Editora Planeta, Filmes Baseados em Livros, Resenhas

Título: Sou Louco Por Você
Título Original: Ho Voglia Di Te
Autor: Federico Moccia
Ano: 2006
Páginas: 477
Tradução: Sandra Martha Dolinsky
Editora: Planeta

 Livro no Skoob

Uma deliciosa aventura com adversidades, surpresas e desafios.
   
Step volta à Roma depois de dois anos em Nova York, onde viaja para esquecer um grande amor. Tenta retomar a vida, encontrar amigos, arranjar um emprego, voltar a se relacionar com a família. Porém, ele logo percebe que algo mudou dentro de si, mas não sabe ao certo o que é.

Quando conhece Gin, uma garota de 19 anos, linda e irreverente, vê suas esperanças se renovarem e volta a acreditar que conseguirá se envolver e se apaixonar.

Mas não é fácil esquecer Babi e, quando se depara com ela, sente como se todo o seu mundo cambaleasse…

É uma história que prende a atenção do início ao fim, com situações como quando Step e Gin colocam um cadeado em um pilar de uma ponte famosa em Roma, na tentativa de eternizar o amor intenso que sentem um pelo outro.

É possível reviver a magia do primeiro amor? Será que conseguimos mudar o rumo de nossa própria história?

Eu demorei dois meses para fazer a resenha de Três Metros Acima do Céu, a primeira parte dessa história escrita pelo autor italiano Federico Moccia. Mas nada se compara ao meu um ano para escrever essa. O que eu posso dizer para tentar explicar esse lapso de tempo entre uma resenha e outra: eu simplesmente ainda não sei o que dizer ou como dizer. Eu nunca fiquei tão indecisa, angustiada e talvez até sem palavras para falar de um livro.

Step volta para sua cidade depois de uma temporada de dois em Nova York. Quando partiu, foi para tentar se afastar e esquecer de Babi, depois do rompimento brusco e da morte de seu amigo. Foi para analisar sua vida, viver novos ares, aprender coisas novas, viver de modo diferente… Ele reencontra alguns amigos, seu irmão o recebe muito bem, mas as coisas mudaram. E ele também mudou. E mesmo com todos os fantasmas que o assombra a respeito de sua antiga paixão, Step se ver envolvido por Gin, uma garota de 19 anos cheia de personalidade, engraçada, bonita e inteligente. Antes que ele perceba, está embalado por essa garota que inevitavelmente consegue chamar sua atenção e fazê – lo voltar a viver. Mas, como esquecer de Babi e seguir em frente? Como se deixar guiar pelos sentimentos de Gin e seguir em frente? Qual decisão tomar quando você fica entre a sua antiga e intensa paixão e a nova e não menos intensa atual?
Sintonizar… O que quer dizer? Sintonia é coisa que tem a ver com música. Ou, pior ainda, com circuitos. O amor, porém, é quando você não respira, quando é absurdo, quando sente falta, quando é bonito mesmo que esteja desafinando, quando é loucura… Quando só de pensar em vê – la com outro você atravessaria o oceano a nado.
Eu não sei como explicar meus sentimentos a respeito desse livro, falei. No começo, temos um Step muito mais calmo do que o outro que conhecemos. Ele enxerga Roma de um jeito diferente agora e depois de tantas coisas que aconteceram em sua vida, não vê mais sentido em várias outras que ele fazia antes. Ele, entretanto, se tornou o sonho de muitas garotas que sonharam em ter recebido o ‘eu e você… três metros acima do céu’. Seu tom debochado, brigão, inteligente e divertido vai aparecendo aos poucos e assim a história vai tomando forma.
Claro, Moccia pecou em alguns pontos quando escreveu trechos que não tiverem sentindo nem contribuíram para o enredo da história, mas o pior é saber que não teve utilidade em nenhum ponto. Dispensável, no mínimo. Às vezes também eu tinha a impressão de que estava lendo o livro de outro autor, de tanta viajada que ele deu. Pode ser tradução, já que mudam as editoras de um livro para o outro, mas o que quer que seja, me incomodou. Não esperava tantas cenas bruscas e inúteis.
Muitas pessoas não gostam do livro por que acham que o Step deveria terminar com a Babi e não com a Gin. Ok, eu também acho. Não existe Step&Gin, existe apenas Step&Babi. Mas mesmo assim, creio que a Gin foi uma personagem que conseguiu me conquistar por ter mais atitude, enfrentar o Step e pô – lo no lugar. Ela é divertida, é alegre, é cheia de vida e de ideias! E ela simplesmente é apaixonada pelo Steph. Como não ser? Já a Babi, ela é infantil, mimada, tola, burra e idiota (principalmente por largar o meu bad boy lindo e debochado) e eu sempre pensei isso desde o livro anterior, mas é que… sabe quando você sente que aqueles personagens tem que ficar juntos por que eles se combinam, eles foram criados para isso? A maior parte da revolta dos leitores de Sou Louco Por Você é essa: não é uma história nem amores perfeitos porque simplesmente a vida não é perfeita. É cheia de decisões que fazem os nossos caminhos se tornarem diferentes e distantes. E a indecisão da minha vida literária é essa: o bonito seria Step e Babi. Mas o certo é Step e Gin. Eu simplesmente não poderia escolher um dos dois e consigo perceber os motivos para duas mulheres tão diferentes se apaixonarem pelo mesmo homem. A Babi sempre será o amor da vida dele, mas foi com a Gin que ele conseguiu ser feliz. Contraditório? Sim, mas é real.
Você e eu… três metros acima do céu! Às vezes, fazemos coisas estúpidas. E não exatamente quando estamos apaixonados, mas quando julgamos estar.
Eu não consigo dizer que Sou Louco Por Você é um livro perfeito. Há uma barreira nas palavras. É um livro controverso em sentimentos, por isso eu fico tão sem chão para tentar falar a respeito. Federico Moccia tem o dom de fazer você ou amar ou odiar seus livros e isso fica muito claro nesse livro. Ou você vai encontrar pessoas fanaticamente louca por todos eles (mesmo que não concorde com suas tramas, tipo eu) e outras que vão odiar de todo coração. O que vale para mim, no entanto, é a realidade. Nem todas as histórias de amor possuem finais felizes, mesmo que seja mais do que óbvio que aquelas pessoas nasceram para ficarem juntas. Poucos são os livros que conseguiram mexer tanto assim comigo, que me fizeram rir, chorar, desistir, retornar.
Não posso dizer que não me decepcionei: muito. Eu terminei o livro chorando, frustrada, triste de verdade. O final foi algo tão desonesto de se fazer com os leitores… ficou um pouco vago. Eu simplesmente precisava encontrar alguma resenha que dissesse tudo que eu estava sentindo, que também me entendesse. Encontrei apenas uma que nem tudo eu concordava, mas é que esse livro tem esses sentimentos muito intensos e muito confusos. Você gosta da história aqui, no meio você está desgostando, passam três páginas e você está amando… não, não, não acredito que fez isso!, sim sim, é exatamente isso que eu sonhei! CARAMBA STEP, como você pode fazer isso? Gin, sua abestada, ele te ama!! O fato é que um Três Metros Acima do Céu nunca vai conseguir ser substituído por Sou Louco Por Você.

Adoro as capas para os livros do Moccia na editora Planeta, primeiro que eles mantém elas da versão em espanhol. Essa, em especial, tem cadeados em sua capa, fazendo uma alusão a um trecho do livro que é muito lindo. Gostei da diagramação, que é simples, mas já que o autor gosta de escrever grandes parágrafos ajuda não ser cheio de muita frescura. Eles mantém os inicios de frases com travessão, que eu gosto mais do que quando utilizam aspas. É um livro físico muito bem feito.

Sobre o Autor:

Raphaela. Futura Publicitária apaixonada por livros, que deseja ler todos os livros do mundo. Como sei que não é humanamente possível, vou lendo os que estão ao meu alcance. :}

Estudante, aspirante a escritora, romântica declarada, compulsiva por livros. Blogueira, resenhista, universitária, apaixonada por bons livros e amante de bons personagens.

1 Comentário

  1. thamy disse:

    Só vim dizer que odiei esse livro. Sou team babi. E não acho que ela é essas coisas que você falou..ela aguentou tanta burrada do step. .eles deviam ficar juntos. Achei absurdo oque fizeram da babi nesse segundo livro, ela era uma pessoa boa e do nada colocam ela como uma piranha..é muita loucura. odieiii..E essa gin é patética. faleiiii

Todos os comentários passam por aprovação, antes de aparecerem aqui! Vamos ler e responder todo mundo com muito carinho!

Nome: Email: Website:
Protected by WP Anti Spam

Assista aos Vídeos
[wonderplugin_carousel id="2"]
Equalize da Leitura © 2010 - 2016 ♥ Todos os direitos reservados
Tema desenvolvido por Débora M.