Editora Globo Alt, Resenhas, Young Adult
[Resenha] Redoma
14.fev.2017

Título: Redoma Título original: Belzhar Autora: Meg WolitzerAno: 2015 Editora: Número de páginas: 287

Infelizmente, ainda existem os traços de sobrenatural no livro que me pareceu algo enfiado garganta abaixo e que fez o livro todo girar ao redor desse fato.

Eu fui super animada ler Redoma. Gosto de livros para jovens, mas que tenha conteúdo, que o sofrimento deles realmente seja algo importante ou relevante, mas eu fui com tanta vontade, que quebrei a cara. E o livro ter sido considerado o melhor livro jovem de 2014 pela Time não influenciou em nada a minha leitura.

Jam vai para uma escola de adolescentes emocionalmente frágeis para se tratar, uma escola onde ela vai encontrar mais um bando de pessoas que estão sofrendo por algum motivo. Se o mundo fosse lindo, ela não precisaria estar ali, ela estaria com seu namorado Reeve Maxfiled.

Mas o mundo não é justo. E Reeve não está mais ali, não está mais com ela.

Na escola, ela não se esforça para ser melhor, fazer amizades ou estudar. Pelo contrário, tudo que pode fazer para ficar para trás, é feito. A surpresa chega, no entanto, quando é selecionada para a aula de Tópicos Especiais em Inglês, da misteriosa Sra. Quenel. A professora todo ano seleciona os alunos que acreditam serem os que melhores se encaixam na sua turma e é algo quase que exclusivo. Dessa vez, além de Jam, a turma tem mais 4 alunos com traumas  e fragilidades a serem trabalhadas e superadas.

Como é de se imaginar, a Sra. Quenel não é uma professora comum e, sendo assim, não vê problema nenhum em propor a leitura de A Redoma de Vidro de Sylvia Plath. O romance, que narra a série de eventos que levariam a estudante Esther Greenwood a um colapso nervoso parece ser bem inadequado para ser trabalhado com os adolescentes em questão, mas mesmo assim a professora insiste e, junto com a leitura, cada aluno tem a tarefa de escrever um diário que será entregue no final do ano letivo para a professora. Esse diário leva Jam e seus amigos desajustados à Redoma, um lugar misterioso onde o passado pode ser revivido, e cada um dos alunos pode rever sua vida antes do momento traumático que levou ao internato.

O livro inteiro vai se passar dentro da Redoma e vamos descobrindo todos os traumas dos demais alunos e aqui, confesso, alguns casos me deixaram com lágrimas nos olhos por serem verdadeiramente um trauma que vale a pena ser retratado, algo demasiadamente pessoal, que mexe não apenas com você, mas também com pessoas que são importantes.

É importante deixar claro que todo livro afeta as pessoas de maneira diferentes. Não consegui me conectar com a história de Jam por causa do motivo final – que não citarei em nenhum momento aqui:  me pareceu superficial alguém sofrer tanto por algo tão comum (atrevo a dizer bobo, até), enquanto seus amigos realmente mostraram histórias comoventes e pessoais. Mais uma vez: nunca passei por nada parecido com o que ela menciona, mas sempre que eu vejo outras pessoas passando a minha vontade é de sacudir a pessoa e falar pra ela acordar pra vida.

Infelizmente, ainda existem os traços de sobrenatural no livro que me pareceu algo enfiado garganta abaixo e que fez o livro todo girar ao redor desse fato. Primeiro: eu não estava esperando por isso. Segundo: quando aconteceu, não me convenceu. Terceiro: definitivamente, não é um livro para mim.

Em resumo: o que fez eu detestar a história inteira é o motivo que leva Jam à escola. Só daí, eu não teria pego o livro de maneira nenhuma para ler, mas você só descobre sobre o que é no final. Outro ponto é que eu já estava ficando irritada ao extremo com o fato da autora ficar dando voltas e voltas e mais voltas para chegar no momento em que é revelado o tão aguardado segredo. Eu já estava impaciente, sem saco, detestando a leitura e ainda tive que aturar páginas e páginas de repetição.

Acredito que existem livros e livros, infelizmente, Redoma não foi um que eu amei, como poderia ter acontecido com outros livros para jovens.

0 Comentários

Todos os comentários passam por aprovação, antes de aparecerem aqui! Vamos ler e responder todo mundo com muito carinho!

Nome: Email: Website:
Protected by WP Anti Spam

Assista aos Vídeos
Equalize da Leitura © 2010 - 2016 ♥ Todos os direitos reservados
Tema desenvolvido por Débora M.