Editora Intrínseca, Resenhas
gsTítulo: O Diário de Helga – O relatos de uma menina sobre a vida em um campo de concentração Título original: Helga’s Diary Autora: Helga Weiss Ano: 2013 Editora: Intrínseca Número de páginas: 238

Por que deveríamos ler mais um relato sobre o Holocausto? Principalmente por ser verdadeiro.
O Diário de Helga conta os relatos de Helga. Ela era apenas uma criança quando a guerra estourou e vivia em Praga com seus pais. Viu seus amigos se afastando, amigos sendo separados e famílias destruídas. A primeira parte do livro conta como foi viver em um campo de concentração em Terezín e depois como é sobreviver em um campo de concentração.

É um livro sensível, cheios de histórias pelas quais nunca imaginamos que alguém possa passar – como ficar sem banhar por dois anos – e ultrapassar. É uma relato cheio de sentimentos sobre uma menina que foi obrigada a viver na guerra, ser separada da sua família, lutar por alimentos e pela sobrevivência. Viveu situações horrendas e presenciou quantas pessoas sofreram e morreram no decorrer do caminho. Diversas vezes me peguei enxugando uma lágrima aqui e ali. Quando você sabe que o que está sendo relatado realmente aconteceu, a sua percepção de leitura muda totalmente. Você passa a imaginar o cenário e coloca pessoas reais ali, pensando que tudo descrito… foi real.

Apesar de não ser bem o meu tipo preferido de leitura, eu me interessei pelo livro porque às vezes precisamos de um choque de realidade. Precisamos saber que estamos vivos e em um mundo totalmente diferente.  Que várias pessoas sofreram as mais terríveis dores, que não foram apenas físicas, mas que modificou seu próprio modo de ser. Vamos acompanhando os relatos de Helga de acordo ela vai crescendo: vemos uma criança se transformar em uma adolescente em meio ao caos e falta de amor, trabalhando arduamente, dividindo espaços minúsculos com milhares de pessoas, se alimentando pessimamente (quando tinham o que comer) e a perda de tudo: lar, família, segurança, dignidade.

Me envolvi bastante com a leitura pelo fato de ser primeiramente narrado por uma criança. Mesmo na tenra idade conseguimos distinguir a capacidade de detalhes de Helga e de mostrar através dos seus olhos o que observava. Algo muito explícito na narrativa é que apesar de ser apenas uma criança, Helga é muito inteligente e curiosa, então, creio que alguns detalhes deva – se a esses aspectos de sua personalidade. Ela conta como viveram, como foi passar datas comemorativas com outras pessoas, correr atrás de roupa para superar o frio, fingir não ser filha da sua mãe e a separação do seu pai, a pessoa que não voltou para casa quando a guerra terminou. Acompanhamos ela se transformar de criança para adolescente, experimentar o amor típico da idade em meio a situação turbulenta.

Esses relatos escritos em seu caderno, papéis soltos e o que ela encontrou pela frente foram guardados por seu tio. Ela ainda adicionou alguns fatos que ela lembrou de acordo foi relendo os manuscritos. E o resultado foi um livro cheio de emoções, sofrimento e uma bela história – no sentido de ser maravilhoso ler o relato de alguém que sobreviveu ao holocausto – contada por uma sobrevivente que muitas vezes pensou em desistir da vida, mas a sua vontade de viver era muito maior.

No final do livro, temos uma entrevista com a própria Helga. Mais uma forma de se emocionar com uma sobrevivente da guerra, que viu crianças sem pais chorando com medo de morrer, pessoas doentes e moribundas largas às traças, pessoas abusando do poder e a falta de compaixão e amor que falta em tantas pessoas.

Por que deveríamos ler mais um relato sobre o Holocausto?

Resposta de Helga: Principalmente por ser verdadeiro. Coloquei nele meus sentimentos, esses sentimentos são intensos, comoventes e principalmente verdadeiros. E, talvez, por ser narrado naquela forma um pouco infantil, é acessível, expressivo, e creio que ajudará as pessoas a entender aqueles tempos.

Eu gostaria de frisar que o trabalho gráfico da editora com certeza contribui para a leitura. São os próprios desenhos de Helga no livro, tratados com carinho e dedicação, com folhas especiais quando necessário e com traços impecáveis.

0 Comentários

Todos os comentários passam por aprovação, antes de aparecerem aqui! Vamos ler e responder todo mundo com muito carinho!

Nome: Email: Website:
Protected by WP Anti Spam

Assista aos Vídeos
[wonderplugin_carousel id="2"]
Equalize da Leitura © 2010 - 2016 ♥ Todos os direitos reservados
Tema desenvolvido por Débora M.