setembro 05, 2012Filmes

[Indicação de Filme] Super 8

0 Comentários

Título Original: Super 8

Diretor: J. J. Abrams
Elenco: Joel Courtney, Elle Fanning, Kyle Chandler, Noah Emmerich, Riley Griffiths, Ron Eldard, entre outros
Duração: 112 minutos
Ano: 2011
País: Estados Unidos
Gênero: Aventura, Ação, Ficção Científica, Suspense

Um grupo de crianças está fazendo um filme com uma câmera Super 8 para participar de um concurso. Para dar mais dramaticidade a uma das cenas, eles decidem filmar na estação ferroviária e, sem querer, presenciam um grave acidente causado por uma caminhonete que parou nos trilhos do trem, fazendo com que toda a composição descarrilasse, esparramando sua carga exótica: cubos metálicos parecidos com peças de Lego. Esse é só o começo de uma série de eventos estranhos.
Para quem tem mais de 25 anos é impossível assistir a este filme sem se lembrar das clássicas aventuras dos anos 80 que envolviam um bando de crianças metidas em confusão por causa de um mistério: Os Goonies, E.T., Conta Comigo, Garotos Perdidos. No entanto, embora os estereótipos típicos estejam presentes (o bonitão, o mandão, o perito em tecnologia, a mocinha), em Super 8 os personagens parecem ser mais maduros e enfrentam problemas pessoais mais sérios. Talvez seja um sinal do amadurecimento precoce das crianças de hoje em dia, ou talvez seja apenas a percepção que tenho da história agora que assisto a esse tipo de filme com um ponto de vista adulto.
O fato é que, apesar da trama meio batida, Super 8 é um filme interessante, os efeitos especiais são bem feitos e os personagens principais são cativantes e muito bem interpretados por Joel Courtney e Elle Fanning (que, aliás, é tão talentosa quanto a irmã, Dakota).
Embora tenha sido produzida no Século XXI, a história se passa no finalzinho dos anos 70 e é inegável a presença de algumas marcas da década de 80: filmes que precisam ser revelados, pessoas ouvindo um gigantesco walkman, o medo de ataques soviéticos. Além disso, Super 8 também faz uma homenagem ao mestre George Romero, tanto por meio do filme de zumbis que as crianças estavam rodando quanto pelo nome da indústria química da cidade (Romero).
Enfim… Super 8 é um filme que se enquadra em vários gêneros: aventura, ação, ficção científica, suspense e é um bom passatempo para espectadores de todas as idades, tendo eles crescido com esse tipo de filme nos anos 80 ou não.
Beijo e até a próxima!

Sobre o Autor:

Michelle, 33 anos, paulistana, tradutora formada em Letras pela PUC-SP, apaixonada por idiomas, mesmo aqueles que não entende. Viciada em filmes, livros e séries, adora ir a shows de rock e nunca abre mão da sobremesa.

Colunista de filmes e séries no Equalize da Leitura, mas às vezes também posta resenhas de livros.

 

posts relacionados

Deixe seu comentário

Vídeos no canal

@araphadoequalize
© 2020 Equalize da Leitura • equalizedaleitura.com.brDesenvolvido com por