dezembro 29, 2014Editora Galera Record, Resenhas

[Resenha] The 100 – Os Escolhidos

0 Comentários

gsTítulo: The 100 – Os Escolhidos Título original: The 100 Autora: Kass Morgan Ano: 2014 Editora: Galera Record Número de páginas: 288

A missão em que vocês estão prestes a embarcar é perigosa, mas sua bravura será recompensada.
O livro que surge junto com a adaptação em forma de série a TV nos mostra a Terra depois de uma guerra nuclear, onde a humanidade não mais vive: os humanos se espalharam e vivem agora em Colônia, dividida em 3 partes, se distinguindo uma das outras como uma casta de sociedade: Phoenix – a mais alta -, Walden e Arcadia. Obviamente, que vivendo em outro local, os recursos acabam ficando escassos e o Conselho – o governo na Colônia -, começa a buscar novas maneiras de sobrevivência. Escalam, então, 100 jovens condenados para serem enviados e viverem na Terra, onde serão monitorados por um bracelete no pulso, e darão informações sobre se é seguro voltar.

O livro é contado em 3ª pessoa, mesclando o ponto de vista dos quatro principais personagens: Clarke, Glass, Wells e Bellamy e alternando em flashbacks, onde ora mostra o presente, ora antes de serem condenados. Ao mesmo tempo, vemos medidas desesperadas da Colônia, onde condenam jovens a penas que duram até os 17 anos e os adultos até por terem filhos. Ou seja, qualquer coisa que os moradores façam é motivo para serem punidos, muitas vezes injustamente.

A missão em que vocês estão prestes a embarcar é perigosa, mas sua bravura será recompensada.

Com as mudanças de ponto de vistas, os personagens discorrem a respeito de sua própria história e nos enfiamos em momentos tensos, romances, dramas e uma confusão de sentimentos por parte desses jovens que são obrigados a darem a vida por imposição. Eu demorei a ler o livro porque simplesmente não estava conseguindo engrenar na história. Por vezes me senti extremamente animada com a leitura, mas passada duas páginas eu já abandonava, o que fez com que eu demorasse ainda mais.

Para muitos, a história é super detalhada, cheia de mistérios, personagens confusos e cheios de segredos. Para mim, ficou a dúvida se realmente a autora sabia o que estava fazendo: muitas pontas soltas e poucos desenvolvidas, informações jogadas e não completas. Eu terei que aguardar o próximo livro para que essas perguntas sejam respondidas? Odeio isso.

O livro tem uma boa construção? Tem. É interessante? Sim. Porém, a autora pecou quando não deu tanta ação para a narrativa e a história, deixando entediado um enredo que tinha tudo para ser espetacular, onde os detalhes instigariam e o suspense pela história desses 100 jovens fosse o álibi para se tornar uma história efetivamente empolgante. Acredito que a autora falhou em alguns pontos da história, fazendo com que eu me decepcionasse quando acreditei que leria algo espetacular, mas acabou ficando no mais do mesmo, sem emoção.

posts relacionados

Deixe seu comentário

Vídeos no canal

@equalizeleitura
© 2019 Equalize da Leitura • equalizedaleitura.com.brDesenvolvido com por