Editora Galera Record, Resenhas
gsTítulo: A Probabilidade Estatística do Amor à Primeira Vista Título original: The Statistical Probability of Love at First Sight Autor: Jennifer E. Smith Ano: 2013 Editora: Galera Record Número de páginas: 223

Hadley fez de tudo que podia (e não podia) para não ter que ir na cerimônia de casamento do pai. Mas, infelizmente, o dia chegou e não vai ter pra onde ela correr: Londres a espera e ela não está nada, nada feliz. Por insistência da mãe e por desejo do pai, segue para o aeroporto com destino à cidade em que os folders de turismo estravazam em suas qualidades. Só que muita coisa pode mudar em 4 minutos e é exatamente isso que acontece: em 4 minutos em que se atrasou ela perde o voo. Aquele, que vamos deixar claro, ela nem fazia questão de ir! Se programando para pegar o próximo e correndo o risco de chegar mais atrasada do que a noiva no casamento do pai, Hadley se conforma. Afinal, o que pode fazer? Ela não contava, porém, com a presença de Oliver, um britânico super fofo que estuda nos Estados Unidos. Ele está indo para Londres para uma cerimônia também. Juntos, atravessam o oceano e tem a noção de que o tempo pode significar diversas coisas distintas, que 6 segundos podem valer por 6 minutos, que 4 horas podem valer por 4 dias, que 6 dias podem valer por 6 anos! E aqui, eles vão tentar descobrir qual é a probabilidade de se apaixonar à primeira vista.

– É assim que as coisas acontecem, filha – diz ele. – O amor é a coisa mais estranha e sem lógica do mundo.

Eu adooooooooooorei o livro (que é pequeninho no tamanho e na quantidade de páginas *-*). Eu gostei primeiramente do título, que apesar de ser enorme, quando você bate o olho já se apaixona junto com a capa que complementa o conjunto e aí vem a história. Amor à primeira vista acaba se tornando um termo banal e que algumas pessoas fogem e é aqui que a Jennifer foi inteligente: tem várias maneiras de se mostrar como se apaixonar e ela mostrou a sua de forma fofa, inteligente e sagaz. A autora não fala apenas sobre o ‘amor a à primeira vista’: sua construção de enredo é rica e cresce gradativamente, não é jogado nem extenso demais. É direto e no ponto perfeito. Dá uma outra visão ao termo. Você percebe esse crescimento nos próprios personagens, que em poucas páginas, mostram como cresceram com as situações que foram aparecendo.

O interessante é que mesmo em poucas páginas você consegue perceber o tom de tristeza, um pouco de angústia, a falta do perdão e eu consigo entender a Hadley: o pai abandonou ela e a mãe e foi para um outro país começar a vida. Eu nunca passei por isso, mas os caso de situações assim são incontáveis, e é tão verdadeiro o sentimento da Hadley que você acaba puxando um pouco para si e é aí que você se envolve. A autora traz temas como amor, rancor, perdão, reconciliação, ciúme em um livro que consegue esplendorosamente desenvolver esse sentimentos, o que me impressionou.

Por fim, o final do livro não é nada surpreendente, mas a construção até esse final vale a pena. Oliver é um garoto apaixonante (e pelas características da autora, bem britânico mesmo), inteligente, com resposta divertidas. Já a Hadley eu consegui gostar dela desde o momento que começa a sua narração, simplesmente porque os sentimentos e pensamentos dela me soaram bastante verdadeiros, e isso é importante. Por ter me envolvido em questão de emoção com ela, foi mais fácil sentir o que estava escrito. Ela e o Oliver são bons juntos. E o livro é uma gracinha. Fiquei com sorrisos bobos no rosto cada vez que eles interagiam e faz com que você acredite que o amor à primeira vista pode realmente acontecer. E quem sabe… com você?

1 Comentário

  1. G. Gonzatti disse:

    Eu li esse livro por causa do título e da capa, adorei essa coisa da probabilidade do amor à primeira vista. O livro é realmente muito bonitinho, me apaixonei pela história e pelos personagens. <3 Parabéns pela resenha!

Todos os comentários passam por aprovação, antes de aparecerem aqui! Vamos ler e responder todo mundo com muito carinho!

Nome: Email: Website:
Protected by WP Anti Spam

Assista aos Vídeos
Equalize da Leitura © 2010 - 2016 ♥ Todos os direitos reservados
Tema desenvolvido por Débora M.