Livros Nacionais, Resenhas
gsTítulo: João & Maria – Paixão e Rock n’ Roll Autores: Ana Paula Bergamasco e Marcos Bulzara Ano: 2011 Editora: Todas as Falas Número de páginas: 191

O livro é separado por capítulos que se intercalam entre os pontos de vistas do João e da Maria. Só que, e aqui que eu acho que foi o erro principal do autores, a história não tem uma continuidade.
Esse foi o segundo título dos autores Ana Paula Bergamasco e Marcos Bulzara que eu li. Ambos já escreveram outros livros como Apátrida e O Arquiteto do Esquecimento, respectivamente. Gosto muito, muito, muito de ambos os autores e fui muito animada quando recebi o livro. Porém, depois de duas leituras estupendas e separadas de cada autor, imaginei que a junção deles dois seria algo maravilhoso, pois os mesmos tem boa escrita, imaginação, histórias emocionantes e tentaram inovar nesse novo livro. Mas não funcionou comigo. Vamos lá.
Maria é a personagem principal (escrita pela Ana). Ela é uma garota super tranquila, não gosta de badalação ou festas barulhentas e muito, muito tradicional. De seguir a risca as regras e acreditar piamente em suas crenças. Namora com Pedro, um cara tão excêntrico – e chato, na minha opinião – e que na maior parte das vezes eu me perguntei como que ainda existem pessoas que se envolvem com outras, mesmo sabendo que não tem absolutamente nada em comum e não combinam. Já João (personagem escrito pelo Marcos) é lindo, comunicativo, vocalista de uma banda de rock e, talvez por isso, um pouco arrogante e egocêntrico.
João vai ter a experiência de conhecer essa jovem quando a mesma não tem um tema para seu TCC e por sugestão do namorado, decide fazer sobre a POLIROCK, a banda de rock de João. E quando ela decide por isso, acaba percebendo que vai ter que manter mais contato ainda com aquele que sempre foi sua paixão, desde que o ouvira no programa de televisão.
Eu me interessei pelo livro, primeiramente, por gostar muitos das histórias já lida dos autores. Depois porque eu AMO livros que mesclam música. Sempre sai uma boa combinação. E terceiro porque a temática parecia apropriada e bem desenvolvida. Mas não foi o que aconteceu:
O livro é separado por capítulos que se intercalam entre os pontos de vistas do João e da Maria. Só que, e aqui que eu acho que foi o erro principal do autores, a história não tem uma continuidade. Apesar de ser um livro de poucas páginas e escrita fácil, eu me vi sendo arrastada pelas páginas porque o mesmo parágrafo que eu li no ponto de vista da Maria era repetido no ponto de vista do João, dando pouco movimento para a história. Então, por exemplo, na cena que a Maria desmaia quando conhece o João, eu acompanhei tudo pelo ponto de vista dela. OK. Quando chega no ponto de vista do João, eu acompanho a mesma coisa, mudando apenas o cenário atual, que mostra desde algumas horas (ou dias) antes até chegar no mesmo ponto. E aí a Maria tem mais um capítulo, e aí o João segue tudo que aconteceu até seus caminhos se encontrarem. E lemos tudo de novo sobre outra perspectiva.
Me incomodou pois eu sentia que o Marcos ficou dependente do que a Ana estava escrevendo para poder traçar a sua própria história. E como eu já conheço quão maravilhosamente eles escrevem, foi estranho ver um capítulo sendo puxado pelo outro assim. Não foram felizes na escolha e o que eu estou dizendo é que apenas não me agrada. O João poderia continuar a falar sobre o desmaio da Maria, mas dando uma continuidade e não sendo dependente disso. Eu já tinha acompanhado as coisas pelo olhar dela e mesmo sob outra perspectiva, ficou repetitivo.
Quanto ao enredo, outra surpresa: a banda de rock é apenas um plano de fundo e não o foco principal na história. A Maria é uma personagem insossa, enquanto o João ganha as páginas mostrando para o que veio. Aqui, eu acho que o personagem criado pelo Marcos foi mais bem desenvolvido e mostrou mais as caras. Foi um livro que eu peguei que fosse me divertir lendo, mas acabei um pouco frustrada.
O livro tem a capa agradável, mas as páginas são brancas e letras são grandes e confortáveis para ler.

0 Comentários

Todos os comentários passam por aprovação, antes de aparecerem aqui! Vamos ler e responder todo mundo com muito carinho!

Nome: Email: Website:
Protected by WP Anti Spam

Assista aos Vídeos
[wonderplugin_carousel id="2"]
Equalize da Leitura © 2010 - 2016 ♥ Todos os direitos reservados
Tema desenvolvido por Débora M.