Editora Galera Record, Livros Nacionais, Resenhas
gsTítulo: A Última Princesa Título original: Autor: Fabio Yabu Ano: 2012 Editora: Galera Record Número de páginas: 188

Desde que eu descobri esse livro no catálogo da Galera Record que eu fiquei: ‘Que livro com a capa mais linda! Eu preciso dele para mim!‘. E mesmo sem saber do que se tratava a história em si – as minhas suspeitas foram totalmente por água abaixo quando eu terminei a leitura -, eu sabia que precisava dele. Tocar, cheirar, ler, me encantar. E foi exatamente isso que aconteceu. E o que eu posso dizer é que estou simplesmente apaixonada.

Em A Última Princesa vamos conhecer a história da Princesa: generosa, que tem a perda muito recente e muito forte em sua história de vida, com pais amorosos e a vontade de justiça e igualdade para aqueles em que trabalhavam em seu reino. Depois de ser amaldiçoada e expulsa do seu próprio reino, tem receio que seja esquecida por seu povo depois de tanto tempo distante. Porém, enquanto está com seu Príncipe no exílio, ainda mantém contato com seu tão adorado e agora amigo, Alberto. Esse, é um homem totalmente ‘pirado’, já que na época era considerado assim por sua vontade de criar um objeto que fizesse com que o ser humano voasse. E ele nunca deixou que a Princesa desacreditasse no seu poder e no povo do seu reino.

Com um toque de magia, muita imaginação, uma mistura inconfundível da história brasileira com os clássicos da literatura infantil, vamos viajar por esse novo mundo, onde a imaginação é o primeiro passo para seguir sonhando.

Poderia começar falando que acho que foi o livro que mais me deu prazer em ler da editora: capa extremamente linda, diagramação perfeita, páginas mais grossas, escrita fácil e gostosa, fonte maravilhosa. Sei que foi exceção, mas foi com muito deleite que eu pude não apenas ler A Última Princesa, mas sentir e saborear por conta de todo o trabalho feito no livro inteiro, desde a capa até as ilustrações fofas.

-Alberto como você consegue inventar coisas tão incríveis?

Ele respondeu com um sorriso inspirado: -Inventar é imaginar, Princesa!

O autor Fábio traz no livro a história do Brasil em diversos aspectos, na aulas chatas de história na qual não prestávamos atenção e que não deixam de ser menos importante. É uma método inusitado e muito inteligente de falar a respeito dos principais fatos históricos com um toque de ficção. Muitas vezes eu não soube dizer onde começava a narração a respeito desses fatos e onde mesclava – se com os nossos contos. Não sei quem leu, mas teve uma parte do livro que eu achei muito Alice no País das Maravilhas, como em vários outros eu consegui identificar algumas características sutis de outros contos de fadas.

Em suma, é um livro prazeroso e rapidinho de ler, que foi maravilhosamente criado, não esquecendo suas origens na história e trazendo para nós mais um motivo para ler livros nacionais. Tendo em casa, na minha estante livros como o do Yabu é que eu me sinto satisfeita como leitora, já que o trabalho está mais que completo. É sensacional.

0 Comentários

Todos os comentários passam por aprovação, antes de aparecerem aqui! Vamos ler e responder todo mundo com muito carinho!

Nome: Email: Website:
Protected by WP Anti Spam

Assista aos Vídeos
Equalize da Leitura © 2010 - 2016 ♥ Todos os direitos reservados
Tema desenvolvido por Débora M.