre o que se trata o livro quando eu o tenho em mãos. Claro, isso nem sempre é possível, mas eu me esforço. Louca Por Você é um dos exemplos. Eu pensava que seria uma trama totalmente diferente e me surpreendi com a história que a Nanda me apresenta. Na verdade, essa surpresa não foi de um modo tão bom quanto eu esperava, por que no final acabou que a trama em si não me agradou por alguns detalhes.

Confesso, eu não me enturmei, apesar de tudo. Simplesmente por que eu não sou de esperar por ninguém. A Renata ficou esperando o Vitor por tanto tempo que eu acabei pegando raiva dele. Eu posso ser malvada sem coração, durona e totalmente desprovida de sentimentos, mas é incompreensível pra mim que uma pessoa fique tanto tempo esperando por outra que simplesmente não parece desejar o mesmo que você: ficarem juntos. Em vários momentos da narrativa, eu percebo que o Vitor poderia já ter decidido a sua vida, mas ele fica naquele molha e não chove, vai e não vai, quero e não quero… na verdade, era muito cômodo pra ele estar com duas garotas.

Em uma conversa com a Nanda via Twitter, ela me disse que várias mulheres, depois de anos, ficavam se perguntando: ‘E se…?’ Eu sou mais daquelas que fala: ‘Não deu certo, pronto, vou seguir em frente mesmo que eu sofra!’ Não sou de ficar pensando no que teria acontecido se eu tivesse esperado milhões de anos por uma pessoa. Não é comigo.

Alguns diálogos eu achei muito rápidos – por que muitas vezes não temos o locutor implícito na frase – e com frases muito curtas. Como eu sou aquela leitora que adora detalhes, fiquei chupando um pouco de dedo neste quesito. Uma coisa que eu posso dizer com toda a certeza que eu não gostei no livro foram os apelidos das amigas da Renata: Fla, Manu, Pri. Simplesmente por que eu não gosto dessa diminuição de nomes. E tem tantas palavras monossílabas de nomes/apelidos que chateou. Mas isso é algo totalmente pessoal, tá?

Quanto ao livro físico: a maior parte dos livros que eu leio é dentro de ônibus e todos (ou boa parte) dos livros do Novo Talentos são com páginas brancas, que agridem os meus olhos. Então, quando o sol batia em cima das páginas, eu desistia de ler. Simplesmente não dava. Mas eu me via em algumas características da Renata, que quando eu podia, trocava de lugar ou ficava na frente do livro de modo que a luz não batesse nele. E era nessas horas que a minha leitura engrenava novamente. Eu não pesquei erros de digitação, só achei que poderiam ter caprichado mais na escolha da fonte. Alguns trechos do livro eu senti que não seriam em itálico, então seria essa a minha única observação. A capa do livro eu acho bem fofinha e combina com o mesmo.Louca Por Você é um livro para aquelas pessoas que sonham mesmo com um final feliz e que gostam de observar o quanto tem pessoas que lutam por um amor. Se você já esperou muito por uma pessoa e os imprevistos do destino te afastava dela, com certeza irá amar.

0 Comentários

Todos os comentários passam por aprovação, antes de aparecerem aqui! Vamos ler e responder todo mundo com muito carinho!

Nome: Email: Website:
Protected by WP Anti Spam

Assista aos Vídeos
[wonderplugin_carousel id="2"]
Equalize da Leitura © 2010 - 2016 ♥ Todos os direitos reservados
Tema desenvolvido por Débora M.