julho 12, 2012Séries

[Indicação de Séries] Awkward

0 Comentários

Awkwardé uma série de comédia adolescente produzida pela MTV americana. Conta a história de Jenna Hamilton (Ashley Rickards), loser que sofre um acidente no banheiro de casa e acaba com fama de suicida na escola. Tudo porque, momentos antes de ir ao toalete, Jenna estava atualizando seu blog com suas decepções amorosas e, como toda drama queen que se preze, escreveu que queria morrer. Soma-se a isso uma misteriosa carta anônima recebida pela garota, que dizia que ninguém daria por sua falta se ela desaparecesse. E assim, uma série de mal entendidos fez de Jenna a nova celebridade escolar.
A série apresenta vários estereótipos tipicamente americanos: os losers, as cheerleaders, os garotos esportistas mais cobiçados da escola, o acampamento de verão e, claro, o baile. Apesar de toda essa americanização, Awkward é um programa muito engraçado que consegue falar com público de idade variada e de qualquer lugar do mundo, afinal, mesmo quem já passou da adolescência com certeza se lembra das inseguranças e descobertas dessa época.
No núcleo adolescente da trama temos, além de Jenna, suas duas melhores amigas: Tamara (Jillian Rose Reed), que vive uma relação de tapas e beijos com Ricky Schwartz (Matthew Fahey), e Ming Huang (Jessica Lu), garota chinesa muito reprimida pelos pais. Temos ainda Matty McKibben (Beau Mirchoff), o garoto popular da escola que é a paixão de Jenna, Jake Rosati (Brett Davern), também popular e melhor amigo de Matty, namora a cheerleader Lissa (Greer Grammer), a clássica bonitinha e burra, que é facilmente manipulada pela melhor amiga Sadie (Molly Tarlov), a verdadeira garota má que vive em constante luta contra a balança e ameaça a escola toda, inclusive professores, pois seu pai é um dos principais financiadores dos projetos escolares.
O mais bizarro é que os adultos do seriado são tão inconsequentes (às vezes até mais) quanto os adolescentes. Lacey (Nikki DeLoach), a mãe de Jenna, ainda não consegue se ver como tal. Talvez pelo fato de ter sido mãe aos 17 anos, ela tenta bancar a melhor amiga da filha, se veste como adolescente, tem atitudes imaturas e uma total falta de noção. Exemplos desse comportamento: para consolar a filha que teve fotos suas sem blusa espalhadas pela escola, Lacey sugere gastar todo o dinheiro da poupança que deveria ser usado para pagar a faculdade em uma cirurgia de aumento de seios; ou para incentivar a filha a se enturmar, ela compra engradados de cerveja e vodca para Jenna levar à festa (detalhe: todos na festa são menores de idade).

Outra que não sabe se portar como adulto é a conselheira estudantil Valerie Marks (Desi Lydic). Supostamente, o trabalho de Valerie é ouvir os problemas dos estudantes e os orientar, mas na prática ela é mais perdida do que eles, quer apenas fazer amizade e ser aceita.
Além de ter de lidar com a fama de suicida, de aguentar a mãe desmiolada e enfrentar os múltiplos ataques de Sadie e Liss, Jenna ainda sofre com dilemas do coração: será que deveria ficar com Matty, o cara por quem é apaixonada, mas que tem vergonha de visto em público com ela, ou com Jake, com quem tem grande afinidade e consegue falar de tudo, mas que infelizmente tem uma namorada?
Awkward estreou na MTV Estados Unidos em julho de 2011. No Brasil, não me lembro de ter sido exibida. O primeiro episódio da segunda temporada da série foi ao ar pelo mesmo canal no último dia 28 de junho. Tanto a primeira temporada quanto os episódios da segunda temporada podem ser facilmente encontrados na internet. Recomendo para quem quer ver uma série divertida, que trata de assuntos típicos da adolescência e aborda de forma sutil problemas relacionados, como obesidade, gravidez precoce, drogas, bullying etc. Além de ser engraçada e informativa, a série consegue também manter o mistério da carta anônima até o último episódio da primeira temporada, quando finalmente autoria inesperada é revelada.
Ah… e ainda tem uma característica bem legal: sabe quando a gente ouve um música na série e gostaria muito de saber o nome da música e quem toca? Então… essas informações aparecem quando a canção é executada na série, facilitando bastante a busca pela trilha sonora.
Infelizmente não achei o trailer da primeira temporada de Awkward, mas o vídeo promocional da segunda temporada dá uma ideia do clima da série:
Beijos e até!
Michelle

posts relacionados

Deixe seu comentário

Vídeos no canal

@araphadoequalize
© 2020 Equalize da Leitura • equalizedaleitura.com.brDesenvolvido com por