fevereiro 01, 2016Editora Intrínseca, Semana Especial S., Vídeos

Semana especial sobre S.: o surto inicial e a hipnotização pelo livro

16 Comentários

Uma semana especial do livro S. começa HOJE e eu quero convidar todos vocês a se envolverem neste livro que é quase um mundo. Sério. Tudo aqui é incrível, é bem feito, é instigante, encantador. Vocês vão entender os motivos.

IMG_6782-1

Quando o livro chegou até mim, eu o abracei e fiquei encarando aquele pacote retangular com plástico, já sabendo que ele seria algo, no mínimo, incrível. E foi o que aconteceu. Para quem não sabe do que eu estou falando, vou resumidamente contar o que eu sei sobre o livro:

Ele foi  escrito pelo premiado romancista Doug Dorst e idealizado pelo J.J. Abrams, que muitos de vocês devem conhecer por ser o diretor de seriados famosos, como Lost, e de filmes, como Star Wars.

O livro, chamado de O Navio de Teseu é escrito por V.M Straka: um autor que ninguém nunca viu o rosto ou sabe do seu paradeiro verdadeiro, com uma biografia nebulosa e cheia de boatos e conspirações. Eric é um universitário que minuciosamente fuçou todo o texto de O Navio de Teseu e acrescentou suas próprias pistas e conclusões a respeito do autor e do próprio enredo. Ele não esperava, porém, que o livro fosse cair nas mãos de Jen, uma estudante de literatura.

Os dois iniciam uma conversa nas margens de cada página do livro e vão em busca de respostas sobre o mundo de Straka, inserindo guardanapos, mapas, roda de latitude e longitude, mapas, cartas e tudo mais que for importante.

Abri o pacote enquanto fazia as fotos que compõe este vídeo:

 O que eu achei assim que consegui folhear o livro:

ELE É INCRÍVEL.

Certamente é o livro mais bonito e bem feito que eu tenho na minha estante. É apenas impossível você não tocar o livro e a sua mente viajar para o quão magnífico e doido e estranho e sensacional e curioso é. É um livro para ser descoberto, degustado página por página, apreciar a história, se envolver com os dois personagens externos que de alguma maneira se unem, entender a história por trás da história principal, por trás de todo o material inserido, por trás desses dois jovens que estão se empenhando em descobrir tudo a respeito.

É quase como se você estivesse lendo algo que não devesse e isso atiça ainda mais a curiosidade e através do Eric e da Jen você é transportado para dentro deste livro com um conteúdo espetacular.

IMG_7242

No site da Intrínseca, quando eles publicaram em 2013 a notícia que iriam publicar o livro, a previsão de lançamento era para 2014. Dois longos anos se passaram até chegarmos aqui e é compreensível o hiatus na data de publicação: tem várias entrevistas e vídeos com os designers e tradutores dos livros onde eles contam um pouco sobre como foi a produção deste material e todas as anotações, absolutamente TODAS foram desenhadas a mão.

IMG_6666

IMG_6688

IMG_6685

Eu fiquei simplesmente encantada em como realmente parece um livro usado de biblioteca, sendo que todos os pequenos detalhes estão ali, para tornar tudo ainda mais real e a experiência do leitor mais completa.

É um livro único, sem dúvida nenhuma, principalmente porque eu nunca li ou peguei ou pensei ou [ insiram aqui outras características ] algo deste tipo. A sensação que eu tenho é que será uma experiência única para cada leitor, dependendo de como ele irá ler o livro – todo os texto do Straka, depois todos os comentários ou ler o texto acompanhado dos comentários? – como irá interpretar cada pista – você sabe usar uma roda de Eötvös? – e acompanhar o texto principal, os comentários e todo o material riquíssimo inserido.

IMG_6664

Eu já comecei a ler e uma característica especial dele é que não é um livro que você irá ler em algumas horas em alguns dias. Vamos colocar algumas semanas? Quem sabe meses? Ele é intenso, tenham isso em mente quando se aventurarem.

posts relacionados

Deixe seu comentário

16 Comentários

  • Anderson
    21 outubro, 2016

    Olá, Raphaela!!!
    Adquiri o livro faz um tempo. Realmente é demais!!! Nunca sei se leio ou se eu fico admirando… Uma obra de arte completa.
    Eu também não sei ler nas entrelinhas….
    Tô perdido, mas apaixonadamente perdido. Que livro!!!

  • Misleni
    27 junho, 2016

    Oi Raphaela, tudo bem?

    Acabei de te achar e adorei o blog, parabéns, já vou seguir. Comecei a ler o livro S à umas duas semanas, e confesso que mesmo achando o livro sensacional, ainda estou um pouco perdida, além de muito ansiosa para entender a historia, então às vezes acabo folheando e lendo algumas anotações que estão mais a frente, o que acaba me dando mais curiosidade ainda. Gostaria de saber como esta a sua leitura, se já terminou ou se descobriu coisas novas.
    Beijos.

    • Raphaela
      Raphaela
      28 julho, 2016

      Que bom que me encontrou, Misleni!
      Fico feliz por ter mais uma pessoa com quem compartilhar as minhas leituras!
      Então, S é um livro pra vida, cada dia tem uma surpresa diferente.
      Me surpreendo até com coisas que já li e quando volto tenho uma percepção diferente!
      Cada um tem uma maneira diferente de lê-lo, ir e voltar no livro é normal com aquele tanto de informação, rabisco e insinuações!
      Volte sempre, viu?

  • Alcy Filho
    09 maio, 2016

    háaaa, agora que te descobri, não te largo!!
    Você não apenas boa youtuber, mas escreve tão bem quanto fala! Parabéns 😀

    Estou participando da promoção de aniversário, então vamos esperar se Deus me dá o livro, antes que eu desembolse 100 pilas kkkkkk
    Gostei demais da ideia, pq sempre gostei de criar quebra-cabeças assim: com amigos, família, namorada. Sou escritor, e volta e meia dou uns presentes meio loucos pros amigos, como caça-tesouros 😛 então esse livro aí vai ser tipo uma PICANHA pra mim kkkkkk

    • Raphaela
      Raphaela
      10 maio, 2016

      NÃO ME LARGA! HAHAHAHAHAHAHAH Tomara que dê certo e você consiga ganhar, torcendo! Obrigada pelo carinho, de verdade! <3

  • Eduardo
    06 fevereiro, 2016

    Oi Raphaela!
    Confesso que desde que comecei a leitura estou COMPLETAMENTE obcecado por essa obra de arte que é S.
    Adorei o post, espero ler suas opiniões sobre o livros.
    Um abraço.
    Eduardo Britto

    • Raphaela
      Raphaela
      07 fevereiro, 2016

      Eu vou demorar um pouquinho mais para ler o livro, pois ele precisa bastante de concentração, né? Mas eu estou adorando tudo que eu li até agora, é incrível!

  • Ana
    04 fevereiro, 2016

    Oii!!
    Estou a dois dias comendo esse livro, e fui obrigada pela minha consciência de compartilhar as coisas q venho observando.
    Os comentários nas bordas possuem cores diferentes, sendo elas de dias/meses diferentes. Por exemplo: as cores azul (Jen) e preta (Eric) é o início do diálogo, as laranjas (Jen) e verdes (Eric) acredito que seja a segunda parte, e a roxa (Jen) e vermelha (Eric) é a última. Portanto, preste atenção nos postais e suas datas, ajuda a formar uma ordem cronológica.
    Já usaram a Roda de Eötvös?
    Pois não tenho a mínima ideia do que fazer com ela…
    E os outros livros de Straka existem mesmo??
    Genial esse livro, e estou no capítulo 5 ainda!!
    Ahh..outra dica é ler ONDT primeiro (ou concluir os capítulos) para só depois ler as bordas.
    Ate mais!!

    • Raphaela
      Raphaela
      07 fevereiro, 2016

      VEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEIIIIIIIIIIIII
      HAHAHAHAHAHAHA

      QUE INCRÍVEL ESSE LANCE DAS CORES! ESTOU CHOCADÍSSIMA! E FASCINADA! S.É.R.I.O Eu já cheguei em uma parte para usar a Roda mas eu não seu o que fazer com ela +2 HAHAHAHAHAHAHAH Eu estou no capítulo 3!

      Então, eu não sou uma pessoa muuuuuuuuuuuito boa para acompanhar esse tipo de livro nao, porque eu sou be óbvia, não percebo coisas nas entrelinhas ou segredinhos hahahahah Eu estou lendo assim: leio a página inteira e volto para ler os comentários, mas acho que não tá dando muito certo não HAHAHAHAH Eu vou tentar ler o capítulo inteiro, aí volto para os comentarios e dicas como você falou.

      Beijos e adorei seu comentário, de verdade!

  • […] Lara.Furtado|Equalize da leitura| Leitores possessivos|Bookhunter |Mais que livros […]

  • Beatriz Araujo
    01 fevereiro, 2016

    Fiquei meio confusa com a proposta do livro, mas parece ser fantástico! A forma que foi feita e o trabalho todo a mão parece ser incrível. Fiquei com vontade de ler para conhecer um pouco mais.

    • Raphaela
      Raphaela
      07 fevereiro, 2016

      Oi, Bia!

      A primeira vista, pode parecer mesmo! Mas ele é incrível e inteligente! Vai dar um nó na sua cabeça mas CACAAAAAAAAAAAAAARA SÉRIO, EU TO SURTANDO! hahahahaha

  • Letícia Rodrigues
    01 fevereiro, 2016

    Oi., Raphaela,
    acompanho seu blog a um tempo e vi esse post maravilhoso sobre o Livro O Navio de Teseu, adorei o post. O Livro é super lindo, as paginas amareladas, os itens dentro do livro, perfeito. Eu comprei o livro pra mim, agora é aguentar a ansiedade pra ele chegar, tenho certeza que vou amar esse livro.

    bjs =^.^=

    • Raphaela
      Raphaela
      07 fevereiro, 2016

      JURA QUE COMPROU?

      CARA, VC VAI ENLOUQUECER E SURTAR E SE JOGAR NELE E VIVER DENTRO DELE! ahahahahhaa Eu estou demorando mais a ler pois preciso encontrar um ritmo, sabe? E ele é bem complexo e exige atenção, mas eu simplesmente adorei a proposta e tudo que estou descobrindo!

      Boa leitura para vc!

  • Letícia Monalisa
    01 fevereiro, 2016

    Eu fiquei bastanteee intrigada com o livro!!! Ainda não entendi direito como funciona, acho que foi por causa da minha empolgação kkkk. O trabalho do livro é lindo demais! E as fotos ficaram ótimas :DD

    Beijos!

    arcoirisduplo.wordpress.com

    • Raphaela
      Raphaela
      01 fevereiro, 2016

      Vou te abraçar se você ficar comentando aqui, viu? HAHAHAH

      Olha, pra entender a proposta do livro e a magnitude dele: só pegando e explorando, algo que eu recomendo muito!

  • Vídeos no canal

    @araphadoequalize
    © 2020 Equalize da Leitura • equalizedaleitura.com.brDesenvolvido com por